'Just The Way You Are': Barry White encontra o Soul em Billy Joel
O cantor de R&B transformou a canção e fez uma regravação histórica
Publicada em
Poucos timbres são tão marcantes quanto o de Barry White. O cantor, conhecido pela sua voz grave com uma leve rouquidão, marcou a década de 70 e 80 com suas baladas românticas. Ele tinha o poder de transformar canções inesquecíveis em sua, com seus arranjos de qualidade e uma interpretação única.
A lista de sucessos que White deixou no mundo é gigantesca. Contudo, ele não só fez grandes hits, como também transformou os hits alheios em seus. “Just The Way You Are”, de autoria de Billy Joel, se transformou num clássico de amor para muitos, na sua voz. A grande questão foi: Barry White teve uma sacada de mestre ao sentir que aquela canção tinha todo o potencial para se transformar num hit de R&B.
Em 1977, o pianista e cantor Billy Joel lançou o seu quinto álbum de estúdio “The Stranger”, que ficou marcado como o auge de sua carreira. Além da música regravada por White, continha sucessos como “Vienna”, “Only the Good Die Young”, "She's Always a Woman" e "Scenes from an Italian Restaurant".
Para Joel, a canção regravada teve um sucesso gigantesco. Ela foi o single principal da obra e foi a primeira vez que ele entrou no topo das paradas do Estados Unidos e Reino Unido. Além disso, venceu dois Grammys nas categorias de Gravação do Ano e Canção do Ano.
Na hora de compor, sua inspiração veio da relação que tinha com sua esposa Elizabeth Werber. Ele conta que a melodia da música veio para ele em um sonho, enquanto estava trabalhando no disco. Ele logo a esqueceu, mas, durante uma reunião de trabalho, ele relembrou e começou a desenvolver o que se tornou um dos seus maiores hits. Contudo, no início, não queria colocar no projeto porque sentiu que ela se distinguia demais das outras músicas. Depois de muito convencimento, ele aceitou colocá-la.
O instinto de White foi excelente. Depois de ouvir a música, em 12 meses a adaptou para uma nova versão. Com um arranjo de cordas, um coro suave e uma sonoridade intimista, Barry White desenvolveu um marco para o Rhythm & Blues. Lançada em seu álbum “The Man” (1978), ela se tornou sua segunda maior canção que ficou por um longo período de tempo no topo das paradas. Também marcou presença no Reino Unido, entrando para o Top 20 da UK Singles Chart. O mundo todo ouviu, sem parar, a nova versão.
O projeto todo foi bem recebido pelo público e críticos, com diversas canções entrando para os rankings musicais. O single, "Your Sweetness Is My Weakness" alcançou o 2º lugar na tabela de R&B e entrou na Billboard Hot 100.
Uma das características mais marcantes das gravações do cantor, era o discurso que ele colocava antes de começar a música. Como uma serenata, ele dizia palavras íntimas que marcaram sua identidade artística. Na versão íntegra, sua fala no começo de “Just The Way You Are” é:
“Eu nunca considero nada como garantido
Só um tolo considera as coisas como garantidas
Apesar de ela estar aqui hoje
Pode ter ido embora amanhã
E isso é uma coisa que você
Nunca em sua vida terá que se preocupar comigo
Se algum dia irei mudar em relação a você pois
Amor eu te amo
Sim, eu te amo
Do jeito que... você é”
Veja também:
CÉLINE DION COMPLETA 55 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1
TBT: HÁ 44 ANOS SUPERTRAMP LANÇOU
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO