Elton John é homenageado pelo Gershwin Prize 2024
Especial contou com a participação de Paul McCartney, Joni Mitchell, Carole King e muito mais!
Publicada em
Apenas o baixista dos Beatles, Sir James Paul McCartney, havia deixado a terra da rainha para ser homenageado pela Biblioteca do Congresso norte-americano. Em 2024, no entanto, Elton John, um britânico também condecorado com o título de “lorde” pela monarquia anglicana, deixou a sua aposentadoria para ser reverenciado pelo Gershwin Prize em Washington, Estados Unidos.
A cerimônia aconteceu no dia 20 de março de 2024 e contou com depoimentos de ninguém menos do que Carole King, Stevie Wonder e, é claro, Paul McCartney. Além disso, Joni Mitchell (homenageada em 2023), Annie Lennox, Charlie Puth e diversos outros artistas performaram covers das melhores músicas do pianista 5 vezes vencedor do Grammy, durante o evento.
O próprio Elton, inclusive, subiu ao palco para cantar um mashup entre “Mona Lisas and Mad Hatters (1972)”, “Saturday Night’s Alright for Fighting (1973)” e “Your Song (1970)”. Durante o restante da cerimônia, no entanto, o artista que emplacou 29 hits no top 10 do Billboard Hot 100 ao longo da sua carreira permaneceu sentado para aproveitar o espetáculo construído em sua homenagem.
“Esta é a primeira vez na minha vida que me sento na plateia e ouço a minha banda. E eu sei que eles são bons, mas são incríveis!
O prêmio, por sua vez, trata-se de uma homenagem da instituição federal de pesquisa dos Estados Unidos a um grupo seleto de artistas, que tenham transformado o mundo em um lugar melhor, a partir das suas letras e melodias. Stevie Wonder, Paul Simon, Billy Joel, Tony Bennett e Lionel Richie são alguns nomes já reverenciados pela cerimônia nos últimos anos.
De acordo com o próprio site oficial da premiação, inclusive, a biblioteca destaca o especial como uma forma de “celebração do trabalho de um artista, cuja carreira reflita a sua influência, o seu impacto e as suas conquistas em prol da promoção da música como um veículo de expressão e entendimento cultural”.
O nome “Gershwin”, inclusive, surgiu em 2007 para reverenciar o trabalho de George Gershwin, um dos mais importantes compositores e pianistas do século 20. Assim, o artista responsável por escrever diversos números para o cinema e para o teatro dos Estados Unidos foi eternizado como o nome do prêmio mais importante da instituição cultural mais antiga do país.
“Obrigado, América, pela música que você nos deu em todo o mundo. É um legado incrível que você tem – todos os blues maravilhosos, o jazz, a música clássica, todas as músicas que os irmãos Gershwin [George e Ira] escreveram. É simplesmente incrível. … Estou muito orgulhoso de ser britânico e de estar aqui na América para receber este prêmio, porque todos os meus heróis eram americanos”, comentou o artista durante a cerimônia.
Mas o Rocketman não foi o único homenageado da noite. Na realidade, o prêmio foi entregue em conjunto à superestrela e ao seu liricista, Bernie Taupin. Sobre o músico de 73 anos de idade, inclusive, Elton rasgou elogios e destacou a sua importância para o mundo da música.
“Escrevemos músicas que esperamos que durem. E nossas músicas duraram – assim como os Gershwins, Rodgers e Hammerstein, todas aquelas pessoas maravilhosas. Os Cole Porters do mundo. Eles escreveram músicas clássicas, e uma vez que você escreve um clássico que as pessoas amam, ele nunca desaparece”, comentou. “Ele me dá a letra e então eu escrevo a música. Sem a letra, eu estaria trabalhando em qualquer loja de discos do mundo.”
Veja também:
10 COVERS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE ACHA QUE SÃO AS VERSÕES ORIGINAIS
CINEBIOGRAFIA DO AIR SUPPLY ESTREIA NOS CINEMAS EM 2025
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO