Janelle Monáe completa 36 anos: maiores sucessos da artista
Atriz e cantora, a estrela é um ícone das telas do cinema ao palco do Grammy
Publicada em
Janelle Monáe é uma cantora e atriz estadunidense. Dona de 8 indicações ao Grammy, a artista completa 36 anos hoje, dia 1º de dezembro. Original de Kansas City (EUA), a aniversariante do dia começou a cantar na igreja e ganhava dinheiro em competições de canto.
Aos 19 anos, Monáe se mudou para Nova Iorque com todo o seu talento artístico, que rendeu a ela uma bolsa de estudos na American Musical & Dramatic Academy - mas a artista optou por não seguir com a proposta.
Mesmo tendo desistido de seguir carreira como atriz da Broadway, Monáe se mudou para Atlanta para continuar sua trajetória musical, apresentando alguns espetáculos na cidade. Neste contexto, a artista foi descoberta e convidada a participar do álbum “Idlewild” (2006), referente ao musical homônimo lançado no mesmo ano.
Na mesma época, Janelle assinou um contrato sob o selo Bad Boy, membro da gravadora Atlantic Records.
Carreira musical
O ano de 2007 trouxe o primeiro EP da artista, Metropolis: Suit I, cuja continuação, The ArchAndroid (Suites II and III), lançado em 2010, foi seu disco de estreia. O sucesso da coletânea lançou a artista ao Grammy, premiação na qual Monáe foi nomeada na categoria Melhor Performance Urban/Alternative pelo single “Many Moons”.
Ouça abaixo a faixa “Many Moons”, que ficou em 17º lugar da parada americana, Billboard:
Dando mais um passo incrível na sua carreira, em 2011 Monáe obteve vários êxitos. Confira:
- Recebeu um prêmio da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Publicadores, no Prêmio de Música Ritmo & Soul.
- A artista performou sua música “Tightrope" durante o programa Dancing with the Stars.
- Monáe apresentou o single “Cold War” na edição anual do Grammy.
- Como cantora, ela participou como vocalista convidada na faixa "We Are Young", por Fun - o single rendeu à Monáe três indicações ao Grammy de 2012.
- A artista performou durante o Prêmio Nobel da Paz do ano, em Oslo, Noruega. Ela cantou “Cold War”, “Tightrope” e um cover da canção dos Jackson 5 , “I Want You Back”.
- Em 2011, a estrela começou a abrir shows para a cantora Amy Winehouse - entre eles, um no Brasil.
Ouça as músicas mencionadas acima:
Tightrope
We Are Young
Cold War
I Want You Back
Em 2012, Janelle Monáe lançou mais um álbum, The Electric Lady, do qual o single teve destaque, com 4 milhões de views apenas na primeira semana do lançamento. Outro destaque do álbum são as participações de Prince, Solange Knowles e Esperanza Spalding.
Confira “Q.U.E.E.N.”:
Em 2015, a cantora lançou o álbum “The Eephus”, que estreou na 22ª posição da Billboard 200 e na 5ª no Top Álbum de R & B/Hip-Hop. No mesmo ano, ela participou do single “Pressure Off”, da banda Duran Duran. Ouça abaixo:
Três anos depois, em fevereiro de 2018, Monáe divulgou sua coletânea batizada de “Dirty Computer”, da qual a cantora deu destaque às faixas "Make Me Feel" e "Django Jane".
O disco estreou em número 6 na Billboard 200, também batendo o Top 10 no Canadá, Reino Unido e Irlanda. Além disso, o álbum foi escolhido pelo New York Times, como o melhor do ano.“Dirty Computer” foi indicado na categoria Álbum do Ano no Grammy.
Carreira cinematográfica
A artista não fez sucesso apenas como cantora, mas sua carreira nas telas de cinema também é muito conhecida. Confira a lista dos maiores filmes nos quais Janelle Monáe atua:
- Rio 2 - Dr. Monáe (2014)
- Moonlight (2016)
- Estrelas Além do Tempo (2016)
- A Dama e o Vagabundo (2019)
- Harriet (2019)
- As Vidas de Glória (2020)
Em “Rio 2'', Monáe participou da trilha sonora com a canção “What Is Love”. Confira:
Em “Estrelas Além do Tempo'', as faixas "Isn't This the World" e "Jalapeño" também contam com a participação da artista. Ouça abaixo:
Isn't This the World
Jalapeño
SALA DE BATE PAPO