#TBT: Donna Summer liderava a Hot 100 em 1979
“Bad Girls” liderava o chart estadunidense e ganhou disco de platina
Publicada em
Lançada em 1979 no sétimo álbum, homônimo, da cantora, “Bad Girls” é uma das faixas mais marcantes de Donna Summer. Número 1 na Billboard Hot 100 e nas paradas de Dance Music, a música foi um sucesso.
Produzido por Pete Bellote e Giorgio Moroder, o single foi composto por Joe Esposito, Edward Hokenson, Bruce Sudano e Donna Summer. “Bad Girls” se tornou a maior canção da artista, ao lado de “Hot Stuff”
Composição
A letra da canção foi escrita por Summer, inspirada por ver sua assistente intimidada por um policial que pensou que ela fosse uma garota de programa. Revoltava com o preconceito do oficial, Donna fez a canção que fala sobre o respeito às mulheres.
A música foi escrita alguns anos antes de seu lançamento, na época o presidente da Casablanca Records quis que Summer deixasse Cher ser a voz da composição, mas Donna se recusou e só pôde gravar a música depois.
Premiações e vendas
“Bad Girls” ganhou o prêmio de Single de Pop/Rock Favorito e de Single de Pop/Rock Favorito por uma Artista Feminina no American Music Award de 1980. Além de ser nomeada para o Grammy Award for Best Disco Recording do mesmo ano.
A canção ficou em primeiro lugar em vários países como Canada e Estados Unidos. Mas entrou no Top 10 da Alemanha, Suíça, Espanha, Noruega, Nova Zelândia, Finlândia, Bélgica.
O single vendeu mais de 150 mil unidades no Canadá, mais de 205 mil no Reino Unido e 2 milhões nos Estados Unidos.
Covers
Dois covers da canção são especialmente memoráveis. Jamiroquai performa regularmente “Bad Girls” em seus shows.
Confira
A cantora britânica, Julia Roberts também gravou sua versão em 1998 e fez um enorme sucesso.
Há 43 anos, uma das maiores músicas do mundo chegava ao público. “Bad Girls” não só marcou a carreira de Donna Summer, mas toda a Disco Music.
Veja também
SALA DE BATE PAPO