Conheça os 10 artistas com as maiores vendas em vinil de 2022 no Reino Unido
No pódio, a banda Yard Act lidera com 11 mil vendas, seguidos por Tears For Fears e Black Country, New Road
Publicada em
A Official Charts Company, organização profissional que compila várias tabelas musicais oficiais do Reino Unido e analisa as vendas de música no país, divulgou recentemente um relatório que reúne os 40 artistas que mais venderam discos de vinil no ano de 2022.
Confira a lista com os 10 primeiros:
Entre os listados, a banda de rock britânica Yard Act se destaca no topo contabilizando mais de 11 mil unidades vendidas, desde o seu lançamento no mês de fevereiro, ou seja, tudo isso em menos de 3 meses. Um número realmente impressionante!
“É ótimo ter ganho música por pelo menos um quarto do ano”, disse o Yard Act ao OfficialCharts.com, “claramente fez alguma forma de conexão com pessoas suficientes para que isso acontecesse, que é a coisa mais importante[...] Estamos incrivelmente gratos por isso e nunca esqueceremos isso [...] a toda a nossa equipe e toda a equipe da Island Records por acreditar em nós, trabalhando tanto e gastando muito dinheiro com isso, obrigado.”, o grupo finaliza.
Em segundo lugar temos o duo icônico, diretamente dos anos 80, Tears For Fears com o seu lançamento recente - no dia 25 de fevereiro- do primeiro álbum de material original em mais de 17 anos, intituado "The Tipping Point", sob um novo contrato com a Concord Music Group,companhia independente especializada em gravações e publicação de músicas localizada na Califórnia.
Para fechar o pódio temos outra banda de rock inglesa, Black Country New Road conseguiu alcançar sua melhor colocação nas paradas do Reino Unido com o novo álbum "Ants From Up There", lançado em 4 de fevereiro.
Outros lançamentos que tiveram grande destaque incluem "Fix Yourself, Not The World" da banda The Wombats, em 5º lugar, o primeiro LP nº1 do Reino Unido da artista Charli XCX intitulado "Crash", em 6º, "Who Cares" de Rex Orange County, em 7º, "Amazing Things" de Don Broco, em 8º, e "Fragments" de Bonobo em 9º.
O compositor inglês do gênero folk/punk, Frank Turner conquistou o seu primeiro disco nº 1 em fevereiro com seu nono álbum de estúdio, intitulado "FTHC" (Frank Turner Hardcore) e agora alcançou o Top 10 dos mais vendidos de vinil do ano no número 10, enquanto Bastille se posiciona em nº 15 com "Give Me The Future" e Stereophonics com "Oochya", em sua 16º lugar também ganham uma colocação no Top 20.
Confira o restante da lista:
Relembre agora o Top 10 da lista:
1. Yard Act – The Overload
O álbum recebeu aclamação da crítica após seu lançamento. No site super reconhecido agregador de críticas, Metacritic , "The Overload" obteve uma classificação média de 86 em 100, sendo considerada como uma "aclamação universal" com base em 14 críticas.
2. Tears For Fears – The Tipping Point
Para alegria dos fãs junto ao álbum chega mais uma novidade, o grupo sairá em turnê para a promoção e já está programado para ocorrer na América do Norte e na Europa até o momento. A tour carregará consigo o mesmo nome do álbum, “The Tipping Point World Tour”, e acontecerá a partir de maio.
LEITA TAMBÉM: “THE TIPPING POINT”: TEARS FOR FEARS LANÇA NOVO ÁLBUM
3. Black Country, New Road – Ants From Up There
O álbum recebeu, no Metacritic, uma pontuação média de 92, com base em 20 avaliações.
4. Fleetwood Mac – Rumours
“Rumours” alcançou a Billboard e também a UK Albums Chart no ano em que foi lançado. Além disso, a obra foi tão aclamada pelo público e pela crítica que levou para casa também o prêmio do Grammy de Álbum do ano após ser indicado na categoria.
LEIA TAMBÉM: #TBT: HÁ 44 ANOS
5. The Wombats – Fix Yourself, Not The World
No Metacritic, o álbum recebeu uma pontuação média de 70, com base em 7 críticas, indicando críticas "geralmente positivas".
6. Charli XCX – Crash
"Crash" recebeu críticas geralmente favoráveis dos críticos de música. No Metacritic, o disco recebeu uma pontuação média de 79, com base em 19 críticas.
7. Rex Orange Country – Who Cares
O álbum estreou no nº 5 na parada Billboard 200 dos EUA com 35.000 unidades equivalentes a álbuns físicos.
8. Don Broco – Amazing Things
O lançamento físico no dia 28 de janeiro deste ano fez com que o álbum se tornasse o primeiro álbum número 1 da banda no Reino Unido.
9. Bonobo – Fragments
O disco se destacou no Top 10 de diversos rankings ao redor do mundo, como Reino Unido, Escócia, Austrália, Suiça, Holanda, Bélgica etc.
10. Frank Turner – FTHC
No Metacritic, o disco recebeu uma pontuação média de 81, com base em 5 críticas, recebendo comentários, como "Muito possivelmente seu melhor álbum em uma carreira já repleta de elogios" da Glide Magazine.
Veja também:
'HALLELUJAH, I LOVE HIM SO': NORAH JONES LANÇA NOVA VERSÃO DA MÚSICA
SALA DE BATE PAPO