Artista da Semana: Barbra Streisand é destaque na programação
Relembre a trajetória de uma das maiores artistas de todos os tempos
Publicada em
É quase impossível fazer justiça a uma carreira tão esplêndida e diversificada como a de Barbra Streisand. A artista já cumpriu a função de cantora, atriz, diretora, produtora, escritora e compositora, e desempenhou todos com maestria.
Barbara Joan Streisand nasceu em 24 de abril de 1942 no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, e enfrentou dificuldades durante sua juventude. Quando tinha um pouco mais de um ano de idade, seu pai, que ocupava o cargo de superintendente de uma prisão, morreu devido a complicações decorrentes de um ataque epilético.
A partir desse ponto, a família perdeu sua principal fonte de renda e mudou-se para a residência da avó de Barbra. Sua mãe, então, passou a trabalhar em uma livraria, o que a deixava com cada vez menos tempo para dedicar aos cuidados dos filhos.
No período da adolescência, frequentou a Erasmus Hall High School, onde deu início à sua inserção no mundo das gravações e atuações nos bastidores. Era apenas uma questão de tempo até ela fazer sua grande estreia nos palcos.
Com o fim do Ensino Médio, Barbra se mudou para Manhattan para batalhar por sua tão sonhada carreira de atriz. Logo, começou a se apresentar no bar The Lion Club e pouco a pouco, conquistar uma gama de fãs.
Em 1961, estreou na televisão através do talk show “The Jack Paar Show”, e logo conseguiu a tão sonhada carreira na Broadway. Aos 19 anos, interpretou a personagem Miss Marmelstein na peça “I Can Get You Wholesale”.
Em 1964, a carreira como cantora decolou. “The Barbra Streisand Album” marcou presença nas paradas norte-americanas durante 18 meses, comprovando seu carisma e popularidade.
Quando o assunto são prêmios, Barbra Streisand é autoridade. A artista é vencedora de Oscar, Grammy Awards, Tony Awards, Globo de Ouro e Emmy Awards - um currículo e tanto.
No Oscar, Streisand acumula duas estatuetas. A primeira, na categoria Melhor Atriz por sua interpretação em “Funny Girl - A Garota Genial” e a segunda, como Melhor Canção Original, por “Evergreen”.
“Funny Girl - A Garota Genial” foi um dos maiores feitos de Barbra Streisand. Dirigido por William Wyler, o filme é baseado na vida da famosa comediante e atriz Fanny Brice.
A história segue a jornada de Brice, uma jovem judia que sonha em se tornar uma estrela do teatro e conquistar o sucesso nos palcos. Apesar das críticas iniciais sobre sua aparência, ela não deixa sua autoconfiança ser abalada e usa seu talento cômico e carisma para superar as adversidades.
O filme mescla momentos de comédia, drama e romance, oferecendo ao público uma visão da vida de Fanny Brice e suas lutas para encontrar sucesso nos palcos e felicidade em sua vida pessoal. A performance icônica de Barbra Streisand, tanto em sua atuação quanto em suas músicas memoráveis, contribuiu para consolidar o filme como um clássico do cinema musical.
Entre os maiores clássicos de “Funny Girl - A Garota Genial”, temos “Don’t Rain On My Parade” e “My Man”:
Já no Grammy Awards, Streisand acumula nada mais que 46 indicações, mas apenas oito vitórias.
Atualmente, aos 81 anos, Barbra Streisand é uma verdadeira lenda viva. Multi-talentosa, é a prova viva de que a reinvenção é essencial e que devemos perseguir nossos sonhos e manter fé em nossa própria capacidade.
Veja também:
TBT: HÁ 45 ANOS, QUEEN COMEÇAVA AS GRAVAÇÕES DE
BEYONCÉ ANUNCIA FIM DA TURNÊ, SEM SHOWS MARCADOS NO BRASIL
SALA DE BATE PAPO