Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucrânia diz ter atingido alvos navais russos em ataque à Crimeia

Placeholder - loading - Ataque a Sevastopol, na Crimeia  13/9/2023   REUTERS TV via REUTERS
Ataque a Sevastopol, na Crimeia 13/9/2023 REUTERS TV via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Tom Balmforth

KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse que atingiu alvos navais russos e infraestrutura portuária na madrugada de quarta-feira na cidade de Sevastopol, na Crimeia, no que parece ter sido o maior ataque da guerra contra a sede da Frota Russa do Mar Negro.

O ataque à Crimeia, que foi tomada e anexada pela Rússia em 2014, foi confirmado por Moscou. A ação destacou a crescente capacidade de mísseis de Kiev, enquanto a Rússia continua a bombardear a Ucrânia de longe com mísseis de longo alcance e drones.

'Confirmamos que um grande navio de desembarque e um submarino foram atingidos. Não comentamos sobre os meios (usados) para o ataque', disse à Reuters o oficial da inteligência militar ucraniana Andriy Yusov, sem dar mais detalhes sobre a escala dos danos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado que a Ucrânia atacou um estaleiro no Mar Negro com 10 mísseis de cruzeiro e três lanchas sem tripulação na madrugada de quarta-feira, danificando duas embarcações que estavam passando por reparos.

Afirmou ainda que derrubou sete dos mísseis e que os barcos de ataque foram destruídos por um navio de patrulha russo.

'É realmente o maior ataque a Sevastopol desde o início da guerra', declarou o capitão reformado da Marinha ucraniana Andriy Ryzhenko à Reuters por telefone.

Não ficou claro que tipo de míssil foi usado por Kiev no ataque a Sevastopol, que fica a cerca de 300 km do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro.

O Ocidente despejou armas no valor de bilhões de dólares na Ucrânia para ajudá-la a se defender das forças russas, que ocupam grandes extensões de território no sul e no leste desde sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.

As Forças Armadas ucranianas, que lançaram uma contraofensiva no início de junho, tomaram a medida incomum de reivindicar publicamente a responsabilidade pelo ataque, algo que normalmente não fazem para ataques à Rússia ou à península da Crimeia.

'Na manhã de 13 de setembro, as Forças Armadas ucranianas realizaram ataques bem-sucedidos contra ativos navais e infraestrutura portuária dos ocupantes nas docas de Sevastopol temporariamente ocupada', disse no Telegram.

Mikhail Razvozhayev, o governador instalado por Moscou em Sebastopol, a maior cidade da Crimeia e um importante porto do Mar Negro, afirmou no Telegram que pelo menos 24 pessoas ficaram feridas.

'Todos os serviços de emergência estão trabalhando no local, não há perigo para objetos civis na cidade', disse ele.

(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne, Anna Pruchnicka e Redação de Kiev)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ucrania diz ter atingido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.