Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

"Because of You": conheça o significado da canção de Kelly Clarkson

A canção tem uma história triste e conturbada sobre relações abusivas

Placeholder - loading - Foto/Divulgação: Kelly Clarkson em fundo bege para photoshoot.
Foto/Divulgação: Kelly Clarkson em fundo bege para photoshoot.

Publicada em  

O hit “Because Of You”, presente no segundo disco da cantora Kelly Clarkson, “Breakaway”, aparenta ser uma música romântica, mas na verdade está longe de abordar uma temática doce e leve. Se você ficou curioso sobre o que a letra realmente significa, confira abaixo!

Na verdade, a canção tem uma história triste e pesada, que infelizmente é muito comum: as relações abusivas. Com certeza é um assunto muito delicado e doloroso para aqueles que já vivenciaram essa situação, tanto dentro quanto fora da história.

A letra de “Because Of You” fala sobre a mágoa em relação aos dois, pai e mãe, e sobre suas dificuldades em cuidar, acolher e dar amor por conta da relação abusiva dos dois.

Lançado em 2004, a canção se tornou um dos maiores hits de Kelly Clarkson, ganhando inclusive como Melhor Vídeo Feminino do MTV Video Music Awards de 2006.

O que poucos sabem, é que Kelly escreveu a primeira versão do single com apenas 16 anos. Sua ideia era que a canção fizesse parte do seu primeiro álbum, “Thankful”, lançado em 2003.

Porém, a cantora só conseguiu convencer a gravadora no segundo disco, “Breakaway”, e foi então que a música ganhou muito mais que apenas um espaço no mundo da música, foi um verdadeiro fenômeno pelo seu devido sucesso.

Para finalizar a versão final da música, Kelly ainda contou com o apoio dos compositores David Hodges e Ben Moody. A canção relata as dores da infância por ter presenciado o relacionamento conturbado de seus pais, expondo os traumas e feridas deixados na cantora.

Em meio a brigas, a cantora relembra de uma forma dolorosa as cenas de brigas e discussões, porém, o discurso maior está relacionado ao pai.



Análise dos versos de Because Of You

I will not make the same mistakes that you did (Eu não irei cometer os mesmos erros que você)

I will not let myself cause my heart so much misery (Eu não vou me permitir causar tanta dor ao meu coração)

I will not break the way you did, you fell so hard (Eu não vou desmoronar igual você, você caiu com tanta força)

I’ve learned the hard way to never let it get that far (Eu aprendi do jeito difícil a nunca deixar chegar nesse ponto)

Kelly desabafa que, infelizmente, carrega muitos traumas e por conta deles, teve que aprender do jeito mais difícil a não espelhar comportamentos danosos futuramente em sua vida.

Consciente dos estragos causados por um relacionamento abusivo, a cantora fala, nesse primeiro verso, que está disposta a curar as dores familiares.

Mesmo que através da dor, hoje ela sabe o quanto pode ser prejudicial para uma criança crescer em meio a brigas, discussões e abandonos.

Because of you, I never stray too far from the sidewalk (Por sua causa, eu nunca ando muito longe da calçada)

Because of you, I learned to play on the safe side, so I don’t get hurt (Por sua causa, eu aprendi a ser cautelosa, pra que eu não me machuque)

Because of you, I find it hard to trust (Por sua causa, eu acho difícil confiar)

Not only me, but everyone around me (Não só em mim mesma, mas em todos a minha volta)

Because of you, I am afraid (Por sua causa, eu tenho medo)

Ao que tudo se indica, ao repetir muitas vezes “por sua causa”, Kelly direciona todos seus traumas para uma pessoa específica, possivelmente seu pai e as dores que ele causou ao brigar com sua mãe e por ter saído de casa.

Fatores que não são fáceis para uma criança e que resultam em receios quando maiores, como por exemplo, o medo de confiar nas pessoas e a ser mais criteriosa para as situações não se repetirem.

É importante ressaltar que, no clipe de Because Of You, Kelly Clarkson cria uma narrativa em que decide quebrar um ciclo sistêmico familiar.

Logo nas primeiras cenas, Kelly e seu marido discutem e ela nota que a sua filha pequena presencia tudo. A cena se congela e ambas voltam no tempo para ressignificar as relações.

I lose my way, and it’s not too long before you point it out (Eu perco meu caminho e não demora para você apontar meus erros)

I can not cry, because I know that’s weakness in your eyes (Eu não posso chorar, porque eu sei que isso é fraqueza aos seus olhos)

É como se, ao tomar essa atitude, ela se tornasse mais forte, como sugere este verso em que ela menciona que não pode ser fraca, não pode mais chorar por mais que a dor seja muito grande.

I’m forced to fake a smile, a laugh, every day of my life (Eu sou forçada a fingir um sorriso, uma risada, todos os dias da minha vida)

My heart can’t possibly break when it wasn’t even whole to start with (Meu coração não pode se partir quando ele nunca esteve inteiro para início de conversa)

Por mais que seja uma luta constante muito árdua para superar os traumas, a cantora se força a “passar por cima” dos problemas, ao fingir uma felicidade que não existe. Ela demonstra que os danos causados foram muitos mais profundos do que imaginamos.

I watched you die, I heard you cry (Eu vi você morrer, eu ouvi você chorar)

Every night in your sleep (Todas as noites enquanto dormia)

I was so young, you should have known (Eu era tão jovem, você deveria saber)

Better than to lean on me (Ao invés de jogar isso em mim)

Nesta estrofe, ao que tudo indica, Kelly está se referindo agora à sua mãe, e há uma cena no clipe bem específica que confirma isso.

Ela vê a sua mãe chorar por conta do comportamento do marido, porém, a mãe ao invés de acolher a filha, fecha a porta na cara dela. Claramente, conturbada com toda a situação, não soube lidar com a situação sem deixar afetar a relação com a sua filha.

You never thought of anyone else (Você nunca pensou em mais ninguém)

You just saw your pain (Você só via sua própria dor)

And now I cry in the middle of the night (E agora eu choro no meio da noite)

For the same damn thing (Pelo mesmo maldito motivo)

A ideia se reforça ainda mais neste verso, em que a compositora menciona o quanto a mãe foi egoísta ao focar apenas em sua própria dor e esquecer que a filha também precisava ser amparada.

Because of you, I tried my hardest just to forget everything (Por sua causa, eu fiz o meu melhor pra tentar esquecer tudo)

Because of you, I don’t know how to let anyone else in (Por sua causa, eu não sei deixar ninguém mais se aproximar)

Because of you, I’m ashamed of my life, because it’s empty (Por sua causa, tenho vergonha da minha vida, porque ela é vazia)

Clarkson finaliza a canção com esses últimos trechos, mais uma vez colocando a culpa em um dos pais pelos traumas que leva consigo até hoje. Podemos sentir ao longo da letra que se trata de um assunto profundamente pessoal, o qual, Kelly usou a música para contar essa parte dolorosa de sua vida que reflete até em sua vida adulta.

Veja também:

“BOYFRIENDS”: HARRY STYLES REALIZA PERFORMANCE CATIVANTE DO SINGLE

HÁ 36 ANOS, QUEEN CHEGOU AO TOPO DA PARADA BRITÂNICA COM O ÁLBUM

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. because of you conheca o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.