Viralizou: Last Christmas – Wham!
Faixa de 1984 voltou a circular nas redes sociais
Publicada em
O natal já tá quase aí, e a Antena 1, em clima de festa, resolveu comemorar relembrando um verdadeiro clássico: Last Christmas, do WHAM!
A faixa foi lançada como um single natalino próprio em 1984. Apesar do título, ela não fala sobre o natal. Na verdade, a composição conta a história de um relacionamento que não deu certo. O eu-lírico quer tanto provar pra sua ex-namorada que ele já a superou que ele acaba escrevendo uma música inteira pra ela. Quem nunca?
O foco da faixa é muito mais na letra do que nos acordes de fundo. Existe um contraste entre o acompanhamento feliz e a letra melancólica que deixa a música ainda mais interessante. Há também um tom vingativo nos versos – George diz que, ao contrário do que fez antes, “dará seu coração para alguém especial”. Ainda assim, o narrador se contradiz: se sua amada lhe beijasse agora, ele sabe que ela o “enganaria de novo”.
Em uma entrevista, o Andrew Ridgeley contou que a ideia foi toda do George Michael. Os rapazes estavam na casa dos pais do Michael quando, de repente, ele sumiu por quase uma hora e voltou super animado com os primórdios da composição.
“George havia performado uma alquimia musical, destilando a essência do Natal em música. Adicionar uma letra que conta a história de uma traição de amor foi uma sacada de mestre e, como ele sempre fazia, tocou corações”, disse. Nas palavras do Andrew, era como se ele tivesse encontrado ouro.
O vocalista ficou tão envolvido na produção que ele também ficou responsável pela produção e gravação dos instrumentos de fundo. Na época, todos os lucros obtidos pelas vendas foram doados para um programa de combate à fome na Etiópia.
Apesar do amor do público pela música, ela levou trinta e seis anos para alcançar o topo das paradas musicais no reino unido, o seu país de origem. Foi só no começo de 2021 que “Last Christmas” conquistou o primeiro lugar. Em dezembro do ano seguinte, saiu na disparada também. Será que rola em 2023?
A canção ainda deu origem a um filme inspirado na letra. Disponibilizado em 2019, o longa conta a história de uma funcionária de loja, interpretada por Emilia Clarke, que se apaixona por um homem misterioso, vivido por Henry Golding. A direção foi de Paul Feig com roteiro de Bryony Kimmings, que contou com a ajuda do próprio Michael antes do seu falecimento em 2016.
Relembre o trailer:
Veja também:
TAYLOR SWIFT É ELEITA PERSONALIDADE DO ANO PELA TIME
AIR EUROPA CELEBRA 10 ANOS EM SÃO PAULO: ENTREVISTA COM GONZALO ROMERO
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO