TBT: Álbum 'Elton John' completa 53 anos
O projeto transformou a carreira do artista por conta da ‘Your Song’
Publicada em
Quem diria que o “Elton John” ia ajudar o Sir Elton John a se tornar quem ele é hoje. Foi isso mesmo que aconteceu. Na sua segunda tentativa de emplacar um álbum que o traria um nome, o artista lançou no dia 10 de abril de 1970 o disco que é considerado o que iniciou sua carreira.
Três meses depois de sair, o projeto do artista começou a crescer tanto que se tornou um sucesso absoluto, dominando paradas musicais pelo mundo. Grande parte disso se deve a música “Your Song”, que consolidou a carreira de Elton como um dos maiores cantores de Pop da sua Era.
Transcendendo gerações, “Your Song” é um marco para a cultura e é, sem dúvida, uma das canções mais belas e famosas do mundo.
“Eu escrevi a letra num pequeno caderno de notas na mesa da cozinha no aparamento da mãe de Elton, no subúrbio de Londres, durante um café da manhã em algum momento de 1969. É muito simples”. Essa é a história que Bernie Taupin conta que foi o momento quando escreveu uma das maiores músicas de todos os tempos.
“Eu lembro que o Bernie estava compondo no apartamento do meus pais no norte de Londres e Bernie me dando a letra, sentado no piano e olhando para ela e pensando ‘Meu Deus, essa letra é tão boa, não posso ferrar com essa”, conta Elton. “Ela saiu depois de 20 minutos e quando acabou eu o chamei e nós dois entendemos”. Simplesmente, foi assim que o hit nasceu.
Atualmente, ela está na lista das Maiores Músicas de Todos os Tempos da Rolling Stone, além do Rock & Roll Hall of Fame.
O trabalho todo é cheio de melodias criativas, vocais precisos e composições profundas. Seria difícil ele passar batido. Mas, John não fez isso sem pensar bem. Levando muito a sério a sua segunda tentativa, ele e Taupin estudaram profundamente para elaborarem o “Elton John”. Convidaram o Gus Dudgeon (que anteriormente tinha feito um projeto com The Zombies) para trabalhar na produção das gravações.
Para começar, Elton e um grupo de músicos ficaram freneticamente trabalhando em cima do disco durante algumas semanas. Acrescentaram, mais para o final das produções, Violinos, Cello e uma Harpa. Convidaram um coral de igreja para participar da “Border Song”. Também incrementaram a canção “Sixty Years On” com uma Guitarra Espanhola e outras com um Cravo.
No ano de 1970, ele estava pronto. E o público estava pronto para recebê-lo. Suas conquistas foram gigantescas e todo o disco chamou muita atenção dos críticos, que queriam entender quem era essa dupla britânica que fazia músicas que cativavam tanto o público.
O álbum entrou em quarto lugar na parada de álbuns nos Estados Unidos. Em 1971, ganhou um certificado de ouro pela RIAA e depois concorreu para o Grammy de Álbum do Ano- perdendo para o “Bridge Over Troubled Water” de Simon e Garfunkel.
Depois de três décadas no mundo, o projeto entrou na lista da Rolling Stone dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Por conta da sua relevância histórico-cultural, ele também entrou para o Hall of Fame do Grammy.
Veja também:
GRAVAÇÕES DE THE POLICE E JOHN LENNON ENTRAM NO ‘HALL DA FAMA’ DA MÚSICA
BEYONCÉ BATE RECORDE DA BILLBOARD COM 'CUFF IT'
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO