Conheça Laufey, a artista que está reinventando o pop com jazz e bossa nova
Islandesa apresenta ritmos antigos à nova geração
Publicada em
Como mesclar pop com clássico e ter um produto final interessante aos jovens? Não é uma pergunta fácil, mas a cantora islandesa Laufey parece ter a resposta. Aos 24 anos, acumula milhões de seguidores nas redes sociais, onde posta suas composições. Com letras elaboradas, as faixas possuem arranjos elaborados, muitas vezes orquestrais.
Existe um elemento nostálgico em suas músicas. Laufey consegue construir narrativas completas, que são acompanhadas por pitadas de jazz, música clássica e bossa nova. Combinada com seu timbre grave e excelente controle vocal, o resultado é um som mágico que transporta o ouvinte para outra década.
Em 2022, lançou seu álbum de estreia “Everything I Know About Love”. Repleta de sinceridade, autenticidade e profundidade, a coletânea rendeu várias músicas virais nas redes sociais. Um exemplo é “Falling Behind”, que conta com uma forte influência brasileira.
Laufey é conhecida também por suas letras profundas. Em “Questions For The Universe”, por exemplo, ela reflete sobre as aflições atreladas ao crescimento e início da vida adulta. Será que um dia encontrará o amor? Por que ela sente tanto sono? Algum dia parará de se preocupar? As indagações e incertezas são acompanhadas de um belo arranjo orquestral.
Além de vocalista e compositora, a jovem também é multi-instrumentalista: toca violoncelo, piano e violão. A música faz parte da sua vida desde que nasceu, já que é filha de uma violinista clássica que dá aulas sobre o instrumento. Na adolescência, começou a estudar jazz, pois se identificava com cantoras com vozes mais graves como Billie Holiday e Ella Fitzgerald.
No decorrer do seu amadurecimento, ela sempre priorizou os estudos. Assim, quando entrou na Berklee College of Music, se deparou com experiências novas. Os amores, festas e sentimentos se tornaram tema das suas composições. A artista começou a postar áudios das suas gravações nas redes sociais, e as canções ressoaram com muitos usuários. Aos poucos, foi alcançando um público cada vez maior.
Em entrevista à NME, compartilhou que um dos seus objetivos é popularizar o jazz. “Lembro da falar para minha mãe, aos 11 anos no carro, ‘Quero fazer com o jazz o mesmo que a Taylor Swift fez com o country. A cada dia, a cada conquista, sinto que estou chegando mais perto de devolver o jazz para a minha geração”. Para os amantes do gênero, recomendamos a faixa “I’ve Never Been In Love Before”.
Nesta sexta-feira (8), Laufey disponibilizará seu segundo álbum de estúdio, “Bewitched”. Sobre o projeto, declarou: “É um álbum de amor. Um disco sobre estar apaixonado pela vida”.
Veja também:
ANIVERSARIANTE DO DIA: ROGER WATERS COMEMORA 80 ANOS
CURIOSIDADES ARTISTA DA SEMANA: ELLIE GOULDING NAS TRILHAS SONORAS
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO