Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo aponta a relação entre estresse e cabelos brancos

Uma equipe de cientistas da Universidade Harvard mapeou a reação do organismo

Placeholder - loading - Estresse acelera crescimento de cabelos brancos. Crédito da imagem: iStock
Estresse acelera crescimento de cabelos brancos. Crédito da imagem: iStock
Ver comentários

Publicada em  

Não é novidade que o estresse ajuda no surgimento dos cabelos brancos de forma mais rápida. No entanto, até então, não se sabia o porquê da relação entre a falta de pigmentação e o emocional.

Baseado no assunto, uma equipe de cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que inclui pesquisadores brasileiros, realizou um mapeamento para explicar a reação do corpo.

De acordo com os estudiosos, nosso organismo possui células denominadas de melanócitos. São elas as responsáveis pela pigmentação dos cabelos e pelos.

Ao mesmo tempo, possuímos no sistema nervoso a noradrenalina, que é uma das monoaminas (substâncias bioquímicas derivadas de aminoácidos) que possui grande influência no nosso humor.

Esta substância trabalha juntamente com o neurotransmissor monoaminérgico Dopamina, a monoamina neurotransmissora Serotonina e o hormônio simpaticomimético e neurotransmissor Adrenalina.

Através da pesquisa feita em Havard, foi possível descobrir que as células-tronco de melanócitos se proliferam e se diferenciam ao entrar em contato com a noradrenalina.

Isso quer dizer que situações de estresse, ansiedade e nervosismo ativam o sistema nervoso, liberando, assim, a monoamina que interfere no humor.

Para chegar a essa conclusão, a equipe de estudiosos fez testes com ratos de laboratórios que foram submetidos a três distintas condições de estresse: restrição física, dor física e um modelo de estresse psicológico.

Em todos os casos, os animais apresentaram o crescimento de pelos sem pigmentação.

A fim de concluir o que acontece com o organismo, os pesquisadores testaram duas hipóteses: reações hormonais e autoimunes. Os animais de laboratório foram testados mais uma vez, porém com o sistema imunológico comprometido.

No entanto, o resultado foi o mesmo: os bichos continuaram com os pelos brancos.

De acordo com a pesquisa, as células-tronco de melanócitos produzem receptores para responder à noradrenalina. Confirmando a hipótese de que a proliferação das monoaminas resulta na falta de pigmentação, os cientistas bloquearam esse efeito, por meio de farmacológicos e genéticos.

Para evitar o crescimento de fios brancos, os pesquisadores descobriram duas soluções: cirurgia para retirada das fibras nervosas simpáticas ou o uso de um anti-hipertensivo.

Vale lembrar que o sistema nervoso simpático é o responsável pela preparação do organismo para situações de medo, estresse e excitação.

Ainda não há um estudo para criação de um remédio que evite o amadurecimento das células-tronco dentro do bulbo capilar.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. estudo aponta a relacao entre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.