Dia do Rock: como nasceu a data
O dia foi escolhido por causa do Live Aid, megaevento de 1985
Publicada em
O dia 13 de julho foi escolhido para ser o Dia do Rock, mas você sabe porquê? Nessa data, em 1985, aconteceu o Live Aid. Entre tantas apresentações que marcaram a noite, o Queen roubou a cena e fez história.
A data é importante para relembrar os grandes nomes da música e as diversas faces do Rock. Mas qual foi a origem da homenagem? Essa e outras respostas a Antena 1 traz para você!
Dia Mundial do Rock, é mesmo mundial?
Apesar de ser o dia mundial do rock, a data é comemorada apenas no Brasil. A comemoração começou em 1990, com as rádios brasileiras. Mas Phill Collins uma vez sugeriu que o dia 13 de julho fosse o dia do rock, pensando no Live Aid também.
Live Aid
O dia do megaevento foi o escolhido por sua força histórica. O festival foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar fundos e combater a fome na Etiópia. Vários artistas participaram das apresentações: U2, Paul McCartney, Dire Straits, Sting e, é claro, o Queen.
A apresentação da banda roubou o protagonismo. Eram 2 bilhões de espectadores ao redor do mundo assistindo ao show pela transmissão. O filme “Bohemian Rhapsody” recriou o evento para contar a história de Freddie Mercury. Apesar de não abrir nem fechar o festival a banda foi a mais marcante.
Entrando logo depois do U2, o Queen tocou seus maiores sucessos e com toda a energia que a banda poderia entregar. Mercury dançou, falou com a plateia e conquistou a todos com sua voz de 4 oitavas. “Todos nós tocamos bem, mas o Freddie levou o show para outro nível”, disse Brian May anos depois.
A banda, assim com os outros participantes, tinham pouco tempo e tiveram que selecionar alguns de seus sucessos. Confira a tracklist:
- Bohemian Rhapsody” (Partial)
- “Radio Ga Ga”
- Vocal improvisation.
- “Hammer to Fall”
- “Crazy Little Thing Called Love”
- “We Will Rock You” (first verse and chorus only)
- “We Are the Champions”
Foram apenas 20 minutos e história foi feita. Confira a apresentação completa:
Outros dias do rock
O dia 5 de julho também foi cogitado para ser o dia do rock. Nessa data, dois grandes eventos aconteceram e marcaram a história. Elvis Presley gravou nesse dia a música “That’s All Right”, um dos primeiros hinos do rock.
Confira a faixa
Nesse mesmo dia, anos depois, foi a chegada dos Beatles aos EUA. O grupo se apresentou no Ed Sulivan Show e conquistaram todo o mundo. A banda apresentou várias músicas e interagiu com o público.
Confira um trecho da apresentação
Saiba tudo sobre rock
O rock é de fato o gênero mais famoso em todo o mundo, e causador em ditar moda a partir da década de 50. Mas, o que muitos não sabem e que o gênero possui diversas variações,ritmos e influências. Por isso, a Antena 1 convida você para uma viagem no tempo e conhecer detalhes e curiosidades sobre o marcante Rock and Roll.
Como tudo começou?
Tudo começou lá em meados da década dos anos 20, nos Estados Unidos,Trixie Smith, que para muitos é considera a mãe e rainha do rock, lançou variações do Blues em suas apresentações em na cidade de Atlanta.
Trixie foi um verdadeiro símbolo de resistência feminina, uma vez que a mulher não era bem-vista em atividades que não fossem rotineiras. Trixie quebrou,quebrou esse paradigma, e nos presenteando com grandes canções, e o mais importante o legado que jamais será esquecido, originando o famoso rock. A instrumentista compunha músicas agitadas para as discotecas da época, e gerou um slogan de “música para casais dançar e rolar”. Ali os primeiros acordes que futuramente resultaram no rock.
Partindo para a década seguinte, um grande avanço da tecnologia vem para mudar e melhorar tudo o que conheciam no mundo da música,a versão elétrica dos instrumentos, como a guitarra e o baixo, que já eram muito populares, mas no modo acústico. A partir de então, muitos músicos começaram a criar as variações musicais e já nessa época nascia o rock.
Alinhado ao marco do avanço tecnológico sobre os instrumentos, o início do rock veio para quebrar tabus. Nesse período dos anos 40 e 50, os Estados Unidos viviam o esquema de segregações, onde diferenciavam o povo negro dos demais. Através do rock, isso foi quebrado aos poucos, já que o gênero musical reunia diversos povos e raças, todos unidos por um amor em comum, a música.
Confira algumas variações do Rock
Rocbilly: Sendo um dos primeiros subgêneros que surgiu nos anos 50. A origem da variação teve com um dos pioneiros e influenciadores, Johnny Cash, o rei da música country americana. A mistura do Rockbilly consiste em música “Country” e “Rhythm and Blues”.
Classic Rock: O rock clássico teve como o principal expoente, nada mais, nada menos que o rei Elvis Presley. Esse gênero manteve a originalidade do country, mas incluía ritmos e batidas mais agitadas, não à toa, efervescendo bares e casas de shows da época.
Rock Psicodélico: Liderado por “Jimmi Hendrix” e “The Doors”, a palavra psicodélica entrou no mundo do rock por trazer varicoes nos instrumentos e melodias, como: A distorção no som e deixando uma visão mais “maluca” na composição.
Rock Progressivo: Talvez um dos subgêneros mais conhecidos, o Rock Progressivo tem como principal característica as canções de longa duração. O gênero é uma fusão de música clássica e o jazz fusion, e claro! Não deixando aquela pegada do country de lado.
Hard Rock: Surfando na onda dos anos 70, o “Hard Rock” apareceu como o auge do gênero em todo seu esplendor. Considerado por muitos o verdadeiro rock! Como o próprio nome sugere, estilo musical é de fato mais pesado, e tem em sua raiz os elementos do “Rock Psicodélico”. Os principais expoentes que representaram o “Hard Rock” foram: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake e Gun’s Roses.
Venha conferir com a Antena 1 curiosidades sobre o rock, separado por décadas:
A mistura de povos no Rock possui alguns nomes de grande sucesso, e marcaram história, como; Johnny Cash?e B.B King. Cada um representando estilos diferentes, o Blues e o Country.
LEIA MAIS: TBT#: Jimi Hendrix, Johnny Cash e Yardbirds são eleitos para o Rock Hall of Fame
Seguindo a ordem cronologia e ainda no início do rock, os anos 50 revelou para o mundo e especial à comunidade do gênero da moda, um nome muto famoso e respeitado, Elvis Presley. Muitos consideram Presley como o “Rei do Rock”, já que foi um símbolo do gênero musical, um verdadeiro conjunto de talento, beleza e uma forma peculiar e hipnotizante de dançar.
Elvis Presley - Burning Love
“Burning Love” foi de longe um dos maiores sucessos do rei do Rock. O single foi lançado em meados dos anos 70, e foi um marco para Elvis, trazendo o cantor de volta para as rádios. Um fato curioso sobre a canção foi que na época, a faixa não estava associada a nenhum álbum do músico, mas a gravadora RCA não ignorou esse fato, e criou um álbum especial.
O quarteto de Liverpool, The Beatles, ingressaram no mundo do rock de forma estrondosa e revolucionando a moda e composição de canções. O grupo foi composto por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, e levaram o melhor do rock psicodélico. “The Beatles” de fato dispensa comentários, e não podia faltar em nossa seleção, sendo grande influenciadores do rock.
The Beatles - Twist & Shout
A canção “Twist & Shout” ainda faz sucesso, mesmo depois de 58 anos de seu lançamento. O principal hit das danceterias da época foi originalmente composto pelo americano Phil Medley e Bert Russell.
Você sabia?
Antes de finalizar nossa aventura pelo Rock. A Antena 1 traz uma curiosidade incrível e especial para você. Em 1951 o locutor Alan Freed foi o criador da expressão “Rock’n Roll”. O termo veio justamente para resumir o sentimento quando o ouvinte aprecia as canções do gênero.
SALA DE BATE PAPO