'Voyage': álbum do ABBA é o vinil mais vendido do Reino Unido em 2021
A obra chegou na marca de 80 mil vndas, em apenas três dias depois do lançamento
Publicada em
Que o ABBA é um fenômeno mundial da cultura pop dos anos 80, isso ninguém pode negar. Mas, o que muitos nãos esperavam é que o álbum mais recente do grupo se tornasse um dos projetos mais famosos de toda a sua carreira.
Nesta quinta-feira, 06 de janeiro, a revista norte-americana Billboard divulgou em seu site oficial que o disco "Voyage", disponibilizado para o público em 5 de novembro de 2021, foi considerado como o vinil mais vendido do Reino Unido no ano passado.
Os dados, trazidos inicialmente pela Official Charts Company, mostraram que o álbum vendeu mais de 40 mil cópias neste formato, desde o lançamento.
Relembre a capa de 'Voyage':
Um fato marcante sobre a produção é que a obra alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso, além das vendas físicas terem correspondido 90% da contagem na semana de estreia. A quantidade de vinis somaram quase 30.000 unidades, tornando-se a performance comercial mais rápida deste formato no século XXI.
Além disso, a obra chegou na marca de 80 mil encomendas em apenas três dias depois da publicação.
Vale relembrar que essa não é a primeira vez que o grupo atinge recordes no país da Rainha Elizabete. "Gold", o compliado de sucessos da banda lançado em 1992, é o único álbum da história musical a atingir o número de mil semanas no Offcial UK Albms Charts.
Confira a lista dos vinis mais vendidos oficialmente em 2021:
- Voyage, Abba
- 30 , Adele
- Rumors , Fleetwood Mac
- = , Ed Sheeran
- Back To Black , Amy Winehouse
- Nevermind , Nirvana
- Greatest Hits , Queen
- Chemtrails Over The Country Club , Lana Del Rey
- Blue Weekend , Wolf Alice
- Fine Line , Harry Styles
Segundo Benny Andersson, um dos vocalistas da banda, o disco é uma continuação de “The Visitors”, com ritmos mais sóbrios do que os presentes em “Waterloo” (1974), por exemplo.
Confira a tracklist completa:
- "I Still Have Faith in You"
- "When You Danced with Me"
- "Little Things"
- "Don't Shut Me Down"
- "Just a Notion"
- "I Can Be That Woman"
- "Keep an Eye on Dan"
- "Bumblebee"
- "No Doubt About It"
- "Ode to Freedom"
Ouça alguns hits do ABBA para entender um pouco melhor a mudança estilística do quarteto sueco ao longo dos anos:
Waterloo
A canção pertence ao álbum de mesmo nome, lançado em 1974. Foi com a faixa que o ABBA venceu o Eurovision, configurando a primeira vitória da Suécia, com 24 pontos. Em 2005, “Waterloo” foi eleita a melhor canção dos 50 anos da história do festival.
One Of Us
A letra de “One Of Us”, hit principal de “The Visitors”, retrata a separação de Agnetha e Björn, seguindo a proposta do álbum lançado em 1981: afastar-se do pop leve que marcava o estilo da banda sueca. A mudança na música do ABBA permanece até os dias de hoje, com “Voyage”.
Porém, “One Of Us” não foi a primeira canção do quarteto a falar sobre o divórcio, mas sim “The Winner Takes It All”, do álbum “Super Trouper”, lançado em 1980. Confira:
O divórcio de Benny e Frid também foi transformado em uma composição de sucesso da banda; "When All Is Said and Done", de 1981. Ouça a faixa abaixo:
Agora que já viajamos um pouco pela trajetória musical do ABBA, ouça mais faixas de “Voyage”.
Bumblebee
A letra da canção é um pouco diferente das outras que o quarteto sueco já escreveu. Nela, ABBA fala sobre mudanças climáticas ao invés de corações partidos ou amores de verão: "É um absurdo nesta manhã de verão / Pensar que poderíamos estar presos / Dentro de um mundo onde tudo está mudando / Muito rápido para as abelhas se adaptarem".
Little Things
“Little Things” é diferente de todas as outras! A faixa fala sobre o clima natalino, a manhã de natal e Papai Noel. Confira:
Assista ao vídeo sobre o “Behind The Album”, ou “Por Trás do Álbum”, publicado pelo canal de YouTube do ABBA:
Veja também:
SALA DE BATE PAPO