#TBT: Madonna faz aniversário! Relembre os sucessos da artista
Conhecida como Rainha do Pop, sua carreira é marcada por diversos hits e prêmios
Publicada em
Madonna Louise Veronica Ciccone, mais conhecida pelo seu nome artístico, Madonna, nasceu em Bay City, cidade localizada em Michigan, no dia 16 de agosto de 1958, e se tornaria mais tarde uma das figuras mais icônicas e marcantes da indústria fonográfica. A artista norte-americana é hoje cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária.
Dessa maneira, para comemorar o aniversário da diva, a Antena 1 dedicou o TBT da semana todinho à lendária e insubstituível Madonna.
O início
Com apenas 18 anos Madonna saiu de casa em busca de independência e foi para Nova York, com uma mala na mão e 35 dólares no bolso. Morando na casa de desconhecidos, Madonna conseguiu fazer alguns trabalhos, juntar dinheiro e pagar sua faculdade de balé e dança moderna.
Dois anos depois ela aprendeu a tocar alguns instrumentos e começou a se apresentar em bares e boates com a banda The Breakfast Club. Começou a compor e gravou uma de suas primeiras músicas, “Everybody”, em um cassete, e convenceu um DJ a tocá-la. Em pouco tempo a faixa se transformou em uma das preferidas das noites de Nova York.
Em 1983, já com contrato assinado, Madonna grava seu primeiro LP, Madonna. A partir daí, com os hits “Holiday" e "Borderline", a cantora deslancha na carreira. Dois anos depois é lançado o álbum “Like a Virgin”, trabalho que a transformou definitivamente em uma superstar, tendo a faixa título como seu primeiro sucesso a atingir o primeiro lugar na parada americana. Nessa época ela também estrelou “Procura-se Susan Desesperadamente”, filme que se tornou um sucesso de bilheteria.
A partir da segunda metade da década de 90, Madonna começa a apontar para um direcionamento mais sério em sua vida e carreira. Em 1996 ela surpreende o público ao interpretar a carismática protagonista do musical Evita, papel que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Musical.
Intercalando a carreira cinematográfica com a de cantora, Madonna lança a coletânea Something to Remember que, reunindo baladas românticas, ajuda a atrair a atenção do público mais adulto. Na mesma época vem mais uma notícia para confirmar esse posicionamento mais maduro: estava grávida.
No ano de 1998, surge uma nova Madonna, totalmente espiritual e com um aspecto calmo, ela convoca a imprensa e lança “Ray of Light''. Dois anos depois é divulgado o álbum “Music”, mais um trabalho para a carreira da cantora. Por volta da mesma ocasião ela anuncia sua segunda gravidez e o casamento com o diretor de cinema Guy Ritchie. Em 2003, chega às lojas seu disco seguinte, “American Life''.
Seu disco seguinte, “Hard Candy”, foi um dos próximos projetos em seguida a estréia com os livros. Sem perder tempo, a artista decidiu que em seguida entraria em turnê, a qual abrangeu o Brasil na lista de países selecionados.
Dominando as paradas, arrecadando prêmios e acumulando êxitos dos mais variados, Madonna provou ser uma artista que, além de talentosa, sabe se renovar com o tempo.
Ela não só terminou a década de 2000 como a artista que mais vendeu singles nos Estados Unidos como também foi listada como a artista mais executada nas rádios britânicas durante a década de 2000.
Por meio de anos trabalhando de forma árdua na indústria musical, Madonna desenhou uma carreira impecável. Nos dias de hoje, ela continua ativamente produzindo e sendo um dos maiores nomes da música.
Relembre uma parte do show da artista para o “The Virgin Tour” em 1985:
Hits
Dessa maneira, confira uma lista com alguns dos maiores hits da artista, com a história por trás de cada faixa e seus desempenhos comerciais
- Borderline
"Borderline" foi uma das escolhidas para o álbum de estreia autointitulado, “Madonna” no ano de 83. Por meio da ideia de um amor não concretizado, a cantora explora transpor esses sentimentos às letras da música, e nela implementa vocais expressivos e impecáveis para sua construção. Esse single foi o primeiro a ficar no Top10 da Billboard Hot 100 e tem um peso imensurável para sua carreira.
- Like a Virgin
O single foi gravado para compor seu segundo álbum de estúdio de mesmo nome, no ano de 1984. Foi escrito por Tom Kelly e Billy Steinberg, e produzido por Nile Rodgers. A música foi escolhida para Madonna por Michael Ostin, da gravadora Warner Bros. Records, o que posteriormente se demonstrou uma excelente escolha já que o hit tornou-se o primeiro dos 12 hits número um de Madonna na Billboard Hot 100.
- Secret
Essa música marca um período importante da carreira da cantora. Até aquele momento Madonna estava sempre ligada a músicas bem dançantes e que ocupavam lugar em diversas baladas e festas pelo mundo, mas aqui foi visível como ela mudou da direção em que costumava seguir. “Secret” é uma produção construída a partir de diversos estilos e batidas que juntos trabalham em execução, as letras são sobre o desafio de um segredo e um amante que é acompanhada por uma coletânea de instrumentos nas batidas e muito Pop e R&B.
- Material Girl
A música foi lançada para compor o segundo álbum de estúdio da artista, "Like a Virgin”, lançado em 1984. Ela foi composta por Peter Brown e Robert Rans, sendo produzida por Nile Rodgers. A obra foi definitivamente um sucesso comercial, posicionando no Top 10 de diversos países, como na Austrália, Bélgica, Canadá, Irlanda, Japão e Reino Unido. Em território norte-americano, se tornou o terceiro single de Madonna entre as cinco primeiras posições ao atingir o 2º lugar da Billboard Hot 100.
- Who’s that girl
A todos que assistiram "Who 's that girl”com certeza reconheceram a voz da cantora na trilha sonora em uma música com o mesmo nome. Quando Madonna começou a escrever a música com Patrick eles pensaram em criar algo mais acelerado que fosse de encontro com a estética da personagem do filme. O lançamento tanto do longa quanto da faixa foi em junho de 87 por duas gravadoras, Sire Records e Warner Bros Records.
De tambores a baixos a canção se encaixa no pop latino, o que nos dá ainda mais certeza nos momentos em que algumas de suas partes são cantadas em espanhol. Novamente, a cantora atingiu mais de seis paradas pelo mundo e tornou a música em um hit atemporal e obviamente fica no antepenúltimo lugar da nossa playlist.
Curiosidades da artista
- Além de ser cantora, Madonna também já trabalhou como atriz. Ela atuou em vinte e seis longas-metragens, nove curtas-metragens, três peças teatrais, dez episódios televisivos e apareceu em dezessete comerciais. No ano de 1997, chegou até mesmo a ser premiada com um Globo de Ouro para a categoria de Melhor Atriz em comédia ou musical por sua atuação no longa “Evita”;
- Além do Globo de Ouro, a artista chegou a ganhar ao longo de sua carreira mais de 300 prêmios, incluindo os mais reconhecidos, como Grammys, MTV Awards, Brit Awards e o Oscar;
- O show em que a artista teve o maior público de sua carreira foi no Brasil, o qual contou com mais de 120 mil pessoas reunidas no Estádio do Maracanã reunidas para contemplá-la no dia 6 de novembro de 1993;
- Falando em shows internacionais, vale destacar que a turnê de maior sucesso da carreira de Madonna foi a “Sticky & Sweet Tour”, feita entre os anos de 2008 e 2009, pelo fato de ter arrecadado cerca de 400 milhões de dólares.
- Por último, mas não menos importante, foi neste ano de 2022 em que Madonna foi considerada a artista feminina mais bem-sucedida de todos os tempos pelo Guinness Book. Segundo o livro, ela apresenta mais de 300 milhões de álbuns vendidos desde que debutou na indústria da música no ano de 1983.
Veja também:
THE WEEKND: “AFTER HOURS” SUPERA 8 BILHÕES DE STREAMS
VMA 2022: TWITTER PERMITIRÁ INTERAÇÃO COM ARTISTAS E FÃS AO REDOR DO MUNDO
SALA DE BATE PAPO