"Just a Girl": Conheça os Bastidores do Primeiro Hit escrito por Gwen Stefani!
Relembre a trajetória da cantora como vocalista do No Doubt
Publicada em
Há 29 anos atrás, Gwen Stefani, que completa 55 anos hoje, lançava “Just a Girl”, um dos maiores sucessos da banda No Doubt que têm voltado ao mainstream após viralizar no TikTok. Antes de conquistar sua extensa carreira a solo, a cantora escreveu o single para fazer parte do terceiro álbum de estúdio do grupo, o “Tragic Kingdom” (1995), que também inclui o hit “Don’t Speak”. Em comemoração ao aniversário da cantora, viaje de volta para 1995 com a Antena 1 e relembre como um grupo de desajustados da Califórnia conseguiu encontrar seu público após 8 anos na indústria.
Em 1986, os irmãos Gwen e Eric Stefani criaram a banda No Doubt focando nos gêneros de música ska, pop e punk. E apesar da cantora ser apenas a segunda vocalista, ela acabou se tornando a peça chave por trás da rápida ascensão da banda à fama, em grande parte graças ao seu estilo autêntico, com apelo excêntrico e de moleca.
“Eu realmente gostava da ideia de misturar períodos de tempo, então meu rosto e meu cabelo eram inspirados em uma glamourosa sereia das telas de cinema dos velhos tempos e, do queixo para baixo, eu era bastante masculina na maneira de me vestir”, disse a cantora.
Com o aumento da popularidade, Gwen virou um ícone da moda, com seu estilo distintivo e reconhecido pelos lábios vermelhos e cabelo loiro platinado. A artista chegou a citar o estilo grunge de Debbie Harry, da banda Blondie, como uma das suas maiores inspirações na época.
“Eu era tão ingênua quando escrevi 'Just A Girl'”, disse a cantora em entrevista para a Vogue. “Mas era sobre aquele momento em que você percebe o poder de ser uma mulher e também a vulnerabilidade de ser uma mulher e as coisas que você não pode fazer porque pode não ser seguro ou porque as pessoas podem não levá-la a sério”.
Com suas camisetas regatas cortadas, calças largas e cabelos loiros platinados, a cantora se impunha no seu papel como vocalista de uma banda em um setor fortemente dominado por homens, um sentimento passado fortemente na letra de “Just a Girl”.
“Acho que não pensei muito em querer que o visual fosse de tomboy, mas acho que a mensagem por trás do vídeo era a divisão entre os gêneros”, explicou a artista. “Essa separação entre os dois gêneros é algo que vimos durante toda a nossa vida, e acho que 'Just a Girl' tratava apenas de atingir a maioridade e estar ciente de sua sexualidade”.
Não é atoa que em 2004, quando Gwen lançou seu primeiro álbum solo, o “Love.Angel.Music.Baby’, ela obteve um sucesso internacional quase instantâneo com os singles “Rich Girl” e “Hollaback Girl”. Sem contar que o seu talento a transformou em uma artista multifacetada, como quando se tornou atriz após atuar no filme “The Aviator” (2004) de Martin Scorsese, e quando lançou uma grife de roupas nomeada pelo acrônimo do nome de seu primeiro disco, L.A.M.B.
Veja também:
DIONNE WARWICK DESMASCARA A INDÚSTRIA MUSICAL ATUAL
CYNDI LAUPER ELOGIA ARTISTA POR USAR ARTE PERFORMÁTICA NO VMA
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO