Artista da Semana: James Blunt é destaque na programação
Cantor é dono dos hits “You’re Beautiful” e “Same Mistake”
Publicada em
Dono de um timbre único e suave, James Blunt dominou as paradas na primeira década dos anos 2000 com suas baladas românticas profundas.
Agora, o britânico desembarca na Antena 1 como Artista da Semana. Conheça mais sobre a vida e carreira de James Blunt.
James Hillier Blount nasceu em em 22 de fevereiro de 1974, na Inglaterra. Filho de um coronel da aeronáutica britânica, o artista mudava de cidade a cada dois anos de acordo com os postos militares que seu pai assumia no país.
James é formado pela Universidade de Bristol como Bacharel em Ciências, porém atuou pouquíssimo na área porque como teve a graduação financiada por uma bolsa concedida pelo exército, o jovem se comprometeu a servir às forças armadas por no mínimo quatro anos.
Então, em 1999, Blunt se juntou a um esquadrão Blues and Royals da OTAN durante a Guerra do Kosovo. O artista já contou em entrevistas que levava sempre um violão para as missões e nos poucos tempos livres que tinha, Blunt escrevia músicas, visando aliviar a tensão daquela situação.
Com o fim da guerra, James voltou a Inglaterra e assumiu a função de membro da Guarda da Rainha. O artista integrou o time de sentinelas do Palácio de Buckingham até deixar essa vida de militar para trás, em 2002.
Blunt só largou o serviço militar porque uma outra faceta profissional estava dando frutos. Um empresário musical havia se interessado por suas demos e decidiu marcar uma reunião com o novato.
Resultado dessa reunião foi um contrato profissional com a Atlantic Records, gravadora que financiou seu primeiro álbum de estúdio: “Back to Bedlam”. O disco chegou com 10 faixas inéditas cantadas e escritas por Blunt e, entre elas, o destaque ficou com “You’re Beautiful”.
A canção conquistou muita popularidade entre fãs e crítica. A rede de televisão estadunidense VH1 classificou “You’re Beautiful” na 95ª posição em sua lista das 100 melhores canções dos anos 2000.
Com essa faixa, Blunt se tornou o primeiro artista britânico a chegar ao topo da parada de singles americana em quase uma década, quando "You're Beautiful" alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 2006. O último artista britânico a alcançar tal feito foi Elton John em 1997 com a música "Candle in the Wind 1997".
Além disso, o sucesso da canção foi tamanho que chegou até o Grammy Awards. Na edição de 2006, o “Oscar da música” indicou James Blunt a cinco categorias: Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Performance Vocal Masculina por “You’re Beautiful”, além de Melhor Álbum Pop por “Back to Bedlam” e Artista Revelação. Contudo, o artista não levou nenhuma estatueta.
Para além de “You’re Beautiful”, as faixas de “Back to Bedlam”, entre elas "Wiseman" e “High”, tornaram-se um verdadeiro sucesso.
Em 2005, Blunt participou da turnê de Jason Mraz na fase norte-americana e depois partiu para sua próxima turnê. A "Back to Bedlam World Tour" começou em janeiro de 2006, cobrindo datas na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Japão e América do Norte.
Foi em 2007 que o segundo álbum de estúdio de Blunt foi lançado. Nomeado “All the Lost Souls”, o disco foi platina em vários países do mundo e contém mais um grande hit da carreira do músico: “Same Mistake”.
A música ganhou fama, principalmente por suas melodias suaves e contagiantes. Ela entrou para grandes rankings ao redor do mundo, como European Hot 100 Singles e Canadian Hot 100.
Nos anos que se seguiram, o artista lançou mais três álbuns de estúdio: “Some Kind of Trouble”, em 2010; “Moon Landing”, em 2013; e “The Afterlove”, em 2017.
Esse último álbum rendeu a quinta turnê mundial de James Blunt: “The Afterlove Tour” que passou pelo Brasil.
Em fevereiro de 2018, James Blunt se apresentou em São Paulo e concedeu uma entrevista exclusiva à Antena 1. Relembre:
Veja também:
BEYONCÉ BATE RECORDE DA BILLBOARD COM 'CUFF IT'
TBT: ÁLBUM 'ELTON JOHN' COMPLETA 53 ANOS
SALA DE BATE PAPO