Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Veja quais podem ser os primeiros sintomas relacionados à desidratação

Os principais sinais de um organismo desidratado vão de sensação de fadiga até doenças respiratórias

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Veja quais podem ser os primeiros sintomas relacionados à desidratação"
Ver comentários

Publicada em  

Segundo especialistas, os primeiros sintomas da desidratação não estão necessariamente ligados à sensação de sede. Quando um organismo humano está precisando de água, os principais sinais iniciais podem ser: sensação de fadiga, cãibras, pele sem elasticidade, falhas cognitivas, infecção urinária e até doenças respiratórias.

De acordo com um estudo recente, o corpo começa a emitir alertas para que o ser humano tome mais líquido. Mesmo, quando a pessoa não sente sede, que parece ser o primeiro indicativo da desidratação.

60% do corpo dos homens é feito de água; e 50% do organismo das mulheres é composto por esse elemento. A água nada mais é do que uma molécula envolvida em numerosas reações bioquímicas que são cruciais para a vitalidade do organismo. Especialistas alertam que é preciso ficar atento a si mesmo, pois, o corpo evidencia quando está ou não hidratado o suficiente.

Uma mostra da falta de água é quando uma pessoa se sente cansada mesmo estando em repouso, os músculos podem ficar pesados e ainda podem ocorrer cãibras.

Outro indício desse problema é ter prisão de ventre. Segundo uma pesquisa publicada em um periódico científico europeu, no caso de adultos e idosos, não beber a quantidade suficiente de água pode ocasionar na prisão de ventre.

A elasticidade da pele pode demonstrar a desidratação. Independente da pessoa tentar utilizar um creme hidratante, a secura da pele pode não ser solucionada, caso o corpo esteja precisando de água.

Pode ser feito um simples teste para checar se há algum grau de desidratação, por exemplo, belisque o dorso da mão, entre o polegar e o dedo indicador, se a pele voltar ao estado normal rapidamente, tudo está certo. Mas, caso contrário esse é um pequeno sinal do problema.

Outro fator que está relacionado com a ingestão insatisfatória de água é apresentar falhas na memória de curto prazo. Pois beber menos líquido do que o necessário pode impactar no cérebro humano. Pesquisadores identificaram que além disso, a desidratação pode repercutir no estado de ânimo e nas habilidades visuais. Mais estudos serão realizados para trazer uma informação mais aprofundada sobre esse aspecto.


Ir pouco ao banheiro para urinar, também, é um indicador. Além disso, acredita-se que infecções urinárias e até mesmo o surgimento de pedras nos rins podem estar associadas à desidratação.


Segundo médicos de um hospital alemão, enfermidades respiratórias podem estar relacionadas à desidratação. Porque o sistema bronco-pulmonar é um facilitador no transporte de oxigênio. E há um intercâmbio entre os sistemas aquosos interiores do organismo e a atmosfera seca do exterior.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: A TRAJETÓRIA DE UMA ARTISTA COMPLETA E AUTÊNTICA

LADY GAGA: A TRAJETÓRIA DE UMA ARTISTA COMPLETA E AUTÊNTICA

Além de todos os diferenciais que fazem de Lady Gaga uma artista incomparável — como a fusão entre performance e música, o ativismo social e a versatilidade de estilos — é essencial compreender que por trás da figura icônica existe uma trajetória pessoal e profissional marcada por disciplina, estudo e superação.

Stefani Joanne Angelina Germanotta não nasceu Lady Gaga: ela se tornou Lady Gaga por meio de uma formação sólida, experiências desafiadoras e uma profunda dedicação à arte. Essa jornada de autoconstrução é parte fundamental do seu impacto cultural.

Raízes Musicais e Formação Acadêmica

Nascida em 28 de março de 1986, em Nova York, Stefani começou a tocar piano aos 4 anos de idade. Incentivada pela mãe, mergulhou na música clássica ainda na infância. Seu talento precoce foi lapidado ao longo dos anos com aulas formais de canto, composição e teoria musical.

Aos 17, foi aceita na prestigiosa Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, onde estudou música e teatro. Lá, não apenas aprimorou sua técnica, como também desenvolveu uma visão artística mais complexa e conceitual sobre o entretenimento.

Explosão Pop e Reinvenção Jazzística

Antes da fama, Gaga percorreu o underground nova-iorquino, apresentando-se em clubes com músicas autorais e performances provocativas. Essa fase a fortaleceu emocionalmente e refinou sua autenticidade criativa. Com o lançamento do álbum The Fame (2008), sua estética ousada e musicalidade refinada rapidamente conquistaram o mundo.

21 H
  1. Home
  2. noticias
  3. veja quais podem ser os …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.