Ucrânia pede apoio 'ousado' de aliados para defesa aérea
Publicada em
KIEV (Reuters) - A Ucrânia fez um novo apelo aos aliados nesta segunda-feira, pedindo 'medidas extraordinárias e ousadas' para fornecer defesas aéreas que ajudem a conter as ondas de ataques aéreos russos que têm sido lançadas contra o sistema de energia ucraniano nas últimas semanas.
Os ataques russos com mísseis e drones têm atingido a infraestrutura de energia ucraniana desde meados de março, levando Kiev a fazer apelos cada vez mais desesperados por ajuda na defesa aérea.
'Precisamos urgentemente de mais Patriot e outros sistemas modernos de defesa aérea, armas e munição', disse o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, em uma conferência de segurança do Mar Negro por meio de uma chamada de vídeo.
'Aproveito esta oportunidade para mais uma vez pedir a todos os nossos parceiros que tomem medidas extraordinárias e ousadas.'
'A defesa aérea ucraniana está agora protegendo não apenas os céus ucranianos do terror aéreo russo, mas também protege os vizinhos Moldávia, Romênia e Polônia da ameaça imediata de mísseis e drones que entram em seu espaço aéreo', acrescentou.
O ministro disse no domingo que as negociações estavam em andamento para a aquisição de mais sistemas Patriot para a Ucrânia, mas criticou o ritmo lento.
(Por Anastasiia Malenko)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO