127 anos de Cristóbal Balenciaga: confira a homenagem especial da Antena 1
Relembre a carreira do fundador da Balenciaga, uma das maiores marcas de luxo do mundo da moda
Publicada em
Em 21 de janeiro de 1895, nascia o espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, ele que se tornaria um dos maiores estilistas da atualidade. Hoje o lendário fundador da casa de moda Balenciaga comemoraria mais um aniversário e, como Cristóbal foi muito aclamado no mundo da moda, nós da Antena 1 decidimos prestigiá-lo recordando um pouco de sua trajetória.
Carreira
Desde cedo, Balenciaga sempre trabalhou muito. Com apenas 12 anos o espanhol já era aprendiz de alfaiate, porém esse gosto pela costura não começou por acaso. Quando ainda era pequeno, Cristobal perdeu seu pai e, devido a isso, o menino passava muito tempo ao lado da mãe, que era costureira. Após desenhar seu primeiro vestido ainda como pupilo, o pequeno foi notado pela nobre Marquesa de Casa Torres, que viria a se tornar sua patrona e cliente fiel.
A mulher enviou-o para ser propriamente treinado como alfaiate em Madrid, e assim um futuro brilhante começou a moldar-se à sua frente. O jovem ficou muito conhecido por ser um dos poucos costureiros que criava com suas próprias mãos, ou seja, era ele quem executava a modelagem, corte e costura.
Além de ser muito habilidoso, o costureiro tinha grande talento para o desenho. Isso era algo que vinha muito a calhar, já que seus modelitos desenhados a mão simbolizavam o auge de sua arte.
Logo, em 1919 o futuro “mestre da alta-costura” abriu sua primeira boutique, na cidade de São Sebastião. O sucesso do artista teria sido tão grande que poucos anos depois começou a abrir filiais ao longo da Espanha.
Ele ganhou tanto reconhecimento que até a família real espanhola e aristocracia realizavam encomendas com o novo gênio. Porém, devido a guerra Civil Espanhola, Balenciaga foi obrigado a fechar suas lojas e se mudou para França, onde começaria sua era de ouro.
A era de ouro de Balenciaga
Nos anos 30, o costureiro já era conhecido por ser o melhor de toda Espanha, por isso foi conveniente sua mudança para a capital da alta-costura. Em 1937, Cristóbal abriu sua casa de alta costura na Avenue George V, em Paris, e foi então que seu nome começou a se consolidar ao redor do mundo.
LEIA MAIS: Laura Pausini: Em entrevista exclusiva cantora diz sobre novo single “Scatola”
Assim, nos anos 50, Balenciaga já começava a alinhar suas criações revolucionárias ao estilo e silhueta das mulheres parisienses. Criou tendências de cair o queixo e brilhar os olhos, fosse alargando os ombros de vestidos e retirando a cintura, ou com a criação do vestido “túnica” em 1955 – que em 1957 se tornaria o vestido chemise – seus projetos eram simplesmente transformadores.
Sua inspiração era multifacetada, apesar de observar muito atentamente a moda francesa, o artista carregava grandes influências culturais de seu país de origem. Era justamente pelo fato dele se orientar por dançarinas de Flamenco, toureiros e obras de pintores espanhóis que os clientes se impressionavam com seu trabalho.
Fechamento da Maison
Devido a rápida transformação e mudanças estruturais na moda e sociedade, o estilista e sua marca sofreram grande impacto com a diminuição das vendas. Assim, em 1968 Cristóban fechou as portas de seu ateliê após 30 anos trabalhando em Paris.
Cristóban Balenciaga se aposentou no mesmo ano e em 23 de março de 1972 faleceu aos 78 anos, em Xàbiam na Espanha.
A marca nos dias de hoje
A Balenciaga voltou a crescer no ano de 2015, com a contratação do novo diretor criativo, Demna Gvasalia. O profissional surpreendeu com seus designs na Vetements e logo ganhou a atenção de muitos amantes do mundo da moda.
Nascido na cidade de Sukhumi, na Géorgia, Gvasalia é revolucionário, assim como Cristóban fora. E o estilista usa muito frequentemente o trabalho do falecido mestre, reinterpretando vários de seus designs nas peças atuais. Dessa forma, a marca teve uma grande ascensão no mercado e hoje é uma das mia cobiçada, principalmente pelos jovens.
Veja Também:
The Lumineers: Wesley Shultz falou à Antena 1 sobre o lançamento de Brightside
8 receitas inspiradas nas trilhas sonoras de filmes clássicos
SALA DE BATE PAPO