A Cativante Jornada de Diana Krall no Mundo do Jazz
A musicista redefiniu o gênero e reviveu clássicos para novas gerações
Publicada em
Diana Krall é uma das cantoras mais talentosas e conhecidas de jazz na era moderna. As pessoas falam sobre o dom da capacidade de Frank Sinatra de interpretar canções e Krall está lá, no mesmo patamar. Nesta quinta-feira (16), vamos celebrar a trajetória da artista que vai fundo nas canções e conta suas histórias como ninguém mais consegue - sem contar sua excelente forma de tocar piano, que somando com todo o resto, constrói o pacote musical perfeito. Seu impacto transcende as fronteiras do jazz, renovando clássicos e proporcionando uma experiência musical envolvente.
Nascida em uma família musical na Colúmbia Britânica, Krall começou sua jornada aos quatro anos, recebendo aulas de piano de seu pai, apaixonado por jazz. Cresceu imersa na harmonia e no jazz, tocando em restaurantes locais desde a adolescência. Sua formação autodidata foi enriquecida pela influência do legado musical de seu pai e coleções de discos.
Após uma bolsa de estudos na Berklee College of Music, Krall seguiu para Los Angeles, onde, sob a orientação de Ray Brown, passou três anos tocando jazz profissionalmente. Sua estreia ocorreu em 1993 com o álbum "Stepping Out", seguido por "Only Trust Your Heart" (1994) e "All for You: A Dedication to the Nat King Cole Trio" (1996), que a impulsionou internacionalmente - este álbum permaneceu nas paradas de jazz da Billboard por 70 semanas e foi indicado ao Grammy.
O ápice de seu sucesso veio com "When I Look in Your Eyes" (1999), pelo qual recebeu seu primeiro Grammy e uma indicação para Álbum do Ano. Essa conquista histórica marcou a primeira indicação de um álbum de jazz ao prêmio em 25 anos. Apesar de sua lealdade ao jazz, sua música encontrou apelo em audiências mais amplas, tornando-se trilha sonora de programas de TV e filmes populares. Em 2000, a cantora fez apresentações musicais em 20 cidades diferentes acompanhada por Tony Bennett.
Desde então, o sucesso de Krall cresceu fenomenalmente e ela é indiscutivelmente uma das artistas mais vendidas de sua época. Ao longo de sua carreira, Krall acumulou nove álbuns com certificado de ouro, três de platina e sete multi-platina. Todos os seus projetos, desde o segundo, foram produzidos por Tommy LiPuma, resultando em oito alcançando o topo das paradas de jazz da Billboard no lançamento, uma conquista inigualável.
"Look of Love" (2001) é um marco em sua carreira, aclamado por sua seleção de músicas, vocais soberbos e arranjos requintados. O álbum tornou-se quíntuplo de platina, fazendo de Krall a primeira artista de jazz canadense a alcançar esse feito. A obra exala perfeição em todos os sentidos, desde a escolha das músicas e os vocais soberbos de Krallaté o acompanhamento perfeito do piano. Este é um disco que exala classe na melhor tradição dos grandes discos de décadas anteriores. Claus Ogerman foi o arranjador do projeto e ele é conhecido por seus trabalhos com Antônio Carlos Jobim, Frank Sinatra e George Benson.
Este mesmo álbum também lhe rendeu um trio de prêmios cobiçados: Artista do Ano, Álbum do Ano e Melhor Álbum de Jazz Vocal do Ano (2002). Em 2003 ela ganhou um segundo Grammy pelo projeto “Live in Paris” (2002) na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz, uma gravação ao vivo que aconteceu em sua turnê mundial, e seu primeiro álbum ao vivo.
Krall continuou sua jornada musical com álbuns notáveis como "The Girl in the Other Room" (2004), "From This Moment On" (2006), "Quiet Nights" (2009), e "Glad Rag Doll" (2012). Seu mais recente álbum, "Wallflower", é uma celebração de covers de sucessos de country-rock e pop, demonstrando sua versatilidade e habilidade única de dar nova vida a clássicos. A trajetória musical de Diana Krall continua a encantar e solidificar seu lugar como uma das artistas de jazz mais bem-sucedidas de todos os tempos.
Veja também:
ALANIS MORISSETTE FAZ ESPETÁCULO EM SHOW ÚNICO DE SÃO PAULO
VOLTA AO MUNDO: FRANK SINATRA MOSTRA QUE TODOS OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO