Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Janelle Monáe completa 36 anos: maiores sucessos da artista

Atriz e cantora, a estrela é um ícone das telas do cinema ao palco do Grammy

Placeholder - loading - photoshoot
photoshoot
Ver comentários

Publicada em  

Janelle Monáe é uma cantora e atriz estadunidense. Dona de 8 indicações ao Grammy, a artista completa 36 anos hoje, dia 1º de dezembro. Original de Kansas City (EUA), a aniversariante do dia começou a cantar na igreja e ganhava dinheiro em competições de canto.

Janelle Monáe
Toque para aumentar

Aos 19 anos, Monáe se mudou para Nova Iorque com todo o seu talento artístico, que rendeu a ela uma bolsa de estudos na American Musical & Dramatic Academy - mas a artista optou por não seguir com a proposta.

American Musical & Dramatic Academy
Toque para aumentar

Mesmo tendo desistido de seguir carreira como atriz da Broadway, Monáe se mudou para Atlanta para continuar sua trajetória musical, apresentando alguns espetáculos na cidade. Neste contexto, a artista foi descoberta e convidada a participar do álbum “Idlewild” (2006), referente ao musical homônimo lançado no mesmo ano.

Na mesma época, Janelle assinou um contrato sob o selo Bad Boy, membro da gravadora Atlantic Records.

Carreira musical

O ano de 2007 trouxe o primeiro EP da artista, Metropolis: Suit I, cuja continuação, The ArchAndroid (Suites II and III), lançado em 2010, foi seu disco de estreia. O sucesso da coletânea lançou a artista ao Grammy, premiação na qual Monáe foi nomeada na categoria Melhor Performance Urban/Alternative pelo single “Many Moons”.

Janelle Monáe
Toque para aumentar

Ouça abaixo a faixa “Many Moons”, que ficou em 17º lugar da parada americana, Billboard:


Dando mais um passo incrível na sua carreira, em 2011 Monáe obteve vários êxitos. Confira:

  • Recebeu um prêmio da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Publicadores, no Prêmio de Música Ritmo & Soul.
  • A artista performou sua música “Tightrope" durante o programa Dancing with the Stars.
  • Monáe apresentou o single “Cold War” na edição anual do Grammy.
  • Como cantora, ela participou como vocalista convidada na faixa "We Are Young", por Fun - o single rendeu à Monáe três indicações ao Grammy de 2012.
  • A artista performou durante o Prêmio Nobel da Paz do ano, em Oslo, Noruega. Ela cantou “Cold War”, “Tightrope” e um cover da canção dos Jackson 5 , “I Want You Back”.
  • Em 2011, a estrela começou a abrir shows para a cantora Amy Winehouse - entre eles, um no Brasil.

Ouça as músicas mencionadas acima:

Tightrope


We Are Young


Cold War


I Want You Back


Em 2012, Janelle Monáe lançou mais um álbum, The Electric Lady, do qual o single teve destaque, com 4 milhões de views apenas na primeira semana do lançamento. Outro destaque do álbum são as participações de Prince, Solange Knowles e Esperanza Spalding.

Confira “Q.U.E.E.N.”:


Em 2015, a cantora lançou o álbum “The Eephus”, que estreou na 22ª posição da Billboard 200 e na 5ª no Top Álbum de R & B/Hip-Hop. No mesmo ano, ela participou do single “Pressure Off”, da banda Duran Duran. Ouça abaixo:


Três anos depois, em fevereiro de 2018, Monáe divulgou sua coletânea batizada de “Dirty Computer”, da qual a cantora deu destaque às faixas "Make Me Feel" e "Django Jane".

O disco estreou em número 6 na Billboard 200, também batendo o Top 10 no Canadá, Reino Unido e Irlanda. Além disso, o álbum foi escolhido pelo New York Times, como o melhor do ano.“Dirty Computer” foi indicado na categoria Álbum do Ano no Grammy.

Carreira cinematográfica

A artista não fez sucesso apenas como cantora, mas sua carreira nas telas de cinema também é muito conhecida. Confira a lista dos maiores filmes nos quais Janelle Monáe atua:

  • Rio 2 - Dr. Monáe (2014)
  • Moonlight (2016)
  • Estrelas Além do Tempo (2016)
  • A Dama e o Vagabundo (2019)
  • Harriet (2019)
  • As Vidas de Glória (2020)

Em “Rio 2'', Monáe participou da trilha sonora com a canção “What Is Love”. Confira:


Em “Estrelas Além do Tempo'', as faixas "Isn't This the World" e "Jalapeño" também contam com a participação da artista. Ouça abaixo:

Isn't This the World


Jalapeño


Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. janelle monae completa 36 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.