Lado Pessoal: Millena machado entrevista Adriano Rishi, presidente da Cummins no Brasil
Confira O Bate-Papo Com O Executivo
Publicada em
Nesta semana, em mais um episódio do podcast “Lado Pessoal”, a apresentadora Millena Machado conversou com Márcio Santoro, Adriano Rishi, presidente da Cummins no Brasil . Em um papo descontraído e acolhedor, o executivo deu um panorama sobre sua vida, hábitos e costumes e contou quem é Adriano Rishi para além do lado profissional.
Este podcast é patrocinado pela Puc-Campinas! Confira os novos cursos da universidade: Puc-Campinas Lança 8 Novos Cursos De Especialização
“O que a gente enxerga é muito em melhorar a vida das pessoas em um mundo cada vez mais próspero. Quando a gente pensa em algo mais próximo é algo mais próximo do paraíso, algo melhor do que a gente tem hoje. Nossa missão está menos relacionada aos produtos, mas está relacionada ao impacto que a gente causa no dia a dia e que seja cada vez melhor”, disse Adriano em sua apresentação no Podcast ao contar introduzir a empresa aos ouvintes e comentar o diálogo da escolha da música “Paradise” da banda Coldplay no início do Podcast consigo mesmo e a organização que representa.
A Cummins é uma empresa líder global em tecnologia com presença em mais de 190 países. Projeta, fabrica, distribui e presta serviço técnico para motores a diesel, gás e combustíveis alternativos, bem como seus componentes e tecnologias associadas.? Ao longo de cinco décadas de produção no Brasil, além de trabalhar para desenvolver produtos altamente qualificados, a Cummins sempre se empenhou em contribuir com a sociedade. A cada ano, as ações voltadas ao meio ambiente, responsabilidade corporativa e à qualidade de vida de seus colaboradores e familiares são intensificadas.?
Leia: Artista Da Semana: Tears For Fears É Destaque Na Programação Da Antena 1
Ao ser perguntado sobre seu maior sonho, Rishi expressa que seu maior desejo pode ser encontrado com um mundo melhor, com mais oportunidades, menos preconceito, onde as pessoas possam mostrar o melhor de si para que possam se sentir confortáveis com elas mesmas. Ele ainda ressalta como a segurança é uma questão super importante para a vida e possibilita com que as pessoas estejam tranquilas para fazerem o que fazem de melhor.
Há cerca de um ano ele ocupa o cargo de presidente da organização e descreveu um pouco sobre a execução de sua liderança e a abordagem para lidar com as pessoas. “Não é fácil. Para termos esse impacto positivo na sociedade, precisamos pensar na nossa saúde. Eu gosto daquela frase que vemos quando embarcamos no avião: ‘Em primeiro lugar, precisamos nos ajudar primeiro para depois ajudar os demais’. Não é uma questão de egoísmo, é uma questão que você não consegue caso não faça isso”, comentou.
Adriano expressou como sempre buscam agir com muita transparência. Mesmo que seja difícil, juntos podem fazer com que seja menos e que para todos seja bom. Às vezes, individualmente o fardo das responsabilidades fica muito grande mas quando existe o espírito de união e entende-se como podemos nos apoiar, começa a ficar melhor para todos e irradiar.
Nesse bate-papo super interessante, Millena explora diversos aspectos da vida do executivo e em certo ponto o questiona sobre os fatores que o fazem sair do eixo.
Ele diz: “É tudo aquilo que cruza os meus valores pessoais, aquilo que entendemos como certo. Quando tem a falta dessa retidão é um problema para mim. Quando a gente toma decisões, principalmente no momento em que você está nessa posição que suas decisões impactam na vida de muitas pessoas, é super importante a gente ter essa ponderação e olhar de maneira 360. Escutar outras pessoas ajuda a gente tomar decisões melhores e sensatas, que serão mais justas com todas”. Ele explicita como comportamentos que negligenciam o bem comum é algo que deve ser mais do que evitado.
Confira: Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas Do Culture Club
A respeito da história e vida pessoal de Adriano, Millena conversa com o executivo sobre como sua ascendência japonesa impactou sua trajetória. “Eu me considero 100% brasileiro. Eu sou a quarta geração aqui, meus bisavós foram os primeiros japoneses a chegar aqui há mais de 100 anos. Tive a primeira oportunidade de ir ao Japão em 2012. No ponto de vista visual eu me identifiquei com a maioria, aqui no Brasil eu não sou a maioria”, brincou. “Mas do ponto de vista cultural, eu me sentia totalmente estrangeiro. Eu não conseguia me enxergar pertencente àquela cultura, por isso que eu falo que me sinto totalmente brasileiro”.
Por outro lado, alguns aspectos da cultura cultura japonesa fazem parte de sua vida. “Os traços que você descreveu da cultura como introspecção, eu me sinto realmente mais introspectivo, me traz equilíbrio essa introspecção a me acalmar e colocar as questões no eixo”, reflete. Ele comentou sobre uma ocasião e a maneira que ele se apresentou em uma das reuniões globais em que participou. “A embalagem que vocês estão vendo é nipônica, mas vocês estão diante de uma pessoa que é brasileira”.
Voltando a falar sobre o impacto de estar bem consigo mesmo presente no início da conversa, Rishi conta sobre sua ligação com exercícios físicos e como essas ações são extremamente benéficas. “Exercícios é uma forma de meditação para mim. É preciso ter um balanço, há alguns anos tomei essa decisão. Me exercito todos os dias antes de começar o trabalho. Serve como uma higiene mental, serve como uma meditação naquele momento em que você consegue dar um reset e começar o dia mais leve”, contou.
Mente saudável em um corpo saudável o ajuda a enfrentar as dificuldades do dia a dia. Além dessa rotina diária de exercícios, ele nos trouxe como ter atividades matinais são importantes para sua vida, pois durante esse período ele consegue passar um tempo com suas filhas ao prepará-las para a escola, o que é extremamente essencial junto a jornada de exercícios para ter um bom dia.
Ao olhar outra face da vida de Rishi, Millena o pergunta sobre seus hobbies e ele conta sobre a paixão por viajar, e mais, o amor por documentar esses passeios pelas lentes das câmeras. “Sempre gostei de fotografar e é uma maneira de você expressar sua perspectiva de vida. A fotografia fala muito do fotógrafo. Fotografo bastante durante viagens”, contou.
Com quase 27 anos de carreira na Cummins, Adriano traça uma trajetória belíssima no mundo corporativo e certamente faz para da história da organização.
Tudo isso é só o começo! Quer saber mais sobre a vida de Adriano Rishi, presidente da Cummins no Brasil? Então clique aqui e escute o podcast.
Veja também:
29 Anos De Ariana Grande: Relembre Os Sucessos Da Cantora
"It’s My Life": Entenda O Significado Da Música De Bon Jovi
SALA DE BATE PAPO