Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Há 44 anos Supertramp lançou "Breakfast In America"

Repleto de grandes sucessos, o álbum é um dos cinco mais vendido da história

Placeholder - loading - Supertramp lançou ‘Breakfast In America’ há 44 anos
Supertramp lançou ‘Breakfast In America’ há 44 anos
Ver comentários

Publicada em  

Como pode um álbum produzido por gênios que se opunham, dar certo e ser tão bom? O Supertramp consegue responder. Com uma sonoridade sofisticada, de fusão entre Rock e Pop, a banda inglesa marcou a história com seu álbum “Breakfast In América”.

Assim que foi lançado, no dia 29 de março de 1979, quatro singles entraram para as paradas da Billboard: "The Logical Song", "Goodbye Stranger", "Take the Long Way Home" e a canção que dá nome ao projeto, "Breakfast in America". O sexto LP da banda era de tamanha qualidade que, além de conquistar os fãs de Rock, tomou as rádios do mundo todo.

Mesmo com as composições feitas separadamente, Rick Davies e Roger Hodgson decidiram pensar em um tema para a obra. O conceito original era de trabalhar o conflituoso relacionamento entre os mesmos. As mentes desarmônicas, conseguiram criar um disco harmônico.

Entrando em detalhe sobre o projeto e a amizade, Hodgson explicou: "Nós percebemos que algumas músicas realmente pareciam duas pessoas conversando e falando sobre si. Eu poderia ignorar o modo de pensar dele e ele poderia desafiar meu modo de ver o mundo. (...) Nossas vidas são totalmente diferentes, mas eu o amo. Esse contraste é o que faz o mundo e o Supertramp girarem. Minhas crenças são um desafio às dele e as dele são um desafio às minhas".

Os compositores tinham influências musicais distintas, que se complementaram na hora de determinar a cara da banda. Rick Davies tinha raízes fincadas no Blues e Jazz, enquanto Roger Hodgson, o hitmaker nato, tinha uma base no Rock Progressivo, com inclinações para o Pop. Uma das maiores influências dos dois eram os Beatles.

Até na hora de bater o martelo e escolher o nome do álbum, os dois entraram em conflito. Davies queria manter o título “Hello Stranger” mas Hodgson o convenceu a mudar para o título que prevalece até hoje.

Com um ar cômico, o álbum foi interpretado como uma sátira a vida estadunidense. A capa marcante contribuiu para essa crença. Com um foco na atriz Kate Murtagh vestida como garçonete, ela imita a pose da Estátua da Liberdade, só que em vez de uma tocha na mão, está segurando um copo de suco de laranja. A vista da cidade de Nova Iorque por uma janela de avião foi tão aclamada que ganhou o Grammy de Melhor Arte de Álbum.

Imagem de conteúdo da notícia "TBT: Há 44 anos Supertramp lançou "Breakfast In America"" #1
Toque para aumentar

A banda fez uma parceria com o produtor Peter Henderson para construir um projeto do jeito que os membros idealizaram. Criaram um som maduro com arranjos de base forte, um coro bem trabalhado, intervenções pensadas de guitarras e um piano e saxofone conduzindo os temas.

No auge da criatividade Rick Davies (teclado, vocais e harmônica), Roger Hodgson (guitarra, teclado e vocais), John Helliwell (saxofone, vocais e instrumentos de sopro), Dougie Thomson (baixo) e Bob Siebenberg (bateria) entraram no estúdio The Village Recorder em Los Angeles, para gravar o que seria maior sucesso comercial do grupo.

Eu sabia que ia ser um álbum gigante”, afirmou Hodgson. “Eu sabia que a nossa hora tinha chegado e se não acontecesse, o grande homem no céu estava brincando com a gente. Senti que tinha que acontecer, pelo simples fato de que nós passamos por tantas dificuldades até aqui”.

No mercado musical, o disco foi um sucesso absoluto. Vendeu mais de 20 milhões de cópias, ganhou quatro certificados de platina e nos Estados Unidos ficou em primeiro lugar na Billboard 200 por seis semanas em 1979. Muitos críticos da época disseram que qualquer canção da coletânea poderia ser um single. E realmente, é verdade!

Contudo, apesar de todo prestígio que o grupo teve, a dupla responsável pelo sucesso não conseguiu manter a convivência e se separou. Gravaram mais um álbum e depois Hodgson saiu para seguir a carreira solo. Ambos nunca mais alcançaram o sucesso que tinham quando trabalhavam juntos.

Veja também:

ADELE ANUNCIA HIATO NA CARREIRA

FUTURE NOSTALGIA: ÁLBUM DE DUA LIPA COMPLETA 3 ANOS DE LANÇAMENTO

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 44 anos supertramp …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.