Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez

O evento contou com mais de 600 mil pessoas nas duas noites de um festival no Rio de Janeiro

Placeholder - loading - Os integrantes da banda Queen em fundo branco. - Photoshoot/Divulgação
Os integrantes da banda Queen em fundo branco. - Photoshoot/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Se Freddie Mercury estivesse vivo, estaria completando 76 anos de idade neste ano. Quanto a incomparável e lendária banda britânica de rock, Queen, estaria completando 51 anos desde a sua formação. Em contrapartida, em 2022 fará 36 anos desde a última performance do grupo. E o que nos resta são memórias incríveis e inesquecíveis de uma marca extraordinária que o Queen deixou - não só para o gênero musical do Rock, como também na indústria musical mundial.

Aproveitando a nostalgia, que tal relembrar um dos momentos mais memoráveis da banda, tanto para os integrantes quanto para a inúmera quantidade de fãs brasileiros que os aguardavam ansiosamente para a segunda performance do grupo no país, no ano de 1985? O quadro “#TBT Antena 1” desta semana é inteiramente dedicado a esse momento tão histórico!

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez" #1
Toque para aumentar

Mas, antes disso, não podemos deixar de falar sobre o primeiro show do Queen no Brasil, que aconteceu nos dias 20 e 21 de março no ano de 1981. Um evento muito importante para fãs brasileiros de qualquer artista, já que na época, show internacionais como este eram muito raros de acontecer no país.

Por mais que outras grandes celebridades já tivessem se apresentado no Brasil, algum tempo antes, como Genesis e Frank Sinatra, essa seria a primeira vez que uma banda de sucesso, quase intergaláctico, performaria no país. O que acabou causando, é claro, uma euforia imensa para os fiéis fãs que teria a oportunidade de ver seus ídolos bem de perto.

Foram quase 200 mil pessoas no total para os dois dias de festival (sexta–feira e um sábado), para contemplar o grupo, que chegaram a lotar o Estádio do Morumbi, que em teoria tem como capacidade, aproximadamente, para 72 mil espectadores.

“Estive em 21 de março de 1981 no Morumbi, segundo show do Queen. Garoa fina, na época com 17 anos. FANTÁSTICO, INESQUECÍVEL!!!”, conta o ouvinte Paulo Pimenta, em nossas redes sociais sobre sua experiência no show, deixando claro que nem uma tempestade o impediria de curtir e aproveitar aquele momento tão incrível.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez" #2
Toque para aumentar

“Eu fui em 1981 e nunca esqueci deste show. Foi a coisa mais linda, Morumbi lotado, na hora que ele cantou “Love of my life”, tudo escuro e só uma luz sobre Fred, e o brilho dos isqueiros, como estrelas!!! Lindo!!!!”, também relatou a ouvinte Claudia Hipolito.

O próprio Freddie Mercury, após o período dos shows, confessou em entrevistas que não esperava a recepção tão calorosa e eletrizante dos brasileiros. Ele também mencionou que ficou surpreso com o fato de que o público conhecesse tantas músicas da banda, o que fez com que ele interagisse tanto com todos.

Relembre o momento em que cantam a canção “Love Of My Life”:



De acordo com Brian May, o grupo também se surpreendeu com a dimensão da cantoria do público no momento em que cantavam o single. “Não era tão grande no resto do mundo, mas os brasileiros demonstraram uma paixão fora do comum ao cantá-la em uníssono", relatou o artista.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez" #3
Toque para aumentar

A canção "Love of My Life" faz parte do quarto álbum de estúdio da banda de rock, intitulado “A Night at the Opera”, que debutou no ano de 1975. Ela foi escrita pelo próprio Freddie Mercury em homenagem a sua amada Mary Austin, com quem se relacionou intensamente no início da década de 70, e que acabou mantenho uma grande amizade até a sua morte, no ano de 1991.

“Nossa! Eu fui! Eu nem conhecia Queen, mas minha mãe, dona Bene Florentino, era superfã e queria que nós conhecêssemos, então ela pegou bastante trabalho de costura e conseguiu comprar apenas 2 ingressos, 1 para mim, que tinha 14 anos e outro para minha irmã com 13. No dia ela nos deixou no portão do Estádio do Morumbi e ficou do lado de fora (que dó) ouvindo o show lá da banca do sanduíche de calabresa junto da dona da barraca. Foi meu primeiro show na vida, inesquecível! Eu vi o Fred Mercury gente! Nem preciso falar que ali nascia mais uma grande fã da banda! Mas, até hoje dói meu coração em saber que minha mãe não tinha dinheiro para 3 ingressos e então abriu mão para que pudéssemos conhecer a banda. ?”, conta a ouvinte Sandra Mara Martins. Realmente uma banda que moveu gerações!

Cerca de quatro anos depois, em 1979, foi lançada uma versão ao vivo da canção, que foi incluída no álbum "Live Killers", alcançando o topo dos rankings mundiais em diversos países, como Argentina e Brasil.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez" #4
Toque para aumentar

Quatro anos após o grande final de semana das primeiras apresentações do Queen no Brasil, em 1985, eles também fizeram história! Foi na primeira edição de um festival na cidade do Rio de Janeiro, que juntou mais de 600 mil pessoas para ovacionar, sendo que no primeiro dia teve recorde de público com 300 mil pessoas, e celebrar a volta da banda ao país.

E esse ano fará 37 anos de um dos momentos mais icônicos para a banda inglesa! Queen se apresentou entre os dias 11 e 20 de janeiro daquele ano, que acabou sendo considerada por todos os integrantes do grupo, como uma das cinco apresentações mais emocionantes da história de carreira do Queen. Sem contar que o cachê chegou ao valor de US$600 mil para tocar no festival, o que na época era altíssimo, considerado o maior entre as bandas presentes naquela edição.

Quanto ao setlist de performances, o show contou com alguns dos maiores singles de sucesso do grupo na época, que se notoriamente se destacam até hoje, como “We Will Rock You” (1977), “We Are the Champions” (1977), “I Want to Break Free” (1984), “Bohemian Rhapsody” (1975) e a icônica “Love of my Life” (1975).

Da mesma maneira que a performance de “Love Of My Life” movimentou a plateia no show de 1981, a memorável cena se repetiu no festival, eternizada pelo filme "Bohemian Rhapsody".

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez" #5
Toque para aumentar

Vale lembrar que o longa, lançado no ano de 2018, rendeu uma série de prêmios, entre eles quatro estatuetas da renomada premiação da indústria cinematográfica, Oscar, para Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Ator, com Rami Malek.

Relembre a cena do filme:



“Tinha uns 12 anos, mas lembro que vi na TV. Meu irmão lamentou muito pois não tinha dinheiro pra ir ver o show, então vimos pela TV. Me emocionei quando vi o filme, pois lembrei nitidamente quando Bryan May não conseguia tocar acordes de 'Love Of My Life' de tão emocionado que ficou, pois todos cantavam a música no Brasil. Lembro da reação do meu irmão Mauro na época, e o filme trouxe toda essa emoção de volta. Afinal ... Queen é sempre o Queen. Amo de arrepiar todos os cabelos do corpo”, contou a ouvinte Ana Maria Souza em nossas redes sociais.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 37 anos, Queen se apresentava no Brasil pela segunda vez" #6
Toque para aumentar

Confira um vídeo do dia da apresentação, em 1985:



Veja também:

MARIAH CAREY ANUNCIA LIVRO INFANTIL SOBRE O NATAL

"OH MY GOD": ADELE LANÇA NOVO CLIPE DA MÚSICA

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOW DE LADY GAGA EM COPACABANA REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

SHOW DE LADY GAGA EM COPACABANA REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

Na noite de 3 de maio de 2025, Lady Gaga realizou um show gratuito histórico na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo entre 2,1 e 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da organização. A apresentação tornou-se o maior espetáculo da carreira da artista e um dos maiores da história da música mundial.

Com esse feito, Gaga superou o público de Madonna no mesmo local em 2024 — estimado em cerca de 1,6 milhão —, mas ainda ficou atrás de Rod Stewart, que reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas na virada do ano de 1994 para 1995, também em Copacabana. Vale lembrar que o show de Stewart ocorreu no Réveillon carioca, evento que tradicionalmente atrai milhões de espectadores para a orla, o que contribuiu para os números históricos.

Operação “Fake Monster” Frustra Tentativa de Atentado

Horas antes do evento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagraram a operação “Fake Monster”, que desmontou um plano de atentado com explosivos improvisados durante o show. Dois suspeitos foram detidos: um adulto no Rio Grande do Sul, por posse ilegal de armas, e um adolescente no Rio de Janeiro, investigado por armazenar pornografia infantil.

Segundo autoridades, o grupo envolvido promovia discurso de ódio, automutilação e violência contra a comunidade LGBTQIA+, além de recrutar jovens pela internet usando perfis falsos inspirados na fanbase da cantora. A ação policial foi mantida em sigilo até após o show para evitar pânico, e Lady Gaga só foi informada da ameaça depois da apresentação.

Repercussão Internacional: Público Histórico e Ameaça Frustrada Ganham Manchetes

A magnitude do show e a tentativa de atentado frustrada repercutiram fortemente na imprensa internacional, tanto pelo aspecto cultural quanto pelo risco evitado.

Sobre o show

O site da Billboard destacou:

“Lady Gaga realizou o maior show solo de sua carreira e o maior já feito por uma mulher na história da música mundial” (LINK).

A CNN International escreveu:

“O espetáculo gratuito de Gaga à beira-mar, com mais de 2 milhões de presentes, transformou Copacabana em uma rave global. Foi um tributo à diversidade, à inclusão e à força da música ao vivo.” (LINK)

O jornal britânico The Guardian afirmou:

“Lady Gaga fez história no Brasil com um dos maiores concertos já registrados. O público superou o de Madonna em 2024, consolidando o país como palco favorito das divas do pop.” (LINK)

Sobre a ameaça frustrada

A revista Vanity Fair destacou a operação com o título:

“Plano de bomba é frustrado antes de show histórico de Lady Gaga no Rio”, escrevendo: “Autoridades brasileiras identificaram uma célula online de extremistas que usavam identidades falsas para se infiltrar em comunidades de fãs. A ação foi rápida e silenciosa, impedindo o que poderia ter sido uma tragédia em massa.” (LINK)

O Pitchfork complementou:

“Os suspeitos mantinham perfis falsos inspirados em fãs de Gaga para atrair menores para ataques coordenados. A operação evitou o que poderia ser o pior ataque em um evento musical desde o atentado em Manchester, em 2017.” (LINK)

Já o tabloide britânico The Sun trouxe um tom mais emocional, destacando a fala da artista:

“Após saber da ameaça, Gaga teria chorado nos bastidores e dito: ‘O amor venceu outra vez. Obrigada, Brasil.’” (LINK)

Manifestação nas redes e comunicado oficial

Após o show, Lady Gaga usou suas redes sociais para agradecer o carinho do público brasileiro e, ao tomar conhecimento da ameaça frustrada, fez uma publicação emocionada:

“Brasil, eu não tenho palavras. Vocês me deram a noite mais linda da minha vida. Obrigada por me protegerem com tanto amor. Meu coração está com vocês para sempre. Amor vence.”

Horas depois, sua equipe divulgou um comunicado oficial sobre o incidente:

“A equipe da artista expressa profunda gratidão às autoridades brasileiras pela pronta e eficaz atuação. O bem-estar de todos os fãs é nossa prioridade máxima. Lady Gaga foi informada da ameaça somente após a apresentação, a fim de preservar a segurança do evento.”

Um Evento Histórico em Todos os Sentidos

Com um público recorde, um repertório repleto de hits e um cenário monumental à beira-mar, o show de Lady Gaga em Copacabana entrou para a história como um dos maiores eventos musicais já realizados. Ao mesmo tempo, a eficácia das forças de segurança brasileiras ao impedir um possível atentado mostra o grau de complexidade envolvido na organização de eventos dessa magnitude.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 37 anos queen se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.