Elton John: musicais para os quais o cantor compôs músicas
O artista britânico também se destaca nas adaptações para o teatro musical com faixas originais
Publicada em
Em produção desde 2015, o musical de “O Diabo Veste Prada” chega aos palcos em Chicago. O espetáculo fica em cartaz na cidade até o dia 21 de agosto, e logo estará previsto para estrear na Broadway no início de 2023.
O musical segue a fictícia Runway Magazine, dirigida pela exigente Miranda Priestly, e Andy Sachs, que começa sua carreira lá como assistente de Priestly. O projeto é produzido por Kevin McCollum e Rocket Entertainment/David Furnish e apresentado por arranjo especial com Buena Vista Theatrical.
A adaptação para o teatro conta com músicas inéditas compostas pelo inigualável Sir Elton John. O compositor escreveu grande parte da trilha sonora do musical enquanto estava na estrada. Ele começou os trabalhos na produção com a música "I Mean Business" e terminou a música final do recentemente.
Inclusive, há alguns dias atrás foi divulgado uma prévia de uma das músicas que farão parte da seleção original de Elton John. A canção se chama "Dress Your Way Up", e foi escolhida para compor o nosso quadro “Dicas da Semana”.Confira uma prévia.
LEIA TAMBÉM: DICAS DA SEMANA (25/07 A 29/07)
Em uma entrevista concedida ao veículo Chicago Tribune, Elton chegou a falar sobre ajudar a trazer certos aspectos do clássico filme de 2006 para a atualidade.“Mídias sociais, #MeToo, Black Lives Matter. Entendemos que não podemos colocar a peça no mesmo cenário de 20 anos atrás. Precisamos modernizar”, disse ele."E isso também me atraiu porque eu queria tornar a música moderna. E é a história de uma mulher”, ele finaliza.
Dessa maneira, John pediu para trabalhar com uma mulher para colaborar na composição das letras: "Recebi três letristas brilhantes e escolhi Shaina Taub. Foi uma boa escolha. Nós nos demos muito bem.".
O impressionante é que em todo este período de prévias em Chicago, quase nenhuma música do artista ou imagem da peça foram divulgados ou vazados.
Vale lembrar que Elton John já contribuiu para vários musicais da Broadway, como “Billy Elliot”, “Lestat”, “Aida” e “O Rei Leão”.
Relembre outros musicais, em ordem cronológica, que ele tenha trabalhado como cantor e compositor:
O Rei Leão (1997)
É importante saber que na verdade, inicialmente quem tinha sido convidado pela Disney para desenvolver a trilha sonora da animação foi o escritor e compositor Tim Rice. Ele já tinha bons precedentes por ter feito grandes canções para outros projetos da companhia, como para “Aladdin”, em colaboração de Alan Menken. Obviamente ele aceitou o convite, mas com a condição de que trabalhasse junto com um parceiro.
Entretanto, naquela época, seu “antigo parceiro”, Menken estava indisponível. Então, Tim teve a brilhante ideia de convidar Elton John para ajudá-lo. Uma curiosidade é que ele até cogitou chamar o grupo sueco ABBA, porém alguns dos integrantes estavam ocupados.
Ao aceitar participar, Elton deixou bem claro que gostaria de compor canções que fosse agradar tanto as crianças quanto aos adultos. Dessa maneira, foram produzidas cinco músicas originais para “O Rei Leão”. São elas: “Circle of Life”, “I Just Can’t Wait to Be King”, “Be Prepared”, “Hakuna Matata” e “Can You Feel the Love Tonight”.
Entre todas, as que fizeram mais sucesso no musical foram “Circle of Life”, “I Just Can’t Wait to Be King”.
As versões cantadas pelo próprio Elton John ganharam diversos prêmios, com destaque para o Oscar de melhor canção original e o Grammy para melhor performance masculina pop.
Aida (1998)
Sendo produzido pela Disney, o musical “Aida”, também conhecido como “ Elton John and Tim Rice's Aida”, é baseado na ópera de mesmo nome de Giuseppe Verdi do século XIX, com músicas de Elton John e com letras de seu companheiro musical infalível, Tim Rice.
A canção que compõe a trilha sonora da produção "Written in the Stars", que foi gravada e cantada por Elton John e LeAnn Rimes, chegou a atingir o 2º lugar na parada Billboard Adult Contemporary, e o topo da parada RPM Adult Contemporary do Canadá. Além disso, a música foi certificada ouro nos EUA por remessas superiores a 500 mil.
Na carreira de Elton, esta canção foi seu 57º single no Top 40 da Billboard como artista. A obra foi seu último Top 40 em território estadunidense por mais de duas décadas, até chegar novamente à região com o hit "Cold Heart (Pnau remix) feat. Dua Lipa".
De acordo com analistas e especialistas em música, o single reflete o estilo de pop de Elton John.
Billy Elliot (2005)
Quando apresentado a produção inicial, Elton John decidiu que o enredo emocional seria levado a um nível totalmente novo se fosse transformado em um musical. Então, ele compôs muitas canções fantásticas para Billy Elliot, alimentado pelo desejo de usar sua extensa experiência musical para comunicar a mensagem inspiradora do filme.
O responsável pelas letras, o inglês Lee Hall, trabalhou com Elton para criar essas músicas, e ainda disse a um tablóide na época que o artista britânico "conseguiu explorar todos os tipos de tradições de músicas que tinham enormes ressonâncias com a cultura da classe trabalhadora". Dessa maneira, todas as músicas foram cuidadosamente compostas para se inspirarem em ritmos e cantos tradicionais da classe trabalhadora britânica na década 80.
A gravação original do elenco de Londres foi lançada em CD no ano de 2005. Contando com 75 minutos de duração, ele apresenta a lista completa de todos os números musicais da peça, com exceção da faixa instrumental de Swan Lake. Uma versão intitulada “Special Edition” de dois discos foi lançada posteriormente, mas dessa vez o CD contou com apenas 9 minutos, contendo versões de "The Letter", "Electricity" e "Merry Christmas, Maggie Thatcher" interpretadas por Elton John .
Confira uma seleção com as músicas de Elton John para o musical:
Lestat (2006)
"Lestat" foi um musical escrito por Elton John em colaboração com Bernie Taupin, sendo o único musical que eles escreveram juntos, baseado na série literária “The Vampire Chronicles” de Anne Rice. Antes mesmo da produção iniciar, Elton criou um conjunto de demos das músicas usadas no musical original. O musical permaneceu em cartaz por algumas semanas entre os anos de 2005 e 2006, em São Francisco, e depois algumas semanas na Broadway em 2006.
John explicou a um tablóide na época que havia escrito duas novas músicas para a produção da Broadway: intituladas "Right Before My Eyes" e "My Beautiful Boy", para a mãe de Lestat, Carolee Carmello. Ele também contou que "O enredo certamente mudou em Lestat", disse ele comparando a versão original. O cantor britânico ainda disse que “Lestat digita suas memórias em um laptop, com super títulos sendo mostrados ao público, sendo uma idéia que foi abandonada desde São Francisco".
Confira a abertura instrumental que Elton John escreveu para o musical "Lestat" no início dos anos 2000:
Veja também:
LETRA E TRADUÇÃO: FOREIGNER – WAITING FOR A GIRL LIKE YOU
BLONDE: CONFIRA O 1º TRAILER DA CINEBIOGRAFIA DE MARILYN MONROE
SALA DE BATE PAPO