Estudo revela que manter bons hábitos de saúde evita Alzheimer
Não fumar, não beber, se alimentar bem, praticar exercícios e manter a mente ativa contribuem para uma vida mais saudável.
Publicada em
Que levar uma vida saudável reduz as chances de problemas graves, como doenças cardiovasculares e câncer, já se sabia. Agora pesquisadores estudam o impacto de bons hábitos também na redução do risco de demência – mesmo para quem apresenta maior propensão genética para a doença.
Segundo especialistas, para manter uma vida saudável é preciso: não fumar, não beber, se alimentar bem, praticar exercícios e manter a mente ativa.
O estudo publicado no periódico JAMA sugere que indivíduos que adotam quatro ou cinco hábitos saudáveis têm 60% menos risco de desenvolver o problema neurológico. Para quem mantém de uma a três práticas, o risco diminui em até 22%.
Uma outra pesquisa, apresentada na Conferência Anual da Alzheimer’s Association, nos EUA, também chegou a uma conclusão parecida: adotar quatro ou mais destes hábitos reduz o risco do Alzheimer em quase 60%. Para quem pratica dois ou três, o risco é quase 40% menor.
“A mensagem central dessas descobertas é que, independentemente do risco genético, as pessoas podem se beneficiar de um estilo de vida saudável. Isso pode fazer a diferença”, comentou David Llewellyn, que participou do segundo estudo, à revista Time.
Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas convivem com alguma forma da doença em todo o mundo. Esse número pode triplicar até 2050, chegando a 152 milhões.
Os pesquisadores alertam, no entanto, que os novos achados provavelmente não se aplicam a quem já apresenta sinais da doença, mesmo em estágios muito precoces. Por isso, a recomendação é especialmente para indivíduos abaixo dos 40 anos, pois são aqueles que devem vivenciar esse período de crescimento da demência.
Diretrizes de saúde
Durante o estudo, os participantes que seguiram as recomendações a seguir obtiveram um melhor resultado e menor chance de desenvolver Alzheimer:
- Não fumar;
- Reduzir a quantidade de álcool para, no máximo, um litro de cerveja por dia;
- Se exercitar por, pelo menos, duas horas e meia por semana;
- Manter a mente ativa, como aprender um novo idioma e ler frequentemente, por exemplo; e
- Manter um dieta balanceada que incluam três porções de frutas e vegetais por dia (cerca de 400 gramas), duas porções de peixe por semana e evitar carnes processadas, como salsicha, presunto, bacon e nuggets.
SALA DE BATE PAPO