Janis Joplin completaria 80 anos nessa semana
Confira a homenagem feita pela Antena 1
Publicada em
No dia 19 de janeiro de 1943 nascia Janis Lyn Joplin, também conhecida pelo título de “Rainha do Rock and Roll”. Para prestigiar uma das maiores e mais bem sucedidas estrelas do rock que já existiu, a Antena 1 decidiu recordar a trajetória da artista, que nesta semana estaria completando 80 anos.
Vida e carreira
Joplin nasceu em Port Arthur, no Texas e veio de uma família bastante rígida e religiosa. A jovem foi se descobrindo no meio musical as escondidas, já que seus pais não aprovariam seu gosto pelo blues e todos os grandes artistas que o rodeavam. Quando ainda estava na escola, Janis começou a fazer pequenas apresentações de blues e folk a seus amigos.
Quando finalmente entrou para a universidade, conseguiu se afastar do ambiente controlado que era sua casa e começou a mergulhar mais em suas aspirações. Na época ela vivia em uma república com seus amigos, que sempre insistiam para Joplin cantar no karaokê de um pub local. Não muito tempo depois, em 1963, a artista desistiu da universidade para se dedicar totalmente à sua música.
Gravou sua primeira faixa ainda em 1962, a intitulada "What Good Can Drinkin' Do" era um blues de seis versos que está inclusa no álbum “Janis” (1975) e no box “Janis Record Collector”. Nos anos que se seguiram a cantora lutou contra diversos obstáculos, como seus transtornos alimentares e dependências de drogas. Porém Janis procurou se tratar, voltar a estudar e entrar em contato com a família, e por um período conseguiu acalmar essas questões em sua vida.
Em 1966 a jovem foi recrutada pela banda de rock psicodélico Big Brother and the Holding Company e lançaram seu álbum de estreia pela Mainstream Records, em agosto do mesmo ano. Com isso eles conseguiram atrair a atenção do público e até trocar de contrato para a Columbia Records, que relançou o primeiro álbum da banda. Com essa visibilidade, o grupo começou a fazer apresentações maiores e até saíram em turnê pelo país.
Foi em 1968 que Joplin fez sua primeira aparição na televisão e começou a ser vista como algo a mais. Logo, grandes veículos começavam a demarcar a presença da cantora no cenário musical.
A revista Time chamou Joplin de "provavelmente a cantora mais poderosa a emergir do movimento do rock branco", e a Vogue que Joplin era "a protagonista mais impressionante do rock... ela se esquiva como alcatrão, franze a testa como a guerra ... agarrando os joelhos de uma estrofe final, implorando para não ir embora... Janis Joplin pode cantar o chique qualquer ouvinte".
Carreira solo
Depois de romper com a banda, Janis começou sua empreitada em busca de emplacar seu nome como cantora solo no mundo da música. Assim, a cantora decidiu ficar à frente da Kozmic Blues Band, que tinham grandes influencias do Stax-Volt R&B, um som caracterizado pelo uso de trompas e funky e pop em contraste com muitas das bandas psicodélicas/hard rock da época.
Não demorou muito para que eles lançassem o disco “Kozmic Blues” (1969), que no mesmo ano recebeu a certificação de ouro. O single homônimo ao álbum alcançou a posição 41 da Billboard Hot 100, e o álbum recebeu comentários mistos da crítica especializada.
O maior sucesso da carreira de Janis Joplin foi lançado em 1971. O álbum intitulado “Pearl” foi divulgado após a morte acidental por overdose da cantora em 1970, quando tinha apenas 27 anos. Este é considerado por seu público e pela crítica como o melhor trabalho da cantora, não é à toa que também leva o título de mais vendido.
Confira as faixas de “Pearl”
1. "Move Over (Janis Joplin)" 3:43
2. "Cry Baby (N. Meade, B. Russel)" 3:58
3. "A Woman Left Lonely (D. Penn, S. Oldham)" 3:29
4. "Half Moon (J. Hall)" 3:53
5. "Buried Alive in the Blues (N. Gravenites)" 2:25
6. "My Baby (J. Ragovoy, M. Shuman)" 3:45
7. "Me and Bobby McGee (K. Kristofferson, F. Foster)" 4:31
8. "Mercedes Benz (J. Joplin, M. Mclure)" 1:47
9. "Trust Me (B. Womack)" 2:02
10. "Get It While You Can (J. Ragavoy, M. Shuman)"
Com o projeto, Janis alcançou o topo das paradas da Billboard, com um sucesso triste, porém estrondoso. Anos mais tarde, em 1995, seu nome foi incluído Rock and Roll Hall of Fame. A Rolling Stone classificou Joplin em 46º lugar em sua lista de 2004 dos 100 maiores artistas de todos os tempos e em 28º em sua lista de 2008 dos 100 maiores artistas de todos os tempos.
Ela continua sendo uma das artistas mais vendidos nos Estados Unidos, com certificações da Recording Industry Association of America de 18,5 milhões de álbuns vendidos.
Veja também:
“F64”: ED SHEERAN LANÇA NOVO SINGLE
DOLLY PARTON COMPLETA 77 ANOS: CONFIRA HOMENAGEM DA ANTENA 1
SALA DE BATE PAPO