David Bowie ganha nova estátua no Madame Tussauds de Londres
A estátua retrata Bowie em sua era Ziggy Stardust
Publicada em
O cantor David Bowie ganhou uma nova estátua de cera no tradicional Madame Tussauds de Londres. A atração faz parte da seção “Festival de Música” e retrata o artista em sua icônica era Ziggy Stardust.
Essa não é a primeira vez que David Bowie é eternizado em forma de estátua na maior e mais tradicional franquia de museus de cera do mundo, o Madame Tussauds.
LEIA MAIS: SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA 1 (28/03 a 01/04)
No ano de 1983, o artista, na época com 36 anos foi escolhido para integrar o portfólio do museu londrino. Naquela altura, o próprio David esteve envolvido no processo de criação. Ele forneceu suas medidas, detalhes de seus traços, dados pessoais e muito mais. Tudo isso para trazer o máximo de vivacidade à estátua.
O artista foi retratado em sua era de "Let’s Dance".
Já nesse ano de 2022, David Bowie completaria 75 anos, e o Madame Tussauds de Londres achou esse o gancho perfeito para renovar a imagem do artista. Dessa vez, a era retratada é a Ziggy Stardust.
A estátua de cera já está aberta para a visitação do público e o anúncio foi feito através das redes sociais do museu: “há uma estrela à espera em nossa nova seção Festival de Música”.
LEIA MAIS: DAVID BOWIE: O CAMELÃO DO ROCK FAZ ANIVERSÁRIO
Confira abaixo algumas fotos da nova estátua de cera de David Bowie:
Em 2022, David Bowie, foi considerado como o artista de vinil mais vendido do século 21. Se aproximando ao número de 600 mil cópias vendidas, mais especificamente 582.704, suas obras o fizeram superar a marca de 535.596 vendas da banda britânica Beatles.
De acordo com os mesmos gráficos de 2020, os mesmos dois artistas lideram o ranking, sendo Bowie com 134.237 vendas e a banda britânica com cerca de 113.613.
Em contrapartida, tendo como base as 10.000 maiores vendas de vinil do ano passado, 2021, David ficou em terceiro lugar (53.181) atrás dos Beatles (58.567) e Taylor Swift (56.917).
Além disso, as informações também constam no Official Charts Company, organização profissional que compila várias tabelas musicais oficiais do Reino Unido, na qual os álbuns “Hunky Dory” (1971) e “Toy (Toy Box)” (2021) se posicionam, respectivamente, em primeiro e segundo lugar no ranking dos maiores álbuns de vinil da semana do Reino Unido, com base nas vendas em um período de sete dias.
Confira o Top 5 do Official Charts Company:
Para saber mais sobre o restante do ranking, acesse aqui.
LEIA MAIS: FAIXA DE DAVID BOWIE É A MAIS TOCADA EM SERVIÇO DE STREAMING
DICA ANTENA 1
A Antena 1 preparou para você uma listagem com os maiores momentos do Camaleão do Rock. Confira:
Carreira
Ao longo de sua brilhante carreira, Bowie lançou mais de 25 álbuns, atuou em filmes e pintou quadros expressionistas e pós-modernistas. Com uma carreira extensa como essa, David Robert Jones teve seu trabalho no topo de muitas paradas e seus filmes premiados.
Só no Brasil, o cantor tem 534 músicas em 2.550 gravações registradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).
A organização listou o as músicas de David Bowie mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo).
LEIA MAIS: Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas do Queen
Confira a lista:
1. Under pressure - Brian May / Bulsara Freddie / David Bowie / John Deacon / Roger Taylor
2. Heroes (we could be) - Brian Eno / Alesso / Tove Lo / David Bowie
3. Let's dance - David Bowie
4. The man who sold the world - David Bowie
5. Modern love - David Bowie
6. This is not America - Lyle David Mays / David Bowie / Pat Metheny
LEIA MAIS: Primeiros anos de carreira de David Bowie em documentário
7. Heroes - Brian Eno / David Bowie
8. Rebel rebel - David Bowie
9. As the world falls down - David Bowie
10. Starman - David Bowie
UNDER PRESSURE, A MAIS TOCADA!
"Under Pressure" foi a faixa mais tocada e regravada, 70% das suas execuções foram em rádios, shows e na tevelevisão. A canção foi uma pareceria de David com a banda Queen e a música é assinada por Bowie, Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.
Segundo Brian May, o processo de criação da música foi completamente improvisado, fugindo do clássico onde um compositor presentei o outro com a ideia para ser lapidada. “Fomos lá com uma folha em branco”, afirmou o guitarrista.
Toda melodia gira entorno de um riff de baixo que David não gostou tanto e esse não foi o único conflito na gravação. Mercury e Bowie tiveram discordâncias sobre qual deveria ser a voz principal e, por isso muitas vezes elas se sobrepõem. O improviso na criação abriu espaço para que os vocais se divertissem e arriscassem em notas diferentes que marcaram a produção.
Relembre o videoclipe oficial da música:
Veja também:
"AS IT WAS": HARRY STYLES LANÇA NOVO SINGLE
60º ANIVERSÁRIO DOS ROLLING STONES SERÁ MARCADO COM DOCUMENTÁRIO DA BBC
SALA DE BATE PAPO