JON BON JOVI COMPLETA 61 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1
RELEMBRE A CARREIRA DO VOCALISTA DA BANDA DE ROCK QUE CONQUISTOU O MUNDO
Publicada em
Em 1962, na cidade de Perth Amboy em Nova Jérsei, nascia John Francis Bongiovi Jr, mais conhecido como Jon Bon Jovi. Descendente de italianos, o menino, que se tornou um dos maiores nomes do rock, se mudou junto com sua família aos 4 anos para a cidade de Sayreville, onde passou sua infância e adolescência.
Desde novo, sonhava em ser um grande astro do rock, tendo metas de atingir o sucesso de Bruce Springsteen. O início da sua trajetória foi participando das bandas Atlantic City Expressway e depois da Raze. Em seguida, ingressou na The Wild Ones, onde conheceu se futuro parceiro de trabalho, o tecladista David Bryan.
Em 1980, gravada no estúdio do seu primo, Jon se junto com alguns amigos e gravou a faixa “Runaway”. Depois de um tempo, algumas rádios começaram a tocar.
No ano de 1983, aos vinte e um anos, a banda Bon Jovi foi criada com o vocalista, seu amigo tecladista e mais três integrantes: Richie Sambora, como guitarrista; Tico Torres, como baterista; Alec John Such, como baixista. No lançamento de seu primeiro álbum, denominado “Bon Jovi” (1984), as vendas chamaram a atenção de executivos.
A banda de hard-rock começou a abrir shows de nomes como Kiss e Scorpions, logo conquistando uma massa de fãs. Então, assinaram um contrato com a PolyGram e logo resolveram produzir um outro projeto.
O segundo disco, “7800º Fahrenheit” (1985), com um tom mais melancólico, se tornou um grande sucesso de vendas. Além dos Estados Unidos, chegaram com peso no Reino Unido, Suíça e Japão. Com isso, saíram em turnê nacional e se destacaram com grandes performances ao vivo.
No ano seguinte, a banda causou um impacto em todo o universo do rock, com o álbum “Slippery When Wet”. Os mega hits, “Living on a Prayer”, “You Give Love a Bad Name” e “Wanted Dead or Alive” se encontraram em uma única coletânea.
Batendo recordes com mais de 18 milhões de cópias vendidas, entrando em diversas paradas mundiais e ficando em primeiro lugar em 10 países, o nome de Jon Bon Jovi oficialmente se consagrou. Mudando o curso da história no gênero, a banda que tinha apenas quatro anos de estrada, abriu venda da sua primeira turnê mundial e teve os ingressos esgotados.
Esses sucessos marcaram a vida dos integrantes e ajudaram a consagrar John Bon Jovi como uma das maiores estrelas do rock de sua geração, abrindo novas portas para sua futura carreira solo.
Depois de seis anos, em 1989, a banda anunciou que entrariam em hiato. Logo em seguida, o vocalista começou a investir na sua carreira solo, ingressando no filme “Yong Guns II” (1990), como ator e cantor de uma das músicas para a obra. “Blaze Of Glory” lhe rendeu um Globo de Ouro por melhor música no mesmo ano.
Em 1994, a banda se reuniu novamente. Contudo, sua formação original não se manteve por conta da saída do baixista Alec Such. Em 2017, Bon Jovi foi eleito para o Rock N Roll Hall of Fame. Lançando álbuns até 2020, o grupo tem 6 discos que chegaram ao topo da Billboard 200. Atualmente, surgiram especulações de que o cantor e o guitarrista estão cogitando se juntar para produzir um novo projeto em 2023.
Veja também:
EXPOSIÇÃO MARCA 50º ANIVERSÁRIO DE “ALADDIN SANE”, DE DAVID BOWIE
LETRA E TRADUÇÃO: CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT - ELTON JOHN
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO