Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fendi investe em couro feito de queratina

O tecido será criado pelo Imperial College London e à Central Saint Martins

Placeholder - loading - Frete da loja da Fendi. - Divulgação
Frete da loja da Fendi. - Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

A Fendi é uma das maiores marcas da moda contemporânea. Agora está tomando a frente do futuro da indústria. Cada vez mais consciente e preocupada com o impacto ambiental a alta costura tem parado de usar o couro como matéria prima. Indo por outro caminho a Fendi está financiando pesquisa para a criação de couro a base de queratina.

O estudo é feito pelo colégio de tecnologia do Imperial College London e pela escola de moda e arte Central Saint Martins. A Fendi descreveu o projeto como “uma colaboração estratégica que aproveita o potencial da pesquisa acadêmica em design e ciência para criar protótipos de novos biotêxteis”.

fendi coro
Toque para aumentar

Os pesquisadores exploram uma proteína fibrosa, a queratina, cultivada em laboratório. É a primeira vez que o material serve como base para a produção têxtil e tem chamado atenção pela quantidade de fibras que traz em sua composição.

Se o objetivo for alcançado, é provável que a matéria prima seja usada mais e em outras tendencias da indústria. “Estamos ativa e constantemente engajados na pesquisa e no desenvolvimento de novos recursos que podem oferecer opções ainda mais sustentáveis”, afirmou Serge Brunschwig, presidente e CEO da Fendi.

O anúncio foi feito em 22 de abril, quando se comemora o Dia da Terra. A pesquisa, que já vem acontecendo há dois anos, faz parte de uma grande parte dos investimentos da LVMH – detentora da marca Fendi – em pesquisas.

O grupo investe também pesquisas que busquem trabalhar com micro-organismos para sustentar e regenerar o meio ambiente. “A colaboração entre líderes mundiais em seus campos visa criar um produto totalmente novo que ajude a proteger o planeta”, destacou a empresa.

fendi coro
Toque para aumentar

Cada vez mais uma moda consciente é necessária para que o meio ambiente se mantenha conservado e volte a crescer. Parceria entre grandes marcas e universidades, como este caso, é o caminho para um luxo regenerativo.

“É emocionante iniciar esta nova colaboração com a líder de luxo LVMH e Fendi, e uma especialista líder mundial em biodesign, professora Carole Collet, da Central Saint Martins”, declarou Tom Ellis, professor de engenharia no Colégio Imperial de Londres.

Nada ainda foi revelado sore a qualidade ou sobre diferenças do couro de queratina. Mas já sabemos que será diferente do couro sintético, um derivado do petróleo de baixa qualidade e durabilidade.

A qualidade será um fator vital ao final do trabalho, afinal não existe uma peça Fendi mal-feita. O público aguarda ansioso para a divulgação de protótipos.

Veja também:

“MOTHER OF CREATION”: NOVA COLEÇÃO NFT CRIADA PELA MADONNA

AVRIL LAVIGNE ANUNCIA SHOW EM SÃO PAULO

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

21 H
  1. Home
  2. noticias
  3. fendi investe em couro feito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.