Alimentos vermelhos previnem o câncer e fazem bem ao coração
A dica é especialmente legal para essa época do ano, em que alimentos vermelhos costumam enfeitar as mesas natalinas.
Publicada em
O antioxidante licopeno é capaz de prevenir o câncer e, de quebra, ainda faz bem para o coração. Ele está presente em alimentos vermelhos, como o morango e o tomate, principalmente quando aquecidos, na forma de geleia ou de molho – porque o aquecimento rompe a parede celular e libera mais o oxidante.
Por ser um antioxidante, o licopeno promove a redução do estresse oxidativo, combatendo os radicais-livres e o processo inflamatório. Além disso, ele tem outras funções comprovadas que estão ligadas diretamente com o sistema cardiovascular.
O licopeno previne a formação de placas de gordura nas artérias, comuns por causar infartos. E a redução da inflamação também melhora a qualidade dos vasos sanguíneos.
Mas vale ressaltar: esses benefícios só são vistos quando a pessoa tem uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
Após a revisão de mais de 650 artigos, a relação do antioxidante com a prevenção do câncer de próstata foi constatada. Isso é possível porque a junção do licopeno à outras substâncias do organismo o torna um agente quimiopreventivo.
Autores observaram também que o consumo diário de uma porção de tomates ou seus derivados tornam as células mais resistentes às mutações que poderiam levar ao câncer.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO