Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucranianos enfrentam inundações e doenças após destruição de barragem

Placeholder - loading - Socorristas ajudam a evacuar moradores de área inundada, em Kherson, Ucrânia 07/06/2023 REUTERS/Vladyslav Musiienko
Socorristas ajudam a evacuar moradores de área inundada, em Kherson, Ucrânia 07/06/2023 REUTERS/Vladyslav Musiienko
Ver comentários

Publicada em  

Por Viktoriia Lakezina e Max Hunder

KHERSON, Ucrânia (Reuters) - Ucranianos abandonaram suas casas conforme inundações atingiam uma faixa da região sul nesta quarta-feira após a destruição de uma vasta barragem na linha de frente entre as forças russas e ucranianas, que trocam acusações de responsabilidade.

Moradores atravessaram ruas inundadas carregando crianças nos ombros, cachorros nos braços e pertences em sacolas plásticas, enquanto equipes de resgate usavam botes de borracha para vasculhar áreas onde as águas chegavam acima da altura da cabeça.

A Ucrânia disse que a inundação deixará centenas de milhares de pessoas sem acesso a água potável, inundará dezenas de milhares de hectares de terras agrícolas e criará mais desertos.

'Se a água subir mais um metro, vamos perder nossa casa', disse Oleksandr Reva, em um vilarejo na margem, que estava mudando os pertences de sua família para a casa abandonada de um vizinho em um terreno mais alto. O telhado de uma casa podia ser visto sendo arrastado pelo rio Dnipro em uma corrente.

O desastre na barragem de Nova Kakhovka coincide com uma iminente contraofensiva há muito esperada das forças ucranianas, vista como a próxima grande fase da guerra. Cada lado acusou o outro de continuar a bombardear a zona de inundação e alertou sobre minas terrestres desenterradas pelo acontecimento.

Kiev disse nesta quarta-feira que suas tropas no leste avançaram mais de um quilômetro ao redor da cidade arruinada de Bakhmut, no leste da Ucrânia, sua alegação mais explícita de progresso desde que a Rússia informou o início da ofensiva ucraniana nesta semana. A Rússia disse que lutou contra o ataque.

O secretário do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, afirmou que os ataques em andamento ainda estão localizados e que a ofensiva em grande escala ainda não começou: 'Quando começarmos a contraofensiva, todos saberão disso, eles verão', disse ele à Reuters.

Moradores da zona de inundação no sul do país atribuíram o rompimento da barragem às tropas russas que a controlavam de suas posições na margem oposta.

'Eles nos odeiam', disse Reva. 'Eles querem destruir uma nação ucraniana e a própria Ucrânia. E não se importam com os meios, porque nada é sagrado para eles.'

A Rússia impôs estado de emergência nas partes da província de Kherson que controla, onde muitas cidades e vilarejos ficam nas planícies abaixo da represa. Moradores de lá disseram à Reuters por telefone que as tropas russas que patrulhavam as ruas estavam ameaçando os civis que se aproximavam.

A Ucrânia espera que as enchentes parem de subir até o final desta quarta-feira, depois de atingir cerca de cinco metros durante a noite, disse o vice-chefe presidencial Oleksiy Kuleba.

Duas mil pessoas foram retiradas até agora da parte controlada pela Ucrânia da zona de inundação, e o nível da água atingiu seu nível mais alto em 17 assentamentos com uma população somada de 16.000 pessoas.

'Tudo está submerso na água, todos os móveis, a geladeira, a comida, todas as flores, tudo está flutuando. Não sei o que fazer', disse Oksana, de 53 anos, na cidade de Kherson.

A agência de notícias estatal russa Tass informou que o nível da água pode permanecer elevado em alguns lugares por até 10 dias.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ucranianos enfrentam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.