Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela hábitos que ajudam a ajustar o relógio biológico

Não tomar café depois de determinada hora e tomar sol pela manhã fazem parte da lista.

Placeholder - loading - Mulher com dificuldade para dormir (Foto: Antonio Guillem)
Mulher com dificuldade para dormir (Foto: Antonio Guillem)
Ver comentários

Publicada em  

Cientistas australianos descobriram que mudanças simples de hábitos podem auxiliar no ajuste do relógio biológico. Para chegar aos resultados, o estudo se concentrou nos “corujões”, indivíduos com predisposição natural a ficar acordados até tarde.

Primeiramente, os participantes foram orientados a adotar costumes simples, como horários regulares para dormir, redução do consumo de cafeína e exposição ao sol pela manhã. Apesar de bastante previsível, a abordagem fez uma grande diferença na vida destas pessoas, concluiram os pesquisadores. Todos temos um relógio biológico interno, que é influenciado pela variação da luminosidade. Mais precisamente, pelo nascer e o pôr do sol.

Os "relógios" de algumas pessoas, no entanto, são mais atrasados do que outros. Enquanto os indivíduos diurnos tendem a levantar da cama cedo, mas lutam para ficar acordados até tarde, os notívagos são o oposto, preferindo acordar mais tarde e permanecem ativos até altas horas da noite.

O grande problema que muitos destes “corujões” enfrentam é se encaixar em um mundo baseado num horário diurno, com o despertador tocando cedo, horas antes de seu corpo estar pronto. Pesquisas recentes mostram que ser notívago está associado a um risco maior de morrer de forma prematura, assim como de desenvolver doenças físicas ou mentais.

Mudança de hábitos

Os cientistas analisaram o comportamento de "notívagos extremos" que costumavam ir dormir às 2h30 e só acordavam depois das 10h. As instruções dadas a eles foram:

Acorde 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e pegue sol ao ar livre pela manhã; tome café da manhã assim que possível; pratique exercício físico apenas pela manhã; almoce na mesma hora todos os dias e não coma nada depois das 19h; corte a cafeína depois das 15h; não tire cochilos depois das 16h; vá para a cama 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e reduza a iluminação à noite; mantenha os mesmos horários de sono e vigília todos os dias.

Após três semanas, os participantes adiantaram com sucesso seus relógios biológicos em duas horas, conforme revelam as análises feitas pelas universidades de Birmingham e Surrey, no Reino Unido, e a Universidade Monash, na Austrália.

Os resultados foram publicados na revista científica "Sleep Medicine" e mostraram que estabelecer rotinas simples pode ajudar os notívagos a ajustar seus relógios e melhorar sua saúde física e mental.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela habitos que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.