Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump diz que EUA assinarão em breve acordo sobre minerais com a Ucrânia

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e presidente dos EUA, Donald Trump, conversam na Casa Branca, em Washington 28/02/2025 REUTERS/Brian Snyder
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e presidente dos EUA, Donald Trump, conversam na Casa Branca, em Washington 28/02/2025 REUTERS/Brian Snyder
Ver comentários

Publicada em  

Por Jeff Mason e David Brunnstrom e Erin Banco

WASHINGTON (Reuters) - O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos assinarão um acordo de minerais e recursos naturais com a Ucrânia em breve e que os esforços para alcançar um acordo de paz para o país estavam indo 'muito bem', após as conversas desta semana com os líderes russo e ucraniano.

Trump fez os comentários em um evento na Casa Branca, após assinar uma ordem para aumentar a produção de minerais essenciais nos EUA.

'Estamos indo muito bem com relação à Ucrânia e à Rússia. E uma das coisas que estamos fazendo é assinar um acordo muito em breve com relação às terras raras com a Ucrânia.'

Trump se referiu às discussões separadas que teve esta semana com o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, com o objetivo de acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Essas negociações, que não atingiram a meta de Trump de garantir um cessar-fogo total de 30 dias, resultaram na concordância de Putin em interromper os ataques russos à infraestrutura energética por este período. Zelenskiy disse que também aceitaria a pausa.

'Gostaríamos muito de ver essa (guerra) chegar ao fim, e acho que estamos indo muito bem nesse aspecto', disse Trump.

'Então, espero que possamos salvar milhares de pessoas por semana da morte. É disso que se trata. Elas estão morrendo desnecessariamente, e acredito que faremos isso.'

A Ucrânia e os EUA disseram neste mês que concordaram em concluir o mais rapidamente possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais essenciais ucranianos, o que Trump vê como um meio de retribuição aos norte-americanos por sua assistência a Kiev.

Os esforços para fechar o acordo de paz fracassaram após uma reunião desastrosa na Casa Branca entre Trump e Zelenskiy no final do mês passado.

Na quarta-feira, os dois concordaram em trabalhar juntos para acabar com a guerra, durante o que a Casa Branca descreveu como um telefonema 'fantástico' de uma hora -- a primeira conversa desde a discussão no Salão Oval que resultou em um corte de curto prazo na ajuda militar e na inteligência dos EUA para Kiev.

Não ficou claro se o acordo mudou. Uma versão anterior não incluía as garantias de segurança explícitas que a Ucrânia buscou, mas dava aos EUA acesso às receitas dos recursos naturais ucranianos.

Também previa que o governo ucraniano contribuísse com 50% dos valores monetizados de recursos naturais estatais para um fundo de investimento de reconstrução administrado pelos EUA e pela própria Ucrânia.

Questionado sobre como a versão atual do acordo sobre minerais difere do rascunho anterior, uma alta autoridade dos EUA disse que ele era 'mais detalhado e abrangente', recusando-se a dar mais detalhes.

A embaixada da Ucrânia em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em Bruxelas, nesta quinta-feira os líderes da União Europeia disseram que continuariam a apoiar a Ucrânia, mas não endossaram imediatamente o apelo de Zelenskiy para aprovar um pacote de pelo menos 5 bilhões de euros para compras de artilharia.

(Reportagem de David Brunnstrom e Jarrett Renshaw)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

56 min
  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que eua assinarao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.