#TBT: em 1987, U2 lançava o icônico álbum “The Joshua Tree”
Os artistas deixaram sua marca na história da música, chegando no top 10 de mais de 20 países
Publicada em
Há cerca de 35 anos, a banda U2 lançava o quinto álbum de estúdio chamado “The Joshua Tree”. A produção foi assinada por Daniel Lanois e Brian Eno e em seguida lançada no dia 9 de março de 1987 pelas mãos da Island Records.
O grupo irlandês que trouxe o álbum ao mundo foi formado em 1976 e composto por quatro integrantes, Bono, vocalista e guitarrista; Adam Clayton, baixista e Larry Mullen, baterista e percussionista. Quando iniciaram sua carreira, o ritmo pelo qual mais tocavam com certeza era rock e pós-punk, mas depois de um tempo eles começaram a se apresentar com outros ritmos musicais, o que denotou a versatilidade e talento do grupo.
A história do U2 começou na década de 70, quando os quatro membros eram adolescentes e se conheceram no Mount Temple Comprehensive School. Naquele momento, eles não tinham o conhecimento mais amplo do mundo na música, mas tinham o sonho de se tornarem artistas e lutaram por isso.
Depois de quatro anos, eles tiveram uma das primeiras grandes propostas que viriam a impactar a carreira da banda para sempre, assinar com a gravadora Island Records para produzir seu primeiro álbum “Boy”.
O álbum recebeu diversas influências ao longo de sua produção como a música americana e irlandesa e por meio dele, os artistas exploraram seus sentimentos internos como amor e ódio nos Estados Unidos, que são visivelmente notados nas letras que discutem problemas sociais e políticos.
Por meio desse produto, a banda conseguiu atingir um número impressionante de pessoas e com o tempo se tornou um dos maiores nomes do cenário mundial do rock. A banda de gênero pós-punk revelou por meio de bono que a maioria do material de “The Joshua Tree” foi gravado na sala da casa de Adam e outros momentos também no quarto de hóspedes de casa de Larry.
Um grupo conhecido por seus acordes e texturas musicais que sempre acompanharam a voz imponente de Bono nas letras que transmitem uma esfera individual e espiritual nos temas pessoais e sociais das composições se tornou um dos maiores artistas da Irlanda e com toda certeza deixam esse tbt ainda mais especial.
Por meio de sua turnê nos Estados Unidos, os artistas puderam se inspirar em diversos aspectos da vida americana e implementar essas idéias e insights em sua música. Portanto, por um momento o U2 viu a esfera política, social e artística da América como uma ferramenta pela qual poderiam produzir.
Pensando na parte mais técnica, o álbum foi bem recebido pela crítica e por si só chegou as maiores paradas do mundo em mais de 20 países. Logo, não foi de surpreender quando chegaram as indicações ao Grammy em 1988, o qual eles ganharam duas categorias "Álbum do ano” e “Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com vocais”, levando dois dos maiores prêmios da música daquele ano para casa.
Relembre a tracklist completa do álbum:
- Where the Streets Have No Name
- I Still Haven't Found What I'm Looking For
- With or Without You
- Bullet the Blue Sky
- Running to Stand Still
- Red Hill Mining Town
- In God's Country
- Trip Through Your Wires
- One Tree Hill
- Exit
- Mothers of the Disappeared
Confira: #TBT: 10 anos sem Whitney Houston
Relembre duas faixas desse grande sucessos que fazem parte da nossa programação e foi a primeira conexão entre muitos ouvintes com a banda:
Segundo ele, foram sessões que rolavam mais como algo espontâneo do que como uma necessidade de produção de uma banda de rock.
Sobre a antológica capa do disco, The Edge afirmou que não foi uma alusão ao cantor Gram Parsons e ao Joshua Tree Monument Park, a banda fez na verdade uma referência a todo aquele deserto no sudoeste americano e à experiência de estar presente naquele local.
Ainda falando sobre o impacto dessa produção, não podemos esquecer que a banda ganhou um disco de platina no Reino Unido em apenas 48 horas do lançamento e nessa mesma energia vendeu cerca de 235 mil cópias em sua primeira semana, o que lhe tornou o álbum vendido em menor tempo da história do UK.
“The Joshua Tree” foi tão importante que mesmo após décadas de seu lançamento a banda promoveu uma turnê comemorativa apresentando apenas as faixas que se tornaram hits e clássicos desse trabalho pelo mundo.
O álbum é constantemente citado como um dos maiores álbuns produzidos do rock, senão o maior de todos para alguns críticos. Para os fãs, a mesma coisa, pois essa belezinha foi vendida por mais de 25 milhões de vezes o que contribui com que há cinco anos atrás a banda lançasse uma edição especial de 30 anos do álbum, mas agora em uma nova versão.
Veja também:
Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas do James Blunt
Misery inova ao levar obra ao teatro, confira entrevista com Mel Lisboa
SALA DE BATE PAPO