Hoje, George Harrison completaria 77 anos
Lenda inglesa marcou o rock de todas as formas
Publicada em
A lenda do rock mundial, George Harrison, faria hoje seu 77º aniversário. Cantor, produtor, compositor e guitarrista, Harrison foi considerado por muitos o melhor compositor solo dos Beatles. Sua carreira começou na banda mais famosa de Liverpool junto dos incríveis Paul McCartney e John Lennon, já que Harrison participava de substituto em uma banda que os dois Beatles faziam parte.
Veja também: 10 anos sem George Harrison. Documentário detalha vida do ex-Beatle
Apesar do sucesso explosivo que a banda inglesa fez no mundo todo, não foi só dela que o talento do artista se fez, já que, antes do fim da banda, Harrison já havia gravado e lançado dois álbuns solo: “Wonderwall Music” e “Electronic Sound”. O primeiro recebeu críticas mornas que diziam ser exotérico demais, e o segundo foi ainda pior, e os críticos deram notas mais baixas ainda. Mas tudo mudou quando a obra prima “All Things Must Pass”, de 1970, com o single principal, “My Sweet Lord”, batendo todas as paradas mundiais do ano e recebeu notas fantásticas da crítica.
George não era só um musicista de peso, seu trabalho como filantropo ocasionou um dos maiores shows da história do rock: O concerto em Bangladesh de 71. O amigo de Harrison, Ravi Shankar, pediu para o cantor organizar um evento beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar refugiados durante a Guerra de Independência de Bangladesh. Esse concerto lendário teve participação de Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, e outros artistas, e é considerado hoje como o percursor de eventos de rock beneficentes.
George Harrison marcou o mundo com seu ativismo e trabalhos humanitário, além de trazer inovações musicais jamais vistas na época de seu auge, sua grande amizade com Ringo Starr trouxe ganhos inigualáveis, tanto para a vida pessoal dos artistas, quanto para a indústria musical como um todo. George faleceu em 29 de novembro de 2001, poucos dias da sua última apresentação com os últimos Beatles restantes: Starr e Paul McCartney.
SALA DE BATE PAPO