Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Viver experiências negativas impactam no sono de cachorros

Segundo pesquisa, passar por situações estressantes pode influenciar negativamente o sono de animais de estimação

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Viver experiências negativas impactam no sono de cachorros"
Ver comentários

Publicada em  

Estudo revela que cachorros dormem mal quando têm um dia estressante. Segundo pesquisadores europeus, ter dias tranquilos e um sono de qualidade são essenciais para a saúde mental, não somente dos seres humanos, como, também, para a dos animais de estimação.


Pesquisadores da Academia de Ciências da Hungria, acompanharam a atividade cerebral de 16 cachorros. Cães que viveram experiências negativas no decorrer do dia, tentaram adormecer mais rápido para esquecer as cenas vividas. No entanto, não conseguiram. Entenda o que acontece com os mascotes nessa situação.


Dentre as experiências ruins e boas vividas pelos bichos se destacaram a de um estranho que o encarava nos olhos por um longo período. Já em termos positivos, os animais receberam abraços e carinhos.

Os voluntários caninos foram observados por um mês, cada um deles cochilou três vezes no laboratório. A investigação foi dividida em partes. Sendo a primeira, a fase de adaptação. E depois metade dos cães passou pela experiência negativa, e a outra metade pela positiva. Na terceira, foi feito o inverso com os dois grupos.

Os peludos podiam dormir por no máximo três horas após cada teste, e nesse período, os animais estavam sendo monitorados. Os estressados tentaram dormir rapidamente, mas não tiveram um sono de qualidade. Em média, passaram 20% menos tempo na etapa mais profunda do sono, fase muito relevante, por exemplo, para descansar o cérebro.

Já os cachorros que tiveram um dia repleto de bons momentos, demoravam mais para ir para a cama, porém, ao dormir tiveram mais tempo de sono revigorante.

A conclusão do estudo foi que os cães que vivem situações de perigo ou estressantes rotineiramente podem ter modificações permanentes em seus padrões de atividade cerebral durante o repouso. O resultado disso é que a capacidade de aprendizado dos animais pode ser afetada, por exemplo.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. viver experiencias negativas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.