Von der Leyen diz que UE precisa conter entrada de veículos elétricos chineses
Publicada em
BERLIM (Reuters) - A Europa precisa evitar que a China inunde o mercado do bloco com veículos elétricos subsidiados em massa, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Berlim, nesta quarta-feira.
'A concorrência justa é boa. O que não gostamos é quando a China inunda nosso mercado com carros elétricos altamente subsidiados. E temos que lidar com isso, temos que proteger nossa indústria', disse von der Leyen, que se reuniu com o presidente chinês Xi Jinping, junto com o presidente francês Emmanuel Macron no início desta semana.
Atualmente, a União Europeia está conduzindo uma investigação antissubsídios sobre os veículos elétricos chineses para determinar se deve impor tarifas punitivas sobre eles.
A investigação, lançada oficialmente em outubro, pode durar até 13 meses. A Comissão pode impor tarifas provisórias antissubsídios nove meses após o início da investigação.
Von der Leyen, ao discursar na convenção do partido Democrata Cristão, também pediu aos ministros das Finanças da UE que finalmente se unam para concluir a tão discutida união dos mercados de capitais.
'Uma união de mercados de capitais mais bem integrada poderia possibilitar o investimento de até 470 bilhões de euros a mais por ano em nossas start-ups e pequenas e médias empresas', disse ela.
(Reportagem de Andreas Rinke)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO