Islândia permanece em alerta de erupção apesar de diminuição da atividade sísmica
Publicada em
Por Johannes Birkebaek
COPENHAGUE (Reuters) - Autoridades islandesas disseram nesta sexta-feira que ainda estavam em alerta para uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, embora as chances estivessem diminuindo após uma queda na atividade sísmica.
A Islândia tem vivido com alto risco de erupção desde que a atividade sísmica e os fluxos subterrâneos de lava aumentaram na região próxima à capital, Reykjavik, em outubro.
O Escritório Metrológico disse em um comunicado que uma erupção na cidade evacuada de Grindavik ou próxima a ela era agora considerada menos provável e que o magma vulcânico tem maior probabilidade de surgir na área entre Hagafell e Sýlingarfell.
'A atividade sísmica continua diminuindo', afirmou o órgão, acrescentando que 'a probabilidade de erupção diminui com o tempo'.
Cinco ministros do Parlamento islandês visitaram Grindavik nesta sexta-feira, onde os moradores evacuados têm sido autorizados a voltar desde quinta-feira para pegar pertences pessoais.
Mas levará meses até que todos eles possam voltar para Grindavik devido aos danos à infraestrutura, disse o diretor de segurança pública Vidir Reynisson, segundo o veículo islandês RÚV.
Como resultado de uma diminuição na atividade desde o início da semana, o nível de risco relacionado a terremotos em Grindavik foi reduzido de emergência para nível de perigo na quinta-feira, disse a autoridade de defesa civil da Islândia em um comunicado.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO