#TBT: Há 38 anos, Whitney Houston lançava seu álbum de estreia
Relembre o disco que despontou a cantora para o mundo
Publicada em
O #TBT de hoje é sobre ninguém menos que Whitney Houston. No ano de 1985, a talentosa cantora, compositora, atriz e produtora disponibilizava seu primeiro álbum de estúdio, que foi responsável por torná-la famosa mundialmente. “Whitney Houston” é considerado um dos discos mais vendidos da história, e conta com mais de 25 milhões de unidades adquiridas.
Antes de entrar oficialmente para o mundo da música, Whitney já estava inserida no meio artístico. Sua mãe, Cissy Houston, era uma cantora de gospel, R&B e Soul, e acompanhava suas apresentações fazendo o backing vocal. Além disso, ela era prima de primeiro grau da brilhante Dionne Warwick.
O debut de Houston se deu em 1983, quando o empresário e produtor musical Clive Davis viu sua performance em uma balada em Nova Iorque e lhe ofereceu um contrato pela gravadora Artista Records. A produção do compilado levou cerca de dois anos, pois Davis realizava uma curadoria rigorosa. Seu objetivo era conseguir as melhores canções que complementassem a potência vocal da artista.
Dito e feito: depois de um tímido período de vendas, “Whitney Houston” se tornou um sucesso comercial. Ficou no topo da Billboard 200 durante 14 semanas em 1985, e eventualmente entrou para a lista dos discos mais vendidos da história. O trabalho atingiu 10 milhões de cópias compradas em 1999. Neste ano de 2023, o valor total ultrapassa o marco de 25 milhões.
O álbum foi disponibilizado na semana em que os Estados Unidos comemoram o Dia de São Valentim - data que homenageia o amor em todas as suas formas. Nada mais justo, portanto, do que aproveitar o clima para lançar dez canções românticas.
Relembre a tracklist do projeto:
- "You Give Good Love"
- "Thinking About You"
- "Someone for Me"
- "Saving All My Love for You"
- "Nobody Loves Me Like You Do" (ft. Jermaine Jackson)
- "How Will I Know"
- "All at Once"
- "Take Good Care of My Heart" (ft. Jermaine Jackson)
- "Greatest Love of All"
- "Hold Me" (ft. Teddy Pendergrass)
Destas faixas, três tornaram-se clássicos absolutos: “Saving All My Love for You”, “How Will I Know” e “Greatest Love of All”, que é um cover da canção de George Michael.
Os três singles entraram para o topo da Billboard 100, e se tornaram o primeiro álbum de estreia de uma mulher a produzir três top hits.
A produção ainda lhe rendeu quatro indicações ao Grammy em 1986 - Álbum do ano, Melhor Performance Feminina de Pop, Melhor Performance Feminina de R&B, e Melhor Música de R&B. Naquela edição da cerimônia, Whitney foi embora com o prêmio de Melhor Performance Pop por sua interpretação de “Saving All My Love For You”.
Veja também:
ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: INFORMATION SOCIETY
JASON MRAZ LANÇA SINGLE “I FEEL LIKE DANCING”
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO