Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Transmissão da Covid-19 pode acontecer pelo ar, reforçam cientistas em carta aberta à OMS

Documento pede que a organização revise suas recomendações, sugestão que já vinha sendo levantada por grupos de pesquisadores pelo menos desde abril deste ano

Placeholder - loading - Divulgação/Istock
Divulgação/Istock
Ver comentários

Publicada em  

O novo coronavírus não se espalha apenas por grandes gotículas expelidas por pessoas infectadas em tosses ou espirros. Partículas menores também podem permanecer no ar em ambientes fechados e pouco ventilados, levando à contaminação nas proximidades. É o que um grupo de 239 cientistas reforçou em carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada ontem (06).

Veja também: Coronavírus pode ser transportado pelo ar, revela estudo

O documento, que contou com a assinatura de pesquisadores de 32 países – incluindo o Brasil –, pede que o órgão revise suas recomendações frente às novas evidências de transmissão do vírus por vias aéreas, possibilidade que já vinha sendo levantada por grupos científicos pelo menos desde abril deste ano. Em atualização mais recente sobre a Covid-19, a OMS afirmou que o contágio aéreo da doença só é possível após procedimentos médicos que produzem aerossóis ou gotículas menores que 5 mícrons, como os de intubação de pacientes.

Para cientistas e consultores da organização entrevistados pelo jornal norte-americano The New York Times, o comitê de prevenção e controle de infecções da OMS, apesar das boas intenções, ainda é lento nas atualizações e está ligado a uma “visão rígida e excessivamente medicalizada das evidências científicas”.

Especialistas ouvidos pela reportagem sugeriram que o órgão deveria considerar o pior cenário sobre o vírus e, então, recomendar a melhor forma de defesa – é o chamado “princípio de precaução”. Médica de cuidados primários da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, a Dra. Trish Greenhalg explicou: “Não há provas incontestáveis de que o SARS-CoV-2 viaje ou seja transmitido significativamente por aerossóis, mas não há absolutamente nenhuma evidência de que não seja”.

Entre as medidas de controle que a carta divulgada ontem por cientistas sugere que os governos adotem, estão o uso de máscaras em lugares fechados – ainda que as pessoas se encontrem em distanciamento social –, a minimização do ar de recirculação, e a adição de filtros mais potentes em sistemas de ventilação de escolas, residências, empresas e lares de idosos.

Em resposta à Reuters, Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, disse ontem que a organização tomou consciência do artigo e já estava “avaliando seu conteúdo com os especialistas técnicos”.

Participe do grupo Coronavírus Brasil e receba as principais notícias sobre o assunto em primeira mão.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. transmissao da covid 19 pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.