Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucrânia diz ter atingido alvos navais russos em ataque à Crimeia

Placeholder - loading - Ataque a Sevastopol, na Crimeia  13/9/2023   REUTERS TV via REUTERS
Ataque a Sevastopol, na Crimeia 13/9/2023 REUTERS TV via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Tom Balmforth

KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse que atingiu alvos navais russos e infraestrutura portuária na madrugada de quarta-feira na cidade de Sevastopol, na Crimeia, no que parece ter sido o maior ataque da guerra contra a sede da Frota Russa do Mar Negro.

O ataque à Crimeia, que foi tomada e anexada pela Rússia em 2014, foi confirmado por Moscou. A ação destacou a crescente capacidade de mísseis de Kiev, enquanto a Rússia continua a bombardear a Ucrânia de longe com mísseis de longo alcance e drones.

'Confirmamos que um grande navio de desembarque e um submarino foram atingidos. Não comentamos sobre os meios (usados) para o ataque', disse à Reuters o oficial da inteligência militar ucraniana Andriy Yusov, sem dar mais detalhes sobre a escala dos danos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado que a Ucrânia atacou um estaleiro no Mar Negro com 10 mísseis de cruzeiro e três lanchas sem tripulação na madrugada de quarta-feira, danificando duas embarcações que estavam passando por reparos.

Afirmou ainda que derrubou sete dos mísseis e que os barcos de ataque foram destruídos por um navio de patrulha russo.

'É realmente o maior ataque a Sevastopol desde o início da guerra', declarou o capitão reformado da Marinha ucraniana Andriy Ryzhenko à Reuters por telefone.

Não ficou claro que tipo de míssil foi usado por Kiev no ataque a Sevastopol, que fica a cerca de 300 km do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro.

O Ocidente despejou armas no valor de bilhões de dólares na Ucrânia para ajudá-la a se defender das forças russas, que ocupam grandes extensões de território no sul e no leste desde sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.

As Forças Armadas ucranianas, que lançaram uma contraofensiva no início de junho, tomaram a medida incomum de reivindicar publicamente a responsabilidade pelo ataque, algo que normalmente não fazem para ataques à Rússia ou à península da Crimeia.

'Na manhã de 13 de setembro, as Forças Armadas ucranianas realizaram ataques bem-sucedidos contra ativos navais e infraestrutura portuária dos ocupantes nas docas de Sevastopol temporariamente ocupada', disse no Telegram.

Mikhail Razvozhayev, o governador instalado por Moscou em Sebastopol, a maior cidade da Crimeia e um importante porto do Mar Negro, afirmou no Telegram que pelo menos 24 pessoas ficaram feridas.

'Todos os serviços de emergência estão trabalhando no local, não há perigo para objetos civis na cidade', disse ele.

(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne, Anna Pruchnicka e Redação de Kiev)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ucrania diz ter atingido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.