ANDREA BOCELLI: ARTISTA DA SEMANA
TENOR É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DA ANTENA 1
Publicada em
Andrea Bocelli nasceu em Lajatico, Toscana, Itália no dia 22 de setembro de 1958. É um tenor, compositor e produtor musical italiano. Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli gravou nove óperas completas, entre elas: La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca. Confira mais sobre a história e carreira do emblemático musicista ouvindo o podcast do artista sobre Andrea Bocelli, clicando aqui.
Aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. Andrea Bocelli nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego. Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira fosse total. Com doze anos de idade venceu o prêmio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio", o que constituiu a primeira vitória numa competição musical.
Em 1992 o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava por tenores para fazer um dueto com ele na canção "Miserere"; no momento em que ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zucchero para usar Andrea em vez dele mesmo. Em 1994 Andrea apresentou-se no Festival de San Remo, um festival da canção italiana, onde ganhou o evento com a canção "Il mare calmo della sera", o que levou ao primeiro disco de ouro.
Lançou mais álbuns até a sua entrada no mercado americano, com um concerto no "John F. Kennedy Center for the Performing Arts" em Washington D.C. e uma recepção na Casa Branca. Bocelli foi convidado para um dueto com a soprano inglesa Sarah Brightman a canção "Con te partirò" na última partida do boxeador Henry Maske. Quer conhecer mais sobre a história de Andrea Bocelli, e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!
Veja também:
Andrea Bocelli: Confira um pouco de como foi Believe in Christmas.
SALA DE BATE PAPO