Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa aprova segundo pedido de uso emergencial da CoronaVac no Brasil

Placeholder - loading - Funcionário do Butantan examina ampolas com a CoronaVac 22/01/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Funcionário do Butantan examina ampolas com a CoronaVac 22/01/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira o segundo pedido de uso emergencial no Brasil da vacina da Sinovac contra a Covid-19, a CoronaVac. Os cinco diretores decidiram, em reunião extraordinária, permitir o uso de 4,8 milhões de doses da vacina chinesa envasadas pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Em seu voto, a diretora Meiruze Sousa Freitas, relatora do caso, votou para autorizar a aprovação do segundo lote das vacinas da CoronaVac e, adicionalmente, concordou com a autorização de futuras doses envasadas pelo Butantan. Os demais diretores concordaram com o voto da relatora. No domingo, a Anvisa havia aprovado o uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac que foram importadas prontas da China pelo Butantan, elevando agora para 10,8 milhões o número de doses desse imunizante. Desde então, a CoronaVac tem sido aplicada no país. O órgão regulador autorizou ainda no domingo o uso emergencial de outros 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford.

O lote da vacina da AztraZeneca --que era a aposta inicial do governo federal para deflagrar o plano de imunização-- chega no país nesta sexta-feira após atraso de uma semana na remessa dela pelo laboratório Serum, da Índia, responsável pela fabricação.

Apesar da aprovação desse novo pedido de vacinas, o Brasil tem tido dificuldades para receber insumos para acelerar o plano nacional de imunização.

MONITORAMENTO

A área técnica, que também foi favorável à aprovação do segundo lote da CoronaVac, incluiu como condicionante que se monitore incertezas observadas pelo órgão regulador na análise dos estudos do imunizante realizados pelo Instituto Butantan.

Em seu voto, a diretora Meiruze Sousa Freitas, relatora do caso, destacou haver a necessidade de monitoramento do uso dessa vacina, em linha com a área técnica. Ela disse que, ainda assim, a vacina atende aos critérios de qualidade, segurança e eficácia para o uso emergencial.

Meiruze disse ainda que os dois pedidos são distintos porque, no caso do segundo pedido de autorização do uso da CoronaVac, trata-se de vacinas envasadas no país.

'Pode ser autorizada para uso emergencial em especial pelo contexto dessa pandemia, onde há poucos tratamentos de suporte disponíveis e não há medicamentos registrados na Anvisa com indicações específicas para o tratamento do Covid-19', disse a diretora.

Último a votar, o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, fez um desagravo do trabalho da agência diante das críticas.

'Não importa que críticas infundadas sejam construídas, que sejam feitas por pessoas que nunca conversaram com nenhum de nós e tecem sobre nós levianos e até criminosos juízos. Isso não importa, nós temos de continuar a nossa missão e levando a bom termo conforme os senhores têm feito de maneira superlativa', disse ele, exaltando 'extremo orgulho' e 'contentamento' com o trabalho do órgão.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa aprova segundo pedido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.