Aniversariante do dia: Roger Waters comemora 80 anos
Relembre o sucesso e o impacto do compositor do Pink Floyd
Publicada em
Cantor, baixista, compositor, ativista e uma lenda do rock progressivo! Ao longo da sua carreira, Roger Waters, letrista principal e fundador do Pink Floyd, construiu uma carreira magistral e foi consolidado como um dos principais nomes da história da indústria musical.
Além disso, com letras críticas e composições icônicas, o astro britânico desenvolveu um espírito ativista e uma base de fãs que o acompanharam até os dias de hoje, dentro e fora dos estúdios de gravação.
Sendo assim, em comemoração ao seu aniversário de 80 anos, a rádio Antena 1 preparou uma homenagem, abordando os principais e mais marcantes momentos da sua trajetória. Confira:
Predestinado a tornar-se uma das figuras mais influentes da história do rock, George Roger Waters nasceu no dia 6 de setembro de 1943, em uma família de classe trabalhadora no sul da Inglaterra.
O ano do seu nascimento, inclusive, foi um fator chave para o desenrolar da sua carreira. Nascido em meio a Segunda Guerra Mundial, o cantor, com apenas 5 meses de idade, perdeu o seu pai, Eric Fletcher Waters, em um conflito armado na costa italiana.
Com isso, Roger cresceu sem memória alguma do seu pai e revoltado contra o sistema, as guerras e as autoridades políticas da época. Isto, somado a sua educação questionadora, o motivou a escrever letras profundas, embora sutis, e lutar contra diversas formas de injustiça e opressão.
Sua trajetória musical, por sua vez, começou a deslanchar no final dos anos 60, quando o astro, ao lado de Syd Barrett (vocalista principal e guitarrista), Nick Mason (baterista) e Richard Wright (tecladista), fundou a banda de rock progressista e psicodélico, Pink Floyd.
Com a formação do grupo, Roger passou a canalizar a sua paixão pela música e o seu ímpeto revolucionário em narrativas líricas profundas e inovadoras, Com isso, o Pink Floyd disparou para o estrelato global e mudou para sempre a história do rock.
Mantendo o seu viés ativista como tema central das suas composições, Waters escreveu uma série de álbuns icônicos, como, por exemplo, o emblemático “The Wall (1979)”, disco focado na alienação e no isolamento da sociedade da década de 70.
Além disso, a banda foi responsável por outra leva de grandes sucessos, como o clássico de 1975 - “Wish You Were Here” e a obra-prima de 73 - “The Dark Side of The Moon”.
Mesmo assim, em 1985, por conflitos criativos com o restante da banda, Roger decidiu seguir carreira solo. A partir de então, novos projetos surgiram e Waters, a partir da música, seguiu defendendo causas humanitárias e produzindo críticas precisas a respeito das questões políticas e sociais do mundo contemporâneo
Daí, surgiram os discos: “Music From the Body (1970)”, “The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984)”, “ Radio K.A.O.S. (1987)”, “Amused to Death (1992)” e o mais recente “Is This the Life We Really Want? (2017)”
Assim, no dia do seu aniversário, comemoramos uma carreira diversificada e um impacto global que testemunham o seu talento e compromisso com as questões que realmente importam.
Veja também:
EGOT: QUEM SÃO OS ARTISTAS CONTEMPLADOS COM OS PRÊMIOS MAIS IMPORTANTES DA INDÚSTRIA
O INSUBSTITUÍVEL FREDDIE MERCURY
SALA DE BATE PAPO