Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela que manter bons hábitos de saúde evita Alzheimer

Não fumar, não beber, se alimentar bem, praticar exercícios e manter a mente ativa contribuem para uma vida mais saudável.

Placeholder - loading - Autocuidado (Foto: Pixabay)
Autocuidado (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Que levar uma vida saudável reduz as chances de problemas graves, como doenças cardiovasculares e câncer, já se sabia. Agora pesquisadores estudam o impacto de bons hábitos também na redução do risco de demência – mesmo para quem apresenta maior propensão genética para a doença.

Segundo especialistas, para manter uma vida saudável é preciso: não fumar, não beber, se alimentar bem, praticar exercícios e manter a mente ativa.

O estudo publicado no periódico JAMA sugere que indivíduos que adotam quatro ou cinco hábitos saudáveis têm 60% menos risco de desenvolver o problema neurológico. Para quem mantém de uma a três práticas, o risco diminui em até 22%.

Uma outra pesquisa, apresentada na Conferência Anual da Alzheimer’s Association, nos EUA, também chegou a uma conclusão parecida: adotar quatro ou mais destes hábitos reduz o risco do Alzheimer em quase 60%. Para quem pratica dois ou três, o risco é quase 40% menor.

“A mensagem central dessas descobertas é que, independentemente do risco genético, as pessoas podem se beneficiar de um estilo de vida saudável. Isso pode fazer a diferença”, comentou David Llewellyn, que participou do segundo estudo, à revista Time.

Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas convivem com alguma forma da doença em todo o mundo. Esse número pode triplicar até 2050, chegando a 152 milhões.

Os pesquisadores alertam, no entanto, que os novos achados provavelmente não se aplicam a quem já apresenta sinais da doença, mesmo em estágios muito precoces. Por isso, a recomendação é especialmente para indivíduos abaixo dos 40 anos, pois são aqueles que devem vivenciar esse período de crescimento da demência.

Diretrizes de saúde

Durante o estudo, os participantes que seguiram as recomendações a seguir obtiveram um melhor resultado e menor chance de desenvolver Alzheimer:

  • Não fumar;
  • Reduzir a quantidade de álcool para, no máximo, um litro de cerveja por dia;
  • Se exercitar por, pelo menos, duas horas e meia por semana;
  • Manter a mente ativa, como aprender um novo idioma e ler frequentemente, por exemplo; e
  • Manter um dieta balanceada que incluam três porções de frutas e vegetais por dia (cerca de 400 gramas), duas porções de peixe por semana e evitar carnes processadas, como salsicha, presunto, bacon e nuggets.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela que manter bons …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.