Aniversariante do dia: Shawn Mendes comemora 25 anos
Relembre os principais momentos da carreira do artista
Publicada em
Shawn Mendes é, com certeza, um dos maiores ídolos do Canadá e nesta terça-feira (8), ele completa 25 anos. Assim, para comemorar a sua trajetória, a Antena 1 separou alguns momentos marcantes da sua carreira para relembrarmos como, a partir de covers gravados para internet, o artista conseguiu conquistar o mundo e tornar-se um fenômeno global. Confira:
Shawn Peter Raul Mendes nasceu em Pickering, Ontário no dia 8 de agosto de 1998 e, desde pequeno, expressou o desejo de, um dia, se tornar cantor. Inclusive, em seu documentário - “Shawn Mendes: In Wonder”, lançado em novembro de 2020, o cantor comentou sobre o apoio essencial da sua família e, em especial, de uma professora de canto, para que ele, de fato, acreditasse no seu sonho de construir uma carreira na indústria musical.
“Quando eu entrei na escola, eu disse à Srta. Parker [Professora de canto] que eu queria ser cantor e ela acreditou em mim sem hesitar. Meus pais, meus amigos, ninguém disse que eu estava louco. Todo mundo dizia ‘Vá em frente!’”.
Shawn aprendeu a tocar violão aos 14 anos de idade e, imediatamente, começou a gravar covers para internet de várias músicas populares da época como “Counting Stars (One Republic)”, “Sweater Weather (The Neighbourhood)”, “Give Me Love (Ed Sheeran) e “Lego House (Ed Sheeran)”.
Aliás, Shawn sempre demonstrou muito apreço e idolatria pelo astro britânico, Ed Sheeran. Recentemente, inclusive, em uma apresentação da “Mathematics Tour”, em Toronto, Mendes foi convidado ao palco por Sheeran e os dois, juntos, cantaram um dueto de “Lego House”, canção que inspirou os primórdios da carreira do canadense.
Voltando a nossa linha do tempo, o cantor, ainda mirim, atingiu um alcance massivo com a sua voz cativante na plataforma Vine e, logo em 2014, lançou o seu primeiro single - “Life of the Party”. A faixa o tornou o artista mais jovem a estrear no top 25 da Billboard Hot 100 e, a partir de então, a sua carreira começou a deslanchar.
Em seguida, o canadense assinou contrato com uma gravadora e lançou o seu primeiro álbum de estúdio - “Handwritten (2015)”. O disco, de fato, marcou Shawn como uma estrela em ascensão e os hits “Stitches” e “Never Be Alone” foram eternizados como um dos maiores sucessos da sua carreira.
As canções trouxeram o garoto de 16 anos de Ontário para o mainstream, o embarcaram em uma turnê mundial e mostraram para o mundo a sua versatilidade e sensibilidade artística. Com baladas dançantes e melodias calmas e sensíveis, o cantor conquistou um exército de fãs e atingiu o topo das paradas mundiais.
Em 2016, Mendes lançou o álbum “Illuminate” e, já em 2018, apresentou para o mundo o seu disco homônimo - “Shawn Mendes”. Os dois álbuns revelaram uma série de canções, como “Treat You Better”, “There 's Nothing Holding Me Back”, “In My Blood” e “Falling All In You”.
Pensa que acabou? Muito pelo contrário! O nosso astro ainda tem muita história para contar. Fora dos palcos, Shawn demonstrou um impacto humanitário inspirador e um compromisso genuíno em promover mudanças sociais, que transcendem o mundo da música.
Atualmente, o cantor vem se abrindo sobre as suas próprias lutas internas com a ansiedade e o estresse, para, de alguma forma, encorajar o diálogo sobre saúde mental e inspirar os outros a buscarem ajuda médica. Ainda no seu documentário, por exemplo, o cantor desabafou sobre a pressão de estar em turnê, sobre a saudade de casa e, em específico, sobre a dor de ter que cancelar a sua apresentação no Brasil, por problemas de saúde, em 2019.
Na filmagem, o astro, em prantos, senta na arquibancada do Allianz Parque, em São Paulo, e é consolado por sua mãe, por uma ligação de vídeo. Na ocasião, Shawn enfrentava um um problema nas cordas vocais, que caso se apresentasse, poderia o tirar dos palcos, para sempre.
“É muito difícil dizer: ‘Não se pode fazer nada’, porque há 40 mil pessoas lá fora. E você sente um aperto enorme no peito. Eu fiquei muito triste por um tempo. Fiquei sentado no estádio sabendo que era a razão de tudo estar ruindo. A parte mais difícil é saber que os decepcionei”, desabafou
Além disso, em 2019, a superestrela criou a fundação “Shawn Mendes Foundation”, com o objetivo de inspirar as próximas gerações com uma onda de positividade e levantar recursos para apoiar causas sociais, como educação, meio ambiente, saúde e justiça social.
Hoje, Shawn tornou-se um fenômeno global dentro e fora da indústria musical, além de ter se consagrado com um ícone fashion e uma inspiração de positividade, empatia, talento e solidariedade. Para o futuro, esperamos o continuar de uma discografia brilhante e autêntica, além é claro, de mais uma visita do cantor ao Brasil, com a turnê “Wonder: The World Tour”.
Veja também:
PAUL MCCARTNEY ANUNCIA SHOWS NO BRASIL
TAYLOR SWIFT BONIFICA EQUIPE DE PRODUÇÃO COM MAIS DE $ 55 MILHÕES DE DÓLARES
Escrito por Fabian Noda
SALA DE BATE PAPO