#TBT: Há 50 anos Aerosmith lançava seu álbum de estreia “Aerosmith”
A coletânea conta com obras de sucesso da banda, como “Dream On”
Publicada em
Há cerca de 50 anos, no dia 5 de janeiro de 1973, a banda de rock norte-americana Aerosmith lançava seu álbum de estreia intitulado “Aerosmith”. Tendo influências fortíssimas do estilo musical blues, a obra foi gravada em duas semanas na Intermedia Studio em Boston, Massachusetts com o produtor musical Adrian Barber.
A banda foi “descoberta” depois que Leber Steve convidou membros de duas gravadoras muito renomadas no meio musical, Atlantic Records e Columbia Records, para ver uma apresentação da banda em Max's Kansas City, um restaurante muito frequentado na época. Clive Davis, presidente da Columbia, ficou impressionado com o grupo e assim o Aerosmith assinou com a Columbia, no verão de 1972.
Para quem é fã da banda, é indiscutível o fato de que esse primeiro compilado alavancou a carreira da banda, trazendo ainda mais visibilidade e abrindo portas na indústria musical. Mas o que muitos não sabem é o quanto foi delicado e difícil para os integrantes da banda todo o processo de gravação e produção deste primeiro trabalho.
Em sua autobiografia, Steven Tyler relembra da época: “A banda estava muito tensa. Estávamos tão nervosos que, quando a luz vermelha de gravação acendeu, congelamos. Estávamos morrendo de medo. Mudei minha voz para Muppet , Kermit the Frog , para soar mais como um cantor de blues."
Mais tarde, em 1997, o cantor disse ao jornalista Stephen Davis - responsável por escrever a autobiografia da banda “Walk This Way”-: "Sim, mudei minha voz quando fizemos os vocais finais. Não gostei da minha voz, do jeito que soava. Fiquei inseguro, mas ninguém me disse para não fazer isso." Ele ainda acrescentou que seu produtor não era um dos melhores para auxiliar e contribuir para o grupo “Quando ouvi a reprodução, fiquei pensando: "Somos melhores do que isso. Deveríamos soar melhor do que isso. Estamos sendo gravados errados. Soamos muito monótonos. Mas como eu não tinha as habilidades do estúdio para prescrever um remédio, fiquei quieto. Doía-me, porém, que minha guitarra não cortasse ... Há mágica nela, mas não a mágica que eu havia imaginado.”
Outro integrante da banda, o baixista Tom Hamilton também confessou alguns anos depois após o lançamento do projeto: "O álbum foi feito tão rápido que mal me lembro de nada além de fazer overdub de algumas faixas e correr para o banheiro para dar um soco". O guitarrista Joe Perry também refletiu: "Estávamos tensos, com medo de cometer erros ... Éramos totalmente novatos sem ideia do que fazer."
Relembre o álbum e a tracklist completa:
Lado 1
1. "Make It"
2."Somebody"
3. "Dream On"
4. "One Way Street"
Lado 2
1. "Mama Kin"
2. "Write Me a Letter"
3. "Movin' Out"
4. "Walkin' the Dog"
Uma curiosidade interessante é que no livro de memórias “Walk This Way”, Tyler falou sobre as origens das composições das canções. Confira:
“Make It” - “Escrevi 'Make It' em um carro dirigindo de New Hampshire a Boston. Há aquela colina onde você chega e vê o horizonte de Boston, e eu estava sentado no banco de trás pensando: Qual seria a melhor coisa para cantar para uma platéia se estivéssemos abrindo para os ... Stones? O que diria a letra?"
"Somebody" - "'Somebody' surgiu de um som que Steve Emsback costumava tocar em sua guitarra durante os dias de William Proud. Peguei e escrevi a letra."
"Dream On" - "A música de 'Dream On' foi originalmente escrita em um piano vertical Steinway na sala de estar do Trow-Rico Lodge em Sunapee , talvez quatro anos antes do Aerosmith começar. Eu tinha dezessete ou dezoito anos ... Era apenas uma coisinha que eu estava tocando, e nunca sonhei que acabaria como uma música de verdade ou algo assim ... É sobre sonhar até que seus sonhos se tornem realidade.”
"One Way Street" - "'One Way Street' foi escrita no piano em 1325 [o número da rua da casa onde a banda morava], com ritmo e [gaita] vindo de ' Midnight Rambler .'"
"Mama Kin" - "Um dia peguei esse velho violão que Joey Kramer encontrou no lixo da Beacon Street, um acústico sem cordas. Tinha neve e estava tão deformado que você poderia atirar flechas com ele. O coloquei na porta e deixei secar por uma semana.Eu olhei para ele por cerca de dois dias, coloquei quatro cordas nele, o que era tudo o que precisava... Roubei o lick de abertura de uma velha canção do Blodwyn Pig.”
"Write Me a Letter" - "'Write Me' era originalmente 'Bite Me', algo em que estávamos trabalhando há cinco ou seis meses, começando no camarim dos Bruins no Boston Garden , mas simplesmente não funcionou Então, um dia eu disse: 'dane-se', disse algo para Joey, que começou a tocar como um ritmo de can-can, e de repente lá estava."
"Movin' Out" - "'Movin' Out'' foi a primeira música que escrevi com Joe, a primeira experiência de inventar algo e dizer: 'Viu? Eu consigo .'"
Desempenho comercial
Inicialmente, o álbum não fez tanto sucesso quanto o esperado quando lançado em 1973, mas mais tarde acabou se tornando um dos dez maiores sucessos americanos quando relançado em 27 de dezembro de 1975. Além disso, “Aerosmith” alcançou a 21ª posição na parada de álbuns da Billboard 200 no ano seguinte, em 1976.
Vale destacar o impacto que o single “Dream On” trouxe, chegando a alcançar a 59ª posição nacionalmente, além de ser um grande sucesso na cidade natal da banda, Boston, onde foi o nº 1 do ano nas estações de rádio. A versão da música relançada (1975) estreou em 81ª posição em 1976, entrando no Top 40 e chegando em 6º lugar na Billboard Hot 100.
Veja também:
10 MÚSICAS QUE COMPLETAM 20 ANOS EM 2023
ESPECIAL DE ANO NOVO DE MILEY CYRUS TEVE AUDIÊNCIA DE MAIS DE 5 MILHÕES
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO