Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça o significado por trás de “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, canção do U2

A música foi considerada uma das melhores de todos os tempos

Placeholder - loading - A banda U2 para photoshoot. - Divulgação
A banda U2 para photoshoot. - Divulgação
20
Ver comentários

Publicada em  

A banda de rock irlandesa, U2, foi formada em 1976 e é composta pelos integrantes Bono (vocais e guitarra rítmica), The Edge (guitarra, teclados e backing vocals), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). Logo no início da carreira, o grupo se tornou rapidamente conceituado no mundo da música, graças a sua ótima performance e letras incríveis, que na maioria das vezes eram voltadas para temas pessoais ou críticas sociopolíticas. Assim, na época em que lançaram seu quinto álbum de estúdio, “The Joshua Tree”, o conjunto já contava com grande renome e uma bela legião de fãs ao redor do mundo.

The Joshua Tree
Toque para aumentar

LEIA MAIS: PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DO U2

É justamente nesse disco que está contida a faixa “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, que foi o segundo single do quarteto a alcançar o número 1 na Billboard Hot 100, o primeiro sendo "With or Without You", também parte do álbum em questão. Nós da Antena 1 somos fissurados por clássicos como esse, então que tal conhecer um pouco mais sobre esse tão aclamado hit?

A história e o significado

A segunda faixa do compilado foi lançada em maio de 1987 e teve forte inspiração na Música popular americana. Além possuir grandes influências do gospel, a letra evoca um sentimento espiritual, muito comum nas produções da banda. O mais incrível sobre essa canção é que ela é considerada por críticos como uma das melhores faixas já produzidas na história da música, por isso, foi incluída na lista "As 500 Melhores Músicas de Todas Tempos", na posição 93.



A música se originou de uma demo que a banda gravou em meio a uma jam session (série de solos improvisados), que incluía as faixas “The Weather Girls” e “Under the Weather”. Em meio a isso, o baterista Larry Mullen tocou uma batida diferençada e sobre isso o produtor Daniel Lanois disse: "Era uma batida muito original de Larry. Sempre procuramos aquelas batidas que se qualificariam como uma assinatura para a música. E essa certamente era uma delas. Tinha essa coisa de tom-tom que ele faz e ninguém nunca entende. E nós simplesmente não queríamos deixar essa batida, era tão única."

A música seguiu sendo produzida dessa maneira experimental e improvisada, sendo construída por todo os membros do quarteto de forma muito fluida, quase intuitiva. Tanto que o título do hit surgiu de repente para Bono, quando o cantor lembrou ter anotado a frase “Ainda não encontrei o que estou procurando", influenciado por uma linha da música de Bob Dylan “Idiot Wind”: “Você descobrirá quando chegar ao topo, você está no fundo”. Assim, nasceu uma das produções mais emblemáticas do U2.

U2 em foto na praia
Toque para aumentar

LEIA MAIS: #TBT: EM 1987, U2 LANÇAVA O ICÔNICO ÁLBUM “THE JOSHUA TREE”

Segundo o site do U2 no Brasil, “O que temos de concreto é o que o Bono e o Edge afirmaram nas citações acima. E eles deixaram claro que o sentido dessa canção é espiritual, é uma música onde são expostos sentimentos como a dúvida, a fé e a busca incessante pelos atributos do Paraíso, por uma transcendência que traga sentido, respostas e alívio a essa nossa existência, por vezes, errática e sofrida. E tudo isso é algo que todo ser humano se depara na sua peregrinação por essa existência que chamamos de vida.”

Confira o videoclipe:



Lançado em abril de 1987, foi filmado na Fremont Street, em Las Vegas, e a produção foi tão emblemática que de acordo com presidente da organização oficial do evento em Las Vegas, “Toda a percepção de Vegas mudou com esse vídeo”, acrescentando: “Agora todos os grandes nomes vêm aqui, alguns deles cinco, seis vezes por ano”.

A canção também chegou a receber importantes prêmios! "I Still Haven't Found What I'm Looking For" foi aclamada pela crítica e recebeu duas indicações no 30º Grammy Awards em 1988, para Gravação do Ano e Canção do Ano. Posteriormente, tornou-se uma das músicas mais conhecidas do grupo e foi apresentada em muitas de suas turnês.

U2 no Grammy
Toque para aumentar

Nas turnês de The Joshua Tree e Lovetown Tours, a música foi tocada em todas as datas, normalmente no início do set principal. Até os dias atuais a canção é um marco absoluto, tanto para o rock, quanto para o universo musical. Por isso, confira o nosso quadro “Letra e Tradução” para ficar ainda por dentro dos significados desse hit maravilhoso:



Leia também:

LADY GAGA COMPLETA 36 ANOS DE PURO TALENTO ARTÍSTICO

PLAYLIST ANTENA 1: GWYNETH PALTROW

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. conheca o significado por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.