Billboard Women in Music e as mulheres mais importantes da década
Madonna, Taylor Swift e mais! Conheça artistas femininas que foram homenageadas pela cerimônia
Publicada em
O Billboard Women in Music 2024 acontecerá nesta quarta-feira (6), em Inglewood, Califórnia, e premiará Karol G, uma estrela latina em ascensão, com o título de Mulher do Ano. Além disso, o evento, que já homenageou grandes artistas da última década, como Ariana Grande e Taylor Swift, por exemplo, também será transmitido ao redor do mundo pelo site oficial da Billboard, a partir desta quinta-feira (7). Mas afinal, você sabe do que se trata esta cerimônia?
Bom, o Billboard Women in Music é uma premiação responsável por homenagear anualmente um grupo seleto de mulheres, que graças ao seu trabalho e ao seu esforço, conseguiram promover mudanças significativas para a indústria musical, dentro e fora dos estúdios de gravação. Assim, além de transmitir shows exclusivos, a cerimônia também atua como um espaço de conscientização conduzido pelas artistas femininas mais importantes do mundo.
Inclusive, desde 2007, a revista passou a homenagear anualmente um figura específico com o título de Mulher do Ano. Desde então, um grupo multipremiado formado por 16 mulheres, que juntas somam mais de 100 Grammys, foram homenageadas com o prêmio máximo da noite.
Beyoncé, por exemplo, a maior vencedora da história do Grammy foi eleita a Mulher do Ano de 2009. Billie Eilish, por sua vez, a única artista feminina vencedora das 4 principais categorias do Grammy em uma mesma edição, foi a homenageada de 2019. E detalhe: quando ela tinha apenas 17 anos de idade!
Além disso, Katy Perry, Ariana Grande, Lady Gaga, SZA, Selena Gomez e outras figuras icônicas da última década também foram condecoradas com o título. No entanto, desde a sua criação, apenas uma artista foi homenageada mais de uma vez pela cerimônia.
Eleita a Mulher do Ano em 2011 e em 2014, Taylor Swift tornou-se única artista homenageada duas vezes pela Billboard. Além disso, a cantora que parou o mundo em 2023, também inaugurou uma categoria inédita da cerimônia, em 2019.
Pois é! Um dia antes do seu aniversário de 30 anos, a 14 vezes vencedora do Grammy subiu ao palco e proferiu um discurso de mais de 15 minutos de duração, destacando os maiores desafios de ser uma mulher dentro da indústria musical. E o motivo? Bom, Taylor foi introduzida como uma das artistas mais bem-sucedidas de todos os tempos e eleita a primeira e única Mulher da Década, pela Billboard.
Com isso, ela traçou uma linha do tempo da sua carreira, homenageou outras mulheres da indústria, como Lana Del Rey e Billie Eilish e, é claro, perpetuou uma mensagem de determinação e resiliência. Mas convenhamos: Falando sobre isso tudo é praticamente impossível não pensarmos na Madonna, não é mesmo?
Afinal, a Rainha do Pop caminhou, para que milhares de outras artistas pudessem correr, sempre lutando pelo empoderamento feminino e inspirando outras mulheres a fazerem o mesmo. E justamente por isso, a mulher que enfrentou um sistema e rompeu paradigmas para construir uma das carreiras mais emblemáticas de todos os tempos, foi homenageada em 2016.
Veja também:
BILLY JOEL ESPECULA MÚSICA NOVA PELA PRIMEIRA VEZ EM 17 ANOS
A NOITE MEMORÁVEL DO DOUBLE YOU EM SÃO PAULO
SALA DE BATE PAPO