The Weeknd usa Chat GPT para entrevistar a sua versão criança
A conversa organizada usou inteligência artificial para o cantor dialogar com si mesmo do passado
Publicada em
Já parou para pensar sobre o que sua versão passada pensaria sobre você atualmente? Para The Weeknd, essa com certeza seria uma tarefa difícil. O cantor já admitiu que ele exala características de um personagem criado por ele, então a visão que o mundo possui dele é, na verdade, muito diferente de quem ele realmente é. Abel Tesfaye, porém, se entregou à curiosidade e decidiu descobrir, em parceria com a varejista canadense SSENSE, como seria uma conversa do cantor de 34 anos com a sua versão de 10 anos.
A marca de grife e streetwear lançou um editorial do cantor gerado inteiramente por um computador. Funcionou assim: Abel mandou algumas de suas memórias íntimas para o Chat GPT para criar uma versão mais realista possível de sua conversa com seu eu da infância e começou a fazer perguntas para a Inteligência Artificial.
Essa entrevista, de acordo com a política da empresa responsável pelo Chat (OpenAI), não deveria estar acontecendo de qualquer forma e seu modelo criança não deveria existir. Isso porque a norma diz que “nenhum GPT deve personificar qualquer individuo”. Mas de forma ilícita e secreta, o Chat GPT criou um modelo, com o consenso de Abel, para replicar sua mente e ter uma conversa plausível.
O cantor começou a arquitetar esse projeto com a OpenAI há um ano atrás, mas naquela época a tecnologia da Inteligência Artificial ainda não era capaz de executar tal artimanha. Além disso, eles decidiram em conjunto que, como o experimento vai contra as regras da empresa, os resultados da conversa não vão ficar armazenados no programa e todos arquivos serão destruídos.
Atualmente, estamos em uma realidade que tem o cuidado com a saúde mental e o trauma “em alta”. Muitas pessoas possuem o desejo de revisitar o passado e examiná-lo em sessões de terapia, conversas com amigos, ou até em redes sociais. Eles procuram o momento (ou momentos) que explicam as características da sua personalidade atual. Este uso da Inteligência Artificial, portanto, provavelmente se tornaria bem popular, pelo apelo de poder falar com a sua versão criança sobre o momento de um trauma.
A motivação de Abel, porém, foi diferente. Sua curiosidade na verdade foi por causa de um sonho. “Não foi um pesadelo, mas foi estranho e assombrante. Era sobre mim na minha casa de infância e eu não conseguia entrar. Eu estava trancado para fora”, contou o cantor. Ele interpretou o sonho como um sinal do seu subconsciente: “Era um sonho tentando me falar para me conectar com o passado e com quem eu era”.
O canadense descendente de etíopes contou que suas lembranças “materiais” daquele tempo da sua vida são poucas. Ele não tinha um diário, não tinha souvenirs guardados por sua família, e uma de suas únicas lembranças é um vídeo desenterrado pela sua mãe de uma de suas festas de aniversário. Abel ainda era novo quando seus pais se separaram e, durante sua adolescência, o cantor ficou em situação de rua por um período.
“Eu acabei virando um minimalista. Eu sempre estou de mudança… sempre vivendo fora da minha mala de viagem”, disse o cantor. Assim, esta experiência de IA auxiliou Abel com uma aposta apoiada pela tecnologia para um regresso à infância. Ele finalmente pôde passar por aquela porta trancada. Uma celebridade que outrora foi anônima, por trás do codinome The Weeknd, recua novamente para dentro, deixando o resto do mundo se perguntando o que está acontecendo lá dentro.
Veja a conversa completa aqui.
Veja também:
COMO THE WEEKND SE TORNOU UM DOS MAIORES ARTISTAS DO SÉCULO
COM FUTURE E METRO BOOMIN, THE WEEKND ENTRA PARA O CLUBE DOS 100 HITS
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO