4 bandas de rock que completam 40 anos em 2023
Relembre alguns dos grupos que foram fundados em 1983
Publicada em
A década de 80 foi um período emblemático para o mundo da música – representou um momento de popularização de novos ritmos, artistas e movimentos culturais. 1983, em especial, foi marcado pelo lançamento de de Michael Jackson e de David Bowie.
Mas não foram somente novas músicas que marcaram aquele ano histórico. Há exatos 40 anos, algumas das grandes bandas atualidade estavam sendo formadas. Para os roqueiros de plantão, a Antena 1 separou 5 grupos de rock que foram criados em 1983. Relembre:
Um grande ícone do rock, Jon Bon Jovi foi responsável pela criação da banda de mesmo nome. Em 1982, ele gravou sozinho a canção “Runaway”, e, depois que ela começou a tocar nas rádios, percebeu que precisaria de um grupo permanente.
Para cumprir seu objetivo, chamou o tecladista David Byran, que havia sido contratado para auxiliar na produção do primeiro single. O musicista trouxe consigo o baterista Tico Torres, o baixista Alec John Such, e o guitarrista Richie Sambora. Os artistas se juntaram em março de 1983.
The Cult
1983 foi o ano em que saiu o primeiro EP do grupo. Entretanto, podemos datar as origens da sua formação para dois anos antes, quando o vocalista Ian Astbury montou a banda Southern Death Club. Com o guitarrista Buzz Burrows, o baterista Aki Nawaz Qureshi e o baixista Barry Jepson, o conjunto até gravou um single e saiu em turnê. Entretanto, encerraram sua trajetória em 1983.
É aí que Ian Astbury conhece Billy Duffy, que já havia sido guitarrista de Steven Morrissey, do The Smiths. Juntos, criaram a banda Death Cult, da qual também faziam parte o baterista Ray Mondo e o baixista Jamie Stewart. Depois do lançamento do seu primeiro material, os integrantes passaram a ser chamados de The Cult.
Na verdade, Red Hot Chilli Peppers tem suas origens em 1979, nos intervalos das aulas da Fairfax High School, onde três amigos – Flea, Hillel Slovak e Jack Irons - planejavam formar uma banda.
Ainda antes de ter seu nome atual, o grupo tocou um show em 1982 na cidade de Los Angeles para 30 espectadores. Anthony Kiedis, amigo dos músicos, subiu no palco como vocalista, Flea ficou no baixo, Hillel tocou a guitarra e Jack Irons liderou a bateria.
Slovak e Irons, porém, já estavam comprometidos com outra banda, então não puderam continuar tocando. Jack Sherman e Cliff Martinez entraram em seus respectivos lugares.
Juntos, o novo quarteto gravou o primeiro disco da banda, que foi oficialmente lançado em 1984.
O conjunto não nasceu exatamente como Guns N’ Roses, mas sim como Hollywood Rose. Tudo começou quando, em 1983, o guitarrista Chris Weber recrutou o guitarrista Izzy Stradlin, que, por sua vez, trouxe o vocalista Axl Rose para o grupo.
Em 1985, decidem se juntar com a banda L.A. Guns, composta pelo guitarrista Guns Tracii Guns (o baixista Ole Beich e o baterista Robbie Gardner. A combinação dos nomes do vocalista e do novo guitarrista daria origem ao icônico apelido Guns N’ Roses. Eventualmente, Ole Beich foi substituído por Duff McKagan, e Slash entrou no lugar de Tracii Guns.
Veja também:
DUA LIPA ESTÁ ESCREVENDO CANÇÕES COM O COMPOSITOR DE HARRY STYLES E ADELE
“ENDLESS SUMMER VACATION”: MILEY CYRUS LANÇA NOVO ÁLBUM
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO